Categorias


Cadastro rápido

Receba nosso conteúdo por
e-mail

Tudo sobre o câncer

 
Mais Tipos de câncer

Curta nossa página

Financiadores

Roche Novartis Varian Bristol MerckSerono Amgen Pfizer AstraZeneca Bayer Janssen MSD Mundipharma Takeda Astellas UICC GBT Abbvie Ipsen Sanofi Grunenthal Daiichi Sankyo


  • tamanho da letra
  • A-
  • A+

Deputado apresenta projeto para criar o Estatuto da Pessoa com Câncer

  • Equipe Oncoguia
  • - Data de cadastro: 25/02/2021 - Data de atualização: 25/02/2021


O deputado Pedro Lucas Fernandes (PTB-MA) apresentou, nesta quarta-feira (24), o Projeto de Lei 568/2021, para instituir o Estatuto da Pessoa com Câncer.

O objetivo é assegurar e promover, em condições de igualdade, o acesso ao tratamento adequado e o exercício dos direitos e das liberdades fundamentais da pessoa com câncer, visando garantir o respeito à dignidade, à cidadania e à sua inclusão social.

Entre os princípios essenciais do estatuto da pessoa com câncer, o projeto de lei pretende garantir o acesso ao diagnóstico precoce; o estímulo à prevenção; a transparência das informações prestadas; e o acesso universal e equânime ao tratamento. A matéria ainda prevê tratamento especial a crianças e adolescentes com câncer em todas as suas fases, devendo ser garantido tratamento universal e integral, priorizando a prevenção e o diagnóstico precoce.

A proposta é idêntica ao texto substitutivo do Projeto de Lei 1605/2019, de autoria do deputado Eduardo Braide (Podemos-MA), que assumiu a prefeitura em São Luís/MA, agora em 2021. O deputado argumentou que reapresentou o projeto para tentar garantir que a tramitação prossiga, já que, na situação atual, o projeto será arquivado ao final da 56ª legislatura, em 2023. Defendeu ainda, que o projeto é de extrema importância o para país.

Atualmente, o PL 1619/ 2019 aguarda análise da Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJC). A proposta teve sua tramitação interrompida devido a pandemia causada pelo coronavírus, que suspendeu o trabalho das comissões permanentes da Câmara dos Deputados.

E agora?

O projeto aguarda despacho da Mesa Diretora da Câmara dos Deputados. 

Documento:
- PL 568/2021

Fonte: NK Consultores



Este conteúdo ajudou você?

Sim Não


A informação contida neste portal está disponível com objetivo estritamente educacional. Em hipótese alguma pretende substituir a consulta médica, a realização de exames e ou, o tratamento médico. Em caso de dúvidas fale com seu médico, ele poderá esclarecer todas as suas perguntas. O acesso a Informação é um direito seu: Fique informado.

O conteúdo editorial do Portal Oncoguia não apresenta nenhuma relação comercial com os patrocinadores do Portal, assim como com a publicidade veiculada no site.

© 2003 - 2021 Instituto Oncoguia . Todos direitos reservados
Desenvolvido por Lookmysite Interactive