Núcleo de

Advocacy

Categorias


Cadastro rápido

Receba nosso conteúdo por
e-mail

Tudo sobre o câncer

 
Mais Tipos de câncer

Curta nossa página

Financiadores

Roche Novartis Varian Bristol MerckSerono Lilly Amgen Pfizer AstraZeneca Bayer Janssen MSD ACS Mundipharma Takeda Susan Komen UICC Libbs Healthy Americas GBT Abbvie Ipsen Shire


  • tamanho da letra
  • A-
  • A+

Designada relatora da SUG sobre tratamento contra o tabagismo

  • Equipe Oncoguia
  • - Data de cadastro: 13/04/2018 - Data de atualização: 13/04/2018


O que houve?

A senadora Ana Amélia (PP-RS) foi designada relatora da SUG 11/2018 que altera a Lei nº 9.656, de 3 de junho de 1998, que "dispõe sobre os planos e seguros privados de assistência à saúde", para incluir o tratamento do tabagismo entre as coberturas obrigatórias.

Segundo o Oncoguia, autor da sugestão, por muito tempo o ato de fumar foi tido como estilo de vida. "Hoje, ao contrário, existe o entendimento de que o tabagismo é uma doença resultante da dependência à nicotina, estando classificado no Código Internacional de Doenças (CID-10) no grupo de transtornos mentais e de comportamentos decorrentes do uso de substâncias psicoativas”.

O Oncoguia destaca que "diversas substâncias presentes na composição dos produtos do tabaco são fatores causais para cerca de 50 doenças tabaco-relacionadas”. Informa que a dependência da nicotina "produz grande desconforto físico e psicológico ao fumante que tenta abandonar o uso, comprometendo a abstinência”.

Diante do exposto, o Instituto afirma que "o tratamento do tabagismo apresenta bom custo-efetividade nos cuidados em saúde, por isso é mais que justo que os planos de saúde também possam colaborar com essa luta contra o tabagismo, inclusive impactando positivamente na redução dos seus próprios custos com tratamentos posteriores de várias doenças causadas pelo tabaco”.

E agora?

A sugestão aguarda apresentação de parecer na Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH).

Este conteúdo ajudou você?

Sim Não


A informação contida neste portal está disponível com objetivo estritamente educacional. Em hipótese alguma pretende substituir a consulta médica, a realização de exames e ou, o tratamento médico. Em caso de dúvidas fale com seu médico, ele poderá esclarecer todas as suas perguntas. O acesso a Informação é um direito seu: Fique informado.

O conteúdo editorial do Portal Oncoguia não apresenta nenhuma relação comercial com os patrocinadores do Portal, assim como com a publicidade veiculada no site.

© 2003 - 2018 Instituto Oncoguia . Todos direitos reservados
Desenvolvido por Lookmysite Interactive