Núcleo de

Advocacy

Categorias


Cadastro rápido

Receba nosso conteúdo por
e-mail

Tudo sobre o câncer

 
Mais Tipos de câncer

Curta nossa página

Financiadores

Roche Novartis Varian Bristol MerckSerono Lilly Amgen Pfizer AstraZeneca Bayer Janssen MSD Mundipharma Takeda Astellas UICC GBT Abbvie Ipsen


  • tamanho da letra
  • A-
  • A+

Criada a comissão especial de combate ao câncer no Brasil

  • Equipe Oncoguia
  • - Data de cadastro: 26/04/2019 - Data de atualização: 26/04/2019


O que houve?

Foi criada, nesta quarta-feira (24), a Comissão Especial para acompanhar as ações de combate ao câncer no Brasil. Solicitada pelo deputado Weliton Prado (PROS-MG), através do Requerimento n° 14/19, a comissão será responsável por estudar e traçar o diagnóstico do aumento do número de câncer no Brasil, o acesso aos exames e tratamento, cumprimento da legislação e elaboração de projetos de lei voltados ao combate da doença.

De acordo com o deputado, o câncer é uma doença devastadora e está presente cada vez mais nas famílias. O aumento dos casos tem assustado a população. “Segundo matéria do Jornal O Tempo, a cada dois minutos, 5 (cinco) pessoas são diagnosticadas com câncer na América Latina, segundo a Agência Internacional de Pesquisa sobre o Câncer (IARC), ligada à Organização Mundial de Saúde (OMS). Segundo a agência, a incidência da doença deve crescer 63% no mundo até 2040 e o número de mortes deve subir 71,5%”, destacou.

O parlamentar também enfatizou a grave violação da Lei dos 60 dias no Brasil, destacando a ineficiência do Siscan. “O Sistema de Informações sobre o Câncer (Siscan), que é mantido pelo Ministério da Saúde, apresenta inconsistências e não registra nem 10% dos casos de câncer no Brasil. O Siscan é de fundamental importância, sendo responsável pelo monitoramento das ações relativas à detecção precoce, à confirmação do diagnóstico e ao início do tratamento de neoplasias malignas”, destacou.

“Há ainda a necessidade de inserir no Sistema Único de Saúde a realização dos testes genéticos para diagnóstico e o tratamento do câncer”, finalizou o deputado.

E agora?

Serão indicados os membros para que possa ser realizada a instalação da comissão especial.



Este conteúdo ajudou você?

Sim Não


A informação contida neste portal está disponível com objetivo estritamente educacional. Em hipótese alguma pretende substituir a consulta médica, a realização de exames e ou, o tratamento médico. Em caso de dúvidas fale com seu médico, ele poderá esclarecer todas as suas perguntas. O acesso a Informação é um direito seu: Fique informado.

O conteúdo editorial do Portal Oncoguia não apresenta nenhuma relação comercial com os patrocinadores do Portal, assim como com a publicidade veiculada no site.

© 2003 - 2020 Instituto Oncoguia . Todos direitos reservados
Desenvolvido por Lookmysite Interactive