Núcleo de

Advocacy

Categorias


Cadastro rápido

Receba nosso conteúdo por
e-mail

Tudo sobre o câncer

 
Mais Tipos de câncer

Curta nossa página

Financiadores

Roche Novartis Varian Bristol MerckSerono Lilly Amgen Pfizer AstraZeneca Bayer Janssen MSD Mundipharma Takeda Astellas UICC GBT Abbvie Ipsen Danone Nutricia


  • tamanho da letra
  • A-
  • A+

Designada relatora da SUG sobre tratamento contra o tabagismo

  • Equipe Oncoguia
  • - Data de cadastro: 13/04/2018 - Data de atualização: 13/04/2018


O que houve?

A senadora Ana Amélia (PP-RS) foi designada relatora da SUG 11/2018 que altera a Lei nº 9.656, de 3 de junho de 1998, que "dispõe sobre os planos e seguros privados de assistência à saúde", para incluir o tratamento do tabagismo entre as coberturas obrigatórias.

Segundo o Oncoguia, autor da sugestão, por muito tempo o ato de fumar foi tido como estilo de vida. "Hoje, ao contrário, existe o entendimento de que o tabagismo é uma doença resultante da dependência à nicotina, estando classificado no Código Internacional de Doenças (CID-10) no grupo de transtornos mentais e de comportamentos decorrentes do uso de substâncias psicoativas”.

O Oncoguia destaca que "diversas substâncias presentes na composição dos produtos do tabaco são fatores causais para cerca de 50 doenças tabaco-relacionadas”. Informa que a dependência da nicotina "produz grande desconforto físico e psicológico ao fumante que tenta abandonar o uso, comprometendo a abstinência”.

Diante do exposto, o Instituto afirma que "o tratamento do tabagismo apresenta bom custo-efetividade nos cuidados em saúde, por isso é mais que justo que os planos de saúde também possam colaborar com essa luta contra o tabagismo, inclusive impactando positivamente na redução dos seus próprios custos com tratamentos posteriores de várias doenças causadas pelo tabaco”.

E agora?

A sugestão aguarda apresentação de parecer na Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH).

Este conteúdo ajudou você?

Sim Não


A informação contida neste portal está disponível com objetivo estritamente educacional. Em hipótese alguma pretende substituir a consulta médica, a realização de exames e ou, o tratamento médico. Em caso de dúvidas fale com seu médico, ele poderá esclarecer todas as suas perguntas. O acesso a Informação é um direito seu: Fique informado.

O conteúdo editorial do Portal Oncoguia não apresenta nenhuma relação comercial com os patrocinadores do Portal, assim como com a publicidade veiculada no site.

© 2003 - 2020 Instituto Oncoguia . Todos direitos reservados
Desenvolvido por Lookmysite Interactive