Núcleo de

Advocacy

Categorias


Cadastro rápido

Receba nosso conteúdo por
e-mail

Tudo sobre o câncer

 
Mais Tipos de câncer

Curta nossa página

Financiadores

Roche Novartis Varian Bristol MerckSerono Lilly Amgen Pfizer AstraZeneca Bayer Janssen MSD Mundipharma Takeda Astellas UICC GBT Abbvie Ipsen


  • tamanho da letra
  • A-
  • A+

Deputado sugere redução de idade para exame de mamografia

  • Equipe Oncoguia
  • - Data de cadastro: 26/09/2019 - Data de atualização: 26/09/2019


O que houve?

O deputado Vinicius Farah (MDB-RJ) apresentou a Indicação n° 1.374/19, sugerindo ao Ministro da Saúde a revisão da idade de 40 para 35 anos para autorização do exame clínico de mamografia na rede pública hospitalar.

De acordo com o deputado, a recomendação oficial do Instituto Nacional de Câncer (INCA) é que o exame clínico de mamografia seja feito anualmente a partir dos 40 anos, deixando de contemplar a população mais jovem.  O deputado argumenta que o número de casos de câncer em jovens com idade entre 35 e 40 anos tem se mostrado alarmante.

Por isso, o deputado propõe ao Ministério da Saúde que a mamografia seja realizada por mulheres após os 35 anos. “O benefício de submeter a mamografias a partir desta idade é bastante salutar, uma vez que, essas mulheres têm buscado esse tipo de exame com muita frequência pela realidade atual da saúde brasileira”, finalizou.

E agora?

A indicação é uma sugestão feita pelo parlamentar ao Poder Executivo. Após a leitura do presidente da Câmara dos Deputados, a indicação será encaminhada ao Ministério da Saúde.



Este conteúdo ajudou você?

Sim Não


A informação contida neste portal está disponível com objetivo estritamente educacional. Em hipótese alguma pretende substituir a consulta médica, a realização de exames e ou, o tratamento médico. Em caso de dúvidas fale com seu médico, ele poderá esclarecer todas as suas perguntas. O acesso a Informação é um direito seu: Fique informado.

O conteúdo editorial do Portal Oncoguia não apresenta nenhuma relação comercial com os patrocinadores do Portal, assim como com a publicidade veiculada no site.

© 2003 - 2020 Instituto Oncoguia . Todos direitos reservados
Desenvolvido por Lookmysite Interactive