Núcleo de

Advocacy

Categorias


Cadastro rápido

Receba nosso conteúdo por
e-mail

Tudo sobre o câncer

 
Mais Tipos de câncer

Curta nossa página

Financiadores

Roche Novartis Varian Bristol MerckSerono Lilly Amgen Pfizer AstraZeneca Bayer Janssen MSD ACS Mundipharma Takeda Susan Komen Astellas UICC Libbs Healthy Americas GBT Abbvie Ipsen Shire


  • tamanho da letra
  • A-
  • A+

Deputada solicita regulamentação de lei sobre câncer

  • Equipe Oncoguia
  • - Data de cadastro: 29/08/2019 - Data de atualização: 29/08/2019


O que houve?

A deputada Tereza Nelma (PSDB-AL) apresentou o Requerimento 275/2019, propondo que a Comissão de Seguridade Social e Família (CSSF) envie um requerimento de indicação ao Ministério da Saúde, solicitando a regulamentação da Lei nº 12.732/12, para estabelecer a notificação compulsória de agravos e eventos em saúde relacionados às neoplasias, e da Lei nº 12.662/12, para estabelecer a notificação compulsória de malformações congênitas.

Segundo a deputada, o câncer está entre as enfermidades com custos sociais mais elevados. “As neoplasias são a segunda causa de morte no Brasil e os custos em radioterapia e quimioterapia giram em torno de dois bilhões de reais”, explicou.

A parlamentar acrescentou que os dados sobre o câncer no Brasil ainda são bastante fragmentados e com grande variação de qualidade entre os Estados. “A falta de precisão dos números implica sérios problemas, como por exemplo: fornecimento de dados insuficientes para planejamento; reforço das desigualdades de acesso ao tratamento; impedimento aos gestores para monitorar com agilidade o acesso ao tratamento, etc”, informou.

“Portanto, a regulamentação da Lei nº 13.685/18 é urgente, pois é a regulamentação que define em qual sistema os casos serão notificados, quando isso deve ser feito e os respectivos responsáveis pela ação. Já a Lei nº 13.685/18 foi sancionada em 16/06/2018, publicada no Diário Oficial da União em 26/06/2018, o prazo final para sua regulamentação venceu no dia 22/08/2018”, finalizou a deputada.

E agora?

O requerimento está pronto para ser pautado na Comissão de Seguridade Social e Família (CSSF).



Este conteúdo ajudou você?

Sim Não


A informação contida neste portal está disponível com objetivo estritamente educacional. Em hipótese alguma pretende substituir a consulta médica, a realização de exames e ou, o tratamento médico. Em caso de dúvidas fale com seu médico, ele poderá esclarecer todas as suas perguntas. O acesso a Informação é um direito seu: Fique informado.

O conteúdo editorial do Portal Oncoguia não apresenta nenhuma relação comercial com os patrocinadores do Portal, assim como com a publicidade veiculada no site.

© 2003 - 2019 Instituto Oncoguia . Todos direitos reservados
Desenvolvido por Lookmysite Interactive