[CÂNCER DE MAMA] Maria Claudia Lage

Instituto Oncoguia - Você poderia se apresentar?
 
Maria Claudia - Tenho 49 anos, sou auxiliar administrativa. Gosto de viajar, amo mar, flores e fotografia.

Instituto Oncoguia - Como você descobriu que estava com câncer?

Maria Claudia - Todo ano faço exame: mamografia, ultrassom, papanicolau e ultravaginal. Em setembro 2010 os exames deram tudo normal e em setembro 2011 a médica achou um nódulo. Dia 04/11/11 após tomografia, magnificação e biopsia deu positivo.

Instituto Oncoguia - Como você ficou quando recebeu o diagnóstico? O que sentiu?

Maria Claudia - Entrei na sala da médica e a mesma abriu o resultado na minha frente, positivo. Dai para frente só conseguia ouvir: carcinoma lobular, mastectomia radical... Chorei, chorei. Por uma hora fiquei fora do ar, se caísse um milhão ou um avião na minha frente não ia fazer diferença nenhuma.

Instituto Oncoguia - Qual era a sua maior preocupação no momento em que te deram a notícia?
 
Maria Claudia - Como contar para a família.

Instituto Oncoguia - Quais foram os passos tomados após o recebimento do diagnóstico?

Maria Claudia - Após sair do estado de choque, comecei a ligar para algumas amigas, depois fui ao plano de saúde marcar os exames, em 3 dias já tinha feito todos .

Instituto Oncoguia - Em que momento do tratamento você se encontra agora? Quais tratamentos você já realizou?

Maria Claudia - Em 18/11/11 fiz mastectomia, dia 01/12/11 tirei os linfonodos (total de 12). Em 26/12/11 fiz a primeira de quatro sessões da quimioterapia vermelha. Hoje 21/03/12 fiz a primeira de quatro sessões da quimioterapia taxotere e no dia 26/03 começo a radioterapia. Vão ser 28 sessões.

Também estou fazendo a reconstrução da mama, já sai com um extensor, já coloquei 420 ml de soro, como tenho uma mama média vou ter que colocar mais 180 ml. Mas agora vou ter que parar, só posso voltar após o termino da radio.

Creio que até setembro devo colocar a prótese definitiva, e após 6 meses fazer o mamilo.

Instituto Oncoguia - Em sua opinião, qual foi o tratamento mais difícil? Por quê?

Maria Claudia - A quimioterapia vermelha. Deixa a auto-estima em baixa, perder o cabelo foi muito difícil, não me reconheço quando olho no espelho. Efeitos colaterais são fortes e maltratam nosso corpo, mente e alma.

Instituto Oncoguia - Você teve efeitos colaterais?

Maria Claudia - Tive poucos, porém fortes: fraqueza, o cheiro café (que eu amo, e tive que parar de tomar) me deixava enjoada, intestino preso (quase morria, fazia um coquetel de mamão, farinha de linhaça, ameixa e suco de laranja e tomava em jejum, mas não adiantava).

Instituto Oncoguia - Como é a sua relação com o seu médico?
 
Maria Claudia - Faço muitas perguntas à médica, que está sempre disposta a responder. A médica que eu mais gosto é a cirurgiã plástica, desde o início ela foi bem clara, me mostrou fotos de como eu ficaria, e as varias técnicas que existe para reconstrução.

Instituto Oncoguia - Você fez acompanhamento com equipe multiprofissional?

Maria Claudia - Nutricionista e a psicóloga agora por causa do cabelo. Não tive problema com o seio, mas o cabelo eu pirei! risos.

Instituto Oncoguia - Em sua opinião, o que é mais difícil de enfrentar durante o tratamento e por quê?

Maria Claudia - No meu caso especifico foi à perda do cabelo, tinha o maior xodó, sempre fui elogiada, minhas amigas tinham inveja. De repente eu saio de uma loira charmosa para uma careca horrível, foi traumatizante.
Pior é as pessoas chegarem para você, sabem que esta careca e te perguntam do cabelo e ainda falam que é passageiro. É passageiro porque não é com elas!! Tinha vontade de gritar e falar um palavrão bem grande, hoje já está melhor, estou mais educadinha, risos.

Instituto Oncoguia - O que foi fundamental e lhe ajudou a enfrentar o câncer?
Maria Claudia - A princípio foi um amor, mas depois de 2 meses ele foi embora e ai este amor fez estragos maiores que a própria doença.

Instituto Oncoguia - Como está a sua vida hoje? Conte-nos sobre seu trabalho e planos para o futuro.

Maria Claudia - Ainda estou de licença médica e vou ficar até junho, minha quimio e radio terminam juntas. Volto ao trabalho em primeiro de julho, espero que ainda tenha a minha vaga garantida. Futuro é uma palavra muito distante, pois eu vivo o hoje, um dia por vez, não existe mais futuro no meu dicionário. No meu dicionário é o hoje, o presente, amanhã, amanhã é muito longe, quando ele chegar a gente vive.

Instituto Oncoguia - Que orientações você daria para alguém que está recebendo o diagnóstico de câncer hoje?

Maria Claudia - Sinceramente, é muito difícil dar orientações, mas acho que a pessoa precisa digerir o diagnóstico, se tiver vontade de chorar, chore com muita vontade, gritar, grite bem alto. Extravasa tudo e depois comece a tomar as providências necessárias. É preciso tomar conta da doença antes que ela tome conta de você. Jamais deixar a doença te dominar, você precisa estar à frente dela.

Instituto Oncoguia - Qual a importância da informação durante o tratamento de um câncer?

Maria Claudia - Quando recebi o diagnóstico comecei a pesquisar como "louca” na internet e percebi que tinha tantas informações contraditórias que acabei desistindo.

Instituto Oncoguia - Você buscou se informar? De que maneira?

Maria Claudia - A melhor informação é você ter um médico que esteja disposto a responder suas dúvidas, deixar as coisas bem claras, eu sou assim preto no branco. Falei para minha médica seja sincera, sem rodeios, seja clara e objetiva. Toda consulta levava meu caderninho com no mínimo 10 perguntas, risos. No final da consulta ela já estava me cobrando por pergunta.

Creio que todo paciente independente da doença tem o direito de saber qual é a sua doença. O que pode ocorrer, quais as conseqüências do tratamento.

Instituto Oncoguia - Mais alguma coisa que você gostaria de nos contar?

Maria Claudia - Não podemos deixar de lutar.

Este conteúdo ajudou você?

Avaliação do Portal

1. O conteúdo que acaba de ler esclareceu suas dúvidas?
Péssimo O conteúdo ficou muito abaixo das minhas expectativas. Ruim Ainda fiquei com algumas dúvidas. Neutro Não fiquei satisfeito e nem insatisfeito. Bom O conteúdo esclareceu minhas dúvidas. Excelente O conteúdo superou todas as minhas expectativas.
2. De 1 a 5, qual a sua nota para o portal?
Péssimo O conteúdo ficou muito abaixo das minhas expectativas. Ruim Ainda fiquei com algumas dúvidas. Neutro Não fiquei satisfeito e nem insatisfeito. Bom O conteúdo esclareceu minhas dúvidas. Excelente O conteúdo superou todas as minhas expectativas.
3. Com a relação a nossa linguagem:
Péssimo O conteúdo ficou muito abaixo das minhas expectativas. Ruim Ainda fiquei com algumas dúvidas. Neutro Não fiquei satisfeito e nem insatisfeito. Bom O conteúdo esclareceu minhas dúvidas. Excelente O conteúdo superou todas as minhas expectativas.
4. Como você encontrou o nosso portal?
5. Ter o conteúdo da página com áudio ajudou você?
Esse site é protegido pelo reCAPTCHA e a política de privacidade e os termos de serviço do Google podem ser aplicados.
Multimídia

Acesse a galeria do TV Oncoguia e Biblioteca

Folhetos

Diferentes materiais educativos para download

Doações

Faça você também parte desta batalha

Cadastro

Mantenha-se conectado ao nosso trabalho