Categorias


Cadastro rápido

Receba nosso conteúdo por
e-mail

Tudo sobre o câncer

 
Mais Tipos de câncer

Curta nossa página

Financiadores

Roche Novartis Varian Bristol MerckSerono Amgen Pfizer AstraZeneca Bayer Janssen MSD Mundipharma Takeda Astellas UICC GBT Abbvie Ipsen Sanofi Grunenthal Daiichi Sankyo


  • tamanho da letra
  • A-
  • A+

Desiderata lança guia para promover diagnóstico precoce do câncer infantil no Brasil 

  • Equipe Oncoguia
  • - Data de cadastro: 29/11/2021 - Data de atualização: 29/11/2021


O Instituto Desiderata lança o guia “Unidos Pela Cura: tecnologia social para promoção do diagnóstico precoce do câncer infantil”. O documento é inspirado na metodologia da experiência do Unidos Pela Cura, aplicada há mais de 15 anos, no Rio de Janeiro.  

O projeto, resultado do trabalho coletivo que envolve gestores públicos, especialistas e sociedade civil, proporcionou grandes avanços na organização de um fluxo ágil de encaminhamento de casos suspeitos de câncer para os centros de referência. Antes do Unidos Pela Cura, o prazo médio entre a identificação dos primeiros sintomas e o início da investigação, no município, era de 60 dias. Hoje, 90% das crianças identificadas com casos suspeitos na atenção primária chegam aos centros especializados em até 3 dias úteis. 

“Este guia auxilia na organização de uma rede que garante a suspeição precoce do câncer em crianças e adolescentes e os encaminhe rapidamente para a confirmação ou exclusão do diagnóstico. A partir da experiência com o Unidos Pela Cura no Rio, partimos do princípio de que não é possível implementar uma política eficaz para o tratamento de maneira desintegrada. É preciso envolver todos os atores para que ela funcione”, conta Roberta Costa Marques, diretora executiva do Instituto Desiderata. 

Principal causa de morte por doença  

O câncer é a principal causa de morte por doença entre crianças e adolescentes de 1 a 19 anos no Brasil e o diagnóstico precoce é fundamental para seu controle. Além disso, as taxas de mortalidade são muito desiguais entre as diferentes regiões do país. 

A elaboração do guia reforça a necessidade de expandir iniciativas como o Unidos Pela Cura e sensibilizar gestores públicos, profissionais da saúde, organizações da sociedade civil e outros interessados em ampliar as chances de cura do câncer infantil no país de maneira mais equânime. 

O documento orienta de maneira didática como iniciar a organização de um fluxo ágil para a suspeição e diagnóstico precoce do câncer infantil na sua localidade em apenas 8 passos. O acesso ao tratamento no menor tempo possível é fundamental para aumentar as chances de cura, reduzir o tempo de internação e trazer qualidade de vida aos sobreviventes.  

O lançamento do guia é mais um passo para sensibilizar outros territórios no Brasil e tornar o trabalho do Unidos Pela Cura uma referência para a política do SUS de promoção do diagnóstico precoce e tratamento do câncer infantojuvenil. 

Clique aqui para conhecer e baixar o guia “Unidos Pela Cura: tecnologia social para promoção do diagnóstico precoce do câncer infantil”.

Fonte: Assessoria de Imprensa



Este conteúdo ajudou você?

Sim Não


A informação contida neste portal está disponível com objetivo estritamente educacional. Em hipótese alguma pretende substituir a consulta médica, a realização de exames e ou, o tratamento médico. Em caso de dúvidas fale com seu médico, ele poderá esclarecer todas as suas perguntas. O acesso a Informação é um direito seu: Fique informado.

O conteúdo editorial do Portal Oncoguia não apresenta nenhuma relação comercial com os patrocinadores do Portal, assim como com a publicidade veiculada no site.

© 2003 - 2022 Instituto Oncoguia . Todos direitos reservados
Desenvolvido por Lookmysite Interactive