Categorias


Cadastro rápido

Receba nosso conteúdo por
e-mail

Tudo sobre o câncer

 
Mais Tipos de câncer

Curta nossa página

Financiadores

Roche Novartis Varian Bristol MerckSerono Amgen Pfizer AstraZeneca Bayer Janssen MSD Mundipharma Takeda Astellas UICC GBT Abbvie Ipsen Sanofi Grunenthal Daiichi Sankyo


  • tamanho da letra
  • A-
  • A+

Deputado apresenta parecer favorável a PL que estabelece direitos dos pacientes

  • Equipe Oncoguia
  • - Data de cadastro: 24/03/2021 - Data de atualização: 24/03/2021


O Deputado Paulo Teixeira (PT-SP) apresentou parecer pela constitucionalidade, juridicidade e boa técnica legislativa do Projeto de Lei 5559/2016, que dispõe sobre os direitos dos pacientes quando envolvidos em cuidados prestados por serviços de saúde de qualquer natureza ou por profissionais de saúde.

O parlamentar havia apresentado parecer ao projeto em novembro de 2019, mas não chegou a ser analisado. Em 2020, em virtude da pandemia causada pelo coronavírus, as comissões não funcionaram. Esse ano, devido à eleição de novo presidente e componentes das comissões permanentes da Câmara dos Deputado, o relator precisou apresentar novo parecer.

De autoria dos Deputados Chico D'Angelo (PT-RJ), Henrique Fontana (PT-RS) e do ex-Deputado Pepe Vargas (PT-RS), o projeto trata da autonomia do paciente, da qualidade e segurança dos serviços de saúde, do acompanhamento, da discriminação, do direito à informação e à confidencialidade, dos cuidados paliativos, do engajamento do paciente em seu tratamento. Ainda, considera a violação dos direitos dos pacientes como situação contrária aos direitos humanos e determina que o Poder Público assegure o cumprimento de seus dispositivos.

E agora?

O parecer apresentado aguarda análise na Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJC). Trata-se de projeto terminativo na CCJ, ou seja, caso não seja apresentado recurso, dispensa a apreciação do Plenário da Câmara dos Deputados, seguindo para análise do Senado Federal.

Documentos:
- PL 5559/2016
- Parecer do relator, deputado Paulo Teixeira (PT-SP).     

Fonte: NK Consultores.



Este conteúdo ajudou você?

Sim Não


A informação contida neste portal está disponível com objetivo estritamente educacional. Em hipótese alguma pretende substituir a consulta médica, a realização de exames e ou, o tratamento médico. Em caso de dúvidas fale com seu médico, ele poderá esclarecer todas as suas perguntas. O acesso a Informação é um direito seu: Fique informado.

O conteúdo editorial do Portal Oncoguia não apresenta nenhuma relação comercial com os patrocinadores do Portal, assim como com a publicidade veiculada no site.

© 2003 - 2021 Instituto Oncoguia . Todos direitos reservados
Desenvolvido por Lookmysite Interactive