Categorias


Cadastro rápido

Receba nosso conteúdo por
e-mail

Tudo sobre o câncer

 
Mais Tipos de câncer

Curta nossa página

Financiadores

Roche Novartis Varian Bristol MerckSerono Lilly Amgen Pfizer AstraZeneca Bayer Janssen MSD ACS Mundipharma Takeda Susan Komen Astellas UICC Libbs Healthy Americas GBT Abbvie Ipsen Shire


  • tamanho da letra
  • A-
  • A+

De compra de carro a acesso a tratamentos, paciente com câncer ainda desconhece direitos

  • Equipe Oncoguia
  • - Data de cadastro: 24/08/2015 - Data de atualização: 24/08/2015


A aquisição de veículo com isenção do ICMS é uma das dúvidas frequentemente apresentadas por pacientes com câncer e familiares ao Instituto Oncoguia. Por meio de seu Programa de Apoio ao Paciente com Câncer (PAP), a entidade fornece informações de qualidade a um público que ainda desconhece os seus direitos sociais e como vencer os principais obstáculos impostos pela doença. Nos últimos dois anos, foram contabilizados mais de 3.000 atendimentos.

Por telefone (08007731666) ou por e-mail, uma equipe de profissionais orienta usuários de forma personalizada. Um levantamento dos mais de 1.600 atendimentos feitos por telefone nos últimos 17 meses mostra que 60% das dúvidas foram relacionadas a temas como isenção de impostos na compra de veículos e obtenção de auxílio-doença, direitos sociais garantidos pela legislação brasileira. A demanda relacionada diretamente à saúde representou 40% dos atendimentos.

No caso do direito à isenção do ICMS na compra de veículo, uma mudança importante na legislação foi feita já mais de um ano, sem grande divulgação. Agora o veículo não precisa ser adaptado e não é somente a pessoa beneficiada que pode dirigi-lo. O beneficiário pode fazer a aquisição por meio de seu representante legal e indicar os nomes de até três motoristas. O direito é assegurado a pessoas portadoras de deficiência física, visual, mental severa ou profunda (podendo se enquadrar nesses critérios pacientes com câncer que apresentarem determinadas sequelas), ou autistas.  

"Temos dois desafios constantes: o de informar os pacientes sobre os direitos e o de auxiliá-los nas formas de garanti-los. Nas duas precisamos do comprometimento do paciente de forma ativa e responsável. A conquista dos direitos na prática não é fácil, mas é possível. E mais, estamos aqui para ajuda-los!”, afirma a psico-oncologista e especialista em Bioética Luciana Holtz de Camargo Barros, presidente do Instituto Oncoguia.

Para promover o acesso à informação, o Oncoguia mantém um setor especial sobre Direitos no seu portal e um manual sobre o tema. "São ferramentas valiosas, que ajudam os pacientes a avaliar os casos nos quais se enquadram, além de fortalecê-los na luta para exigir seus direitos”, ressalta Tiago Farina Matos, coordenador de Advocacy e autor do manual dos direitos.

Aos interessados na aquisição de veículo, por exemplo, o Oncoguia não só orienta, como fornece o modelo adequado de requerimento, declaração e outros formulários. Entre os demais direitos, destacam-se: isenção do Imposto de Renda sobre os proventos de aposentadoria, pensão ou reforma, auxílio doença, aposentadoria por invalidez, acesso a diagnóstico e tratamento (SUS  e planos de saúde), cirurgia de reconstrução de mama, saque do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS), isenção da tarifa de transportes coletivos urbanos e quitação da casa própria.
_______________________________________

Sobre o Instituto Oncoguia - Associação civil sem fins lucrativos fundada em novembro de 2009, o Instituto Oncoguia existe para defender e garantir os direitos dos pacientes com câncer. Com a missão de ajudar o paciente com câncer a viver melhor por meio de ações de educação, conscientização e apoio, a entidade tem os seguintes objetivos estratégicos: disponibilizar informação de qualidade para o paciente, seus familiares e população em geral; educar a população e o paciente com câncer sobre a importância do autocuidado em saúde, bem estar, qualidade de vida e cidadania; empoderar a população e os pacientes com câncer, dando voz e oferecendo apoio e suporte às suas principais necessidades; promover e facilitar o acesso do paciente com câncer aos seus direitos; e contribuir para o aprimoramento das políticas públicas relacionadas ao câncer, engajando parlamentares e gestores em prol da causa. Para saber mais: www.oncoguia.org.br

Mais Informações à Imprensa


Denise Lima – (11) 9 9611.7381
Luciana Garbelini – (11) 9 9292.2131
Oficina da Palavra – (11) 3289.2139


Este conteúdo ajudou você?

Sim Não


A informação contida neste portal está disponível com objetivo estritamente educacional. Em hipótese alguma pretende substituir a consulta médica, a realização de exames e ou, o tratamento médico. Em caso de dúvidas fale com seu médico, ele poderá esclarecer todas as suas perguntas. O acesso a Informação é um direito seu: Fique informado.

O conteúdo editorial do Portal Oncoguia não apresenta nenhuma relação comercial com os patrocinadores do Portal, assim como com a publicidade veiculada no site.

© 2003 - 2019 Instituto Oncoguia . Todos direitos reservados
Desenvolvido por Lookmysite Interactive