Categorias


Cadastro rápido

Receba nosso conteúdo por
e-mail

Tudo sobre o câncer

 
Mais Tipos de câncer

Curta nossa página

Financiadores

Roche Novartis Varian Bristol MerckSerono Lilly Amgen Pfizer AstraZeneca Bayer Janssen MSD Mundipharma Takeda Astellas UICC GBT Abbvie Ipsen Danone Nutricia Sanofi Grunenthal Sirtex Servier Oncologia


  • tamanho da letra
  • A-
  • A+

Covid-19: pesquisa aponta fatores que agravam riscos em pacientes de câncer

  • Equipe Oncoguia
  • - Data de cadastro: 03/07/2020 - Data de atualização: 03/07/2020


Um estudo realizado pelo Instituto Nacional do Câncer (Inca) mostrou que pacientes com câncer infectados pelo novo coronavírus têm maiores chances de complicações e risco de morte. A pesquisa brasileira foi aprovada pela Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (Conep) e os resultados publicados na segunda-feira (29/06) no site medRxiv.

Os pesquisadores analisaram o quadro clínico de 181 pessoas internadas no Inca com Covid-19, entre 30 de abril e 26 de maio. Um terço deles morreu depois de complicações provocadas pela infecção. Cerca de 38% tiveram insuficiência respiratória; 22,1% apresentaram choque séptico e 18,2%, lesão renal aguda.

De acordo com o estudo, os pacientes mais preocupantes, com evolução para quadros mais graves, são os com tumores sólidos. Entre eles: câncer de mama (22,1%), gastrointestinal (13,3%) e ginecológico (12,2%). Nos casos de cânceres hematológicos, menos casos evoluíram para o estágio grave: linfoma (11%) e leucemia (5,5%).

De acordo com o trabalho, os principais fatores de risco para os pacientes oncológicos são: idade e estágio do câncer avançados, metástase e presença da proteína C reativa.

“As taxas de complicações e mortes específicas por Covid-19 foram significativamente altas. Nossos dados solicitam políticas públicas urgentes e eficazes para esse grupo de pacientes especialmente vulneráveis”, afirmam os autores do estudo.

Fonte: Metrópoles

As opiniões contidas nas matérias divulgadas refletem unicamente a opinião do veículo, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte do Instituto Oncoguia.



Este conteúdo ajudou você?

Sim Não


A informação contida neste portal está disponível com objetivo estritamente educacional. Em hipótese alguma pretende substituir a consulta médica, a realização de exames e ou, o tratamento médico. Em caso de dúvidas fale com seu médico, ele poderá esclarecer todas as suas perguntas. O acesso a Informação é um direito seu: Fique informado.

O conteúdo editorial do Portal Oncoguia não apresenta nenhuma relação comercial com os patrocinadores do Portal, assim como com a publicidade veiculada no site.

© 2003 - 2020 Instituto Oncoguia . Todos direitos reservados
Desenvolvido por Lookmysite Interactive