Núcleo de

Advocacy

Categorias


Cadastro rápido

Receba nosso conteúdo por
e-mail

Tudo sobre o câncer

 
Mais Tipos de câncer

Curta nossa página

Financiadores

Roche Novartis Varian Bristol MerckSerono Lilly Amgen Pfizer AstraZeneca Bayer Janssen MSD Mundipharma Takeda Astellas UICC GBT Abbvie Ipsen


  • tamanho da letra
  • A-
  • A+

Definida data para audiência sobre câncer de cabeça e pescoço

  • Equipe Oncoguia
  • - Data de cadastro: 29/06/2018 - Data de atualização: 29/06/2018


O que houve?

A Comissão de Seguridade Social e Família da Câmara dos Deputados definiu para o dia 11 de julho, às 14h, no Plenário 7 do Anexo II, a audiência pública sobre os desafios para a prevenção, o diagnóstico e o tratamento do câncer de cabeça e pescoço no país. O Instituto Oncoguia está entre os convidados para debater o tema.
 
Com o objetivo de integrar as ações do "Julho Verde", campanha de conscientização sobre o câncer de cabeça e pescoço, a audiência foi requerida pela deputada Flávia Morais (PDT-GO), através do requerimento n° 747/18, aprovado no último dia 13 de junho na comissão.
 
Em seu texto, a deputada informa que o tumor de cabeça e pescoço é a denominação genérica de tumores que se originam de várias regiões das vias aéreo-digestivas, como boca, língua, gengivas, bochechas, amígdalas, faringe, laringe (onde é formada a voz), seios paranasais. Além disso, destaca que o diagnóstico tardio da doença  acaba causando um impacto negativo na sobrevivência do paciente.

"Nas últimas décadas, percebe-se que os pacientes vêm sendo diagnosticados com tumores de boca e garganta em idade cada vez mais jovem. Além disso uma outra mudança também ocorreu no gênero desses pacientes, com um aumento grande no aparecimento em mulheres jovens. A maioria numa fase produtiva de vida e que perde a capacidade de comunicar-se e/ou alimentar-se normalmente, provocando um isolamento e exclusão não só social como também profissional, restringindo o convívio com terceiros”, enfatizou a deputada.
 
Foram convidados para o debate:

  • Representante do Instituto Oncoguia
  • Representante do Ministério da Saúde.
  • Representante da Associação de Câncer de Boca e Garganta (ACBG Brasil).
  • Representante da Sociedade Brasileira de Cirurgia de Cabeça e Pescoço.
  • Representante da Sociedade Brasileira de Cirurgia de Oncologia Clínica.

Este conteúdo ajudou você?

Sim Não


A informação contida neste portal está disponível com objetivo estritamente educacional. Em hipótese alguma pretende substituir a consulta médica, a realização de exames e ou, o tratamento médico. Em caso de dúvidas fale com seu médico, ele poderá esclarecer todas as suas perguntas. O acesso a Informação é um direito seu: Fique informado.

O conteúdo editorial do Portal Oncoguia não apresenta nenhuma relação comercial com os patrocinadores do Portal, assim como com a publicidade veiculada no site.

© 2003 - 2020 Instituto Oncoguia . Todos direitos reservados
Desenvolvido por Lookmysite Interactive