Núcleo de

Advocacy

Categorias


Cadastro rápido

Receba nosso conteúdo por
e-mail

Tudo sobre o câncer

 
Mais Tipos de câncer

Curta nossa página

Financiadores

Roche Novartis Varian Bristol MerckSerono Lilly Amgen Pfizer AstraZeneca Bayer Janssen MSD ACS Mundipharma Takeda Susan Komen Astellas UICC Libbs Healthy Americas GBT Abbvie Ipsen Shire


  • tamanho da letra
  • A-
  • A+

Criada a comissão especial de combate ao câncer no Brasil

  • Equipe Oncoguia
  • - Data de cadastro: 26/04/2019 - Data de atualização: 26/04/2019


O que houve?

Foi criada, nesta quarta-feira (24), a Comissão Especial para acompanhar as ações de combate ao câncer no Brasil. Solicitada pelo deputado Weliton Prado (PROS-MG), através do Requerimento n° 14/19, a comissão será responsável por estudar e traçar o diagnóstico do aumento do número de câncer no Brasil, o acesso aos exames e tratamento, cumprimento da legislação e elaboração de projetos de lei voltados ao combate da doença.

De acordo com o deputado, o câncer é uma doença devastadora e está presente cada vez mais nas famílias. O aumento dos casos tem assustado a população. “Segundo matéria do Jornal O Tempo, a cada dois minutos, 5 (cinco) pessoas são diagnosticadas com câncer na América Latina, segundo a Agência Internacional de Pesquisa sobre o Câncer (IARC), ligada à Organização Mundial de Saúde (OMS). Segundo a agência, a incidência da doença deve crescer 63% no mundo até 2040 e o número de mortes deve subir 71,5%”, destacou.

O parlamentar também enfatizou a grave violação da Lei dos 60 dias no Brasil, destacando a ineficiência do Siscan. “O Sistema de Informações sobre o Câncer (Siscan), que é mantido pelo Ministério da Saúde, apresenta inconsistências e não registra nem 10% dos casos de câncer no Brasil. O Siscan é de fundamental importância, sendo responsável pelo monitoramento das ações relativas à detecção precoce, à confirmação do diagnóstico e ao início do tratamento de neoplasias malignas”, destacou.

“Há ainda a necessidade de inserir no Sistema Único de Saúde a realização dos testes genéticos para diagnóstico e o tratamento do câncer”, finalizou o deputado.

E agora?

Serão indicados os membros para que possa ser realizada a instalação da comissão especial.



Este conteúdo ajudou você?

Sim Não


A informação contida neste portal está disponível com objetivo estritamente educacional. Em hipótese alguma pretende substituir a consulta médica, a realização de exames e ou, o tratamento médico. Em caso de dúvidas fale com seu médico, ele poderá esclarecer todas as suas perguntas. O acesso a Informação é um direito seu: Fique informado.

O conteúdo editorial do Portal Oncoguia não apresenta nenhuma relação comercial com os patrocinadores do Portal, assim como com a publicidade veiculada no site.

© 2003 - 2019 Instituto Oncoguia . Todos direitos reservados
Desenvolvido por Lookmysite Interactive