Núcleo de

Advocacy

Categorias


Cadastro rápido

Receba nosso conteúdo por
e-mail

Tudo sobre o câncer

 
Mais Tipos de câncer

Curta nossa página

Financiadores

Roche Novartis Varian Bristol MerckSerono Lilly Amgen Pfizer AstraZeneca Bayer Janssen MSD ACS Mundipharma Takeda Susan Komen UICC Libbs Healthy Americas GBT Abbvie Ipsen Shire


  • tamanho da letra
  • A-
  • A+

Definido relator de PL sobre Dia Nacional do Laringectomizado

  • Equipe Oncoguia
  • - Data de cadastro: 11/07/2018 - Data de atualização: 11/07/2018


O que houve?

O deputado Daniel Vilela (MDB-GO) foi designado relator do PL nº 8.175/17, que institui o Dia Nacional do Laringectomizado, a ser celebrado no dia 11 de agosto de cada ano, em todo o território nacional, quando serão efetivadas ações relacionadas à detecção precoce do câncer de laringe.

O autor do projeto, deputado Valdir Colatto (PMDB-SC), explicou que "a laringectomia total consiste na retirada da laringe, órgão conhecido como caixa de voz. Esse procedimento é feito, geralmente, para a remoção de tumores malignos em estágio avançado. Chama-se de cirurgia de resgate". O deputado ressalta informações da Associação de Câncer de Boca e Garganta (ACBG), de que "se a doença for detectada no início, há maiores chances de cura. O diagnóstico tardio, impacta negativamente a sobrevida do paciente. A demora na detecção da moléstia faz com que os pacientes tenham de passar pela laringectomia total onde acabam perdendo a voz”, enfatiza Colatto. 
 
A Associação de Câncer de Boca e Garganta também destaca sobre a importância de informar as pessoas sobre  os fatores de risco, pois a informação correta é o primeiro passo para o diagnóstico precoce. "Diante de todos os argumentos, percebe-se que é de suma importância a criação de uma data específica para a mobilização em prol das pessoas laringectomizadas”, finaliza Colatto.
 
A matéria já foi aprovada na Comissão de Seguridade Social e Família (CSSF), com parecer favorável do deputado Antônio Jácome (PODE-RN).
 
E agora?

Atualmente, a matéria tramita na Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJC) da Câmara dos Deputados, onde está sob análise do deputado Daniel Vilela (MDB-GO). Se for aprovado na CCJC e não for apresentado recurso, o projeto seguirá para análise do Senado Federal, sem necessidade de apreciação pelo Plenário da Câmara dos Deputados. 

Este conteúdo ajudou você?

Sim Não


A informação contida neste portal está disponível com objetivo estritamente educacional. Em hipótese alguma pretende substituir a consulta médica, a realização de exames e ou, o tratamento médico. Em caso de dúvidas fale com seu médico, ele poderá esclarecer todas as suas perguntas. O acesso a Informação é um direito seu: Fique informado.

O conteúdo editorial do Portal Oncoguia não apresenta nenhuma relação comercial com os patrocinadores do Portal, assim como com a publicidade veiculada no site.

© 2003 - 2018 Instituto Oncoguia . Todos direitos reservados
Desenvolvido por Lookmysite Interactive