O tratamento do câncer tem por finalidade a cura ou alívio dos sintomas da doença. Os tratamentos com medicamentos (quimioterapia, terapia alvo, hormonioterapia), cirúrgicos e radioterápicos podem provocar efeitos colaterais que variam de paciente para paciente dependendo de múltiplos fatores, podendo ser diferentes quanto a intensidade e duração. Alguns pacientes poderão apresentar efeitos colaterais mais severos, outros mais leves ou mesmo não apresentar qualquer efeito colateral. Em caso de você apresentar algum efeito colateral devido ao tratamento que está realizando procure imediatamente seu médico para receber as orientações necessárias para seu caso.
Um derrame pleural é a condição na qual
um líquido se acumula no espaço pleural. O derrame pleural maligno é causado
por um câncer que cresce no espaço pleural. Cerca da metade dos pacientes com
câncer apresentam derrame pleural. Mais de 75% dos pacientes com derrame
pleural maligno tem linfoma, câncer de mama, pulmão ou ovário.
Sintomas
Pacientes com derrame pleural pode apresentar sintomas como:
Diagnóstico
Exames que podem ajudar no diagnóstico do derrame pleural maligno, na determinação da localização exata do derrame pleural ou no planejamento do tratamento:
Tratamento
O derrame pleural pode necessitar de internação hospitalar. O tratamento consiste em drenar o líquido da cavidade pleural, procedimento que pode ser feito de várias maneiras:
Este conteúdo ajudou você?
A informação contida neste portal está disponível com objetivo estritamente educacional. Em hipótese alguma pretende substituir a consulta médica, a realização de exames e ou, o tratamento médico. Em caso de dúvidas fale com seu médico, ele poderá esclarecer todas as suas perguntas. O acesso a Informação é um direito seu: Fique informado.
O conteúdo editorial do Portal Oncoguia não apresenta nenhuma relação comercial com os patrocinadores do Portal, assim como com a publicidade veiculada no site.