Categorias


Cadastro rápido

Receba nosso conteúdo por
e-mail

Tudo sobre o câncer

 
Mais Tipos de câncer

Curta nossa página

Financiadores

Roche Novartis Varian Bristol MerckSerono Amgen Pfizer AstraZeneca Bayer Janssen MSD Mundipharma Takeda Astellas UICC GBT Abbvie Ipsen Sanofi Grunenthal Daiichi Sankyo


  • tamanho da letra
  • A-
  • A+

Desigualdade regional afeta diagnóstico e tratamento do câncer

  • Equipe Oncoguia
  • - Data de cadastro: 14/05/2021 - Data de atualização: 14/05/2021


A dificuldade de acesso ao diagnóstico e a tratamentos oncológicos no Brasil vai muito além dos exames e terapias de ponta. Enquanto cerca de 60% dos pacientes com câncer já fizeram ou vão precisar de tratamento com radioterapia em alguma fase da doença, há uma concentração dos equipamentos nas regiões Sul e Sudeste, enquanto faltam máquinas nas regiões Norte e Nordeste.

“75% das regiões de saúde do Brasil não têm equipamento de radioterapia. Isso implica o deslocamento dos pacientes para tratamento, o que dificulta ainda mais o acesso”, afirmou Marcus Castilho, presidente da Sociedade Brasileira de Radioterapia (SBRT).

A pandemia só aumentou esse gargalo, e não apenas para a radioterapia. Segundo Alexandre Ferreira Oliveira, presidente da Sociedade Brasileira de Cirurgia Oncológica (SBCO), entre abril e julho de 2020, houve redução de 70% no percentual de cirurgias oncológicas no sistema público de saúde. “Vale lembrar que 59% dos tumores iniciais são tratados apenas com cirurgia”, afirmou

A parceria público-privada pode ser uma estratégia para ampliar o acesso e diminuir os gargalos para o diagnóstico e tratamento do câncer no país.

Cases de sucesso desse tipo de parceria no enfrentamento da Covid-19 foram apresentados no encerramento do 11º Fórum Nacional de Políticas de Saúde em Oncologia On-line, promovido pelo Instituto Oncoguia, como referência para iniciativas futuras com foco no combate ao câncer.

Gonzalo Vecina, professor da Faculdade de Saúde Pública da USP e ex-presidente da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) apresentou o Todos Pela Saúde. Criado em abril de 2020, o programa foi uma iniciativa do Banco Itaú para atuar no combate à pandemia e contou com um time dos maiores especialistas em saúde do país.

As ações incluíram ampliação da capacidade de hospitais, compra de insumos estratégicos e testagem populacional. Em fevereiro deste ano, o Todos pela Saúde tornou-se um instituto com a missão de contribuir para o fortalecimento e a inovação na área de vigilância em saúde no Brasil.

Luiza Trajano, presidente do Conselho de Administração do Magazine Luiza e CEO do Grupo Mulheres do Brasil, apresentou o movimento Unidos Pela Vacina, que visa facilitar a vacinação contra a Covid.

“O movimento atua em diversas frentes, mas principalmente junto aos quase 5.600 municípios do Brasil, facilitando a aquisição de insumos como seringas e agulhas, reformando postos de saúde e fornecendo infraestrutura para a vacinação, inclusive notebooks para facilitar a conexão ao sistema de saúde”, disse a empresária.

O Grupo Mulheres do Brasil conta com quase 100 mil mulheres de diversos setores da sociedade civil e tem como objetivo criar um engajamento político e suprapartidário em busca de melhorias para o país. Luiza Trajano se colocou à disposição, em nome do grupo, para desenvolver projetos com o Oncoguia em prol do combate ao câncer no Brasil.

Matéria publicada por Folha de S. Paulo em 13/05/2021.



Este conteúdo ajudou você?

Sim Não


A informação contida neste portal está disponível com objetivo estritamente educacional. Em hipótese alguma pretende substituir a consulta médica, a realização de exames e ou, o tratamento médico. Em caso de dúvidas fale com seu médico, ele poderá esclarecer todas as suas perguntas. O acesso a Informação é um direito seu: Fique informado.

O conteúdo editorial do Portal Oncoguia não apresenta nenhuma relação comercial com os patrocinadores do Portal, assim como com a publicidade veiculada no site.

© 2003 - 2021 Instituto Oncoguia . Todos direitos reservados
Desenvolvido por Lookmysite Interactive