A Academia Nacional de Cuidados Paliativos (ANCP) contribuiu na atualização do Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas (PCDT) para o tratamento de dor crônica, incluindo a dor oncológica no Sistema Único de Saúde (SUS).
O PCDT é um documento pautado em evidências científicas que norteia o cuidado aos pacientes. Essa diretriz leva em consideração o perfil do paciente e tipos de medicamentos disponíveis no SUS para indicar aos hospitais oncológicos os caminhos para o diagnóstico rápido e o tratamento mais efetivo.
A academia chama atenção pelo fato de que o PCDT não teve atualização em relação ao tratamento farmacológico proposto em 2012, trazendo apenas uma ampliação de naproxeno para dor em osteoartrite de joelho e quadril. E que o item 7.2, nega as solicitações de várias medicações para os pacientes. E solicita que as questões propostas sejam avaliadas pela Conitec. Confira a contribuição completa da ANCP, aqui.
Após recebidas as contribuições, a Conitec vai analisá-las e publicar sua recomendação final. Continuaremos acompanhando o processo e trazendo atualizações.
Conteúdo produzido pela equipe do Instituto Oncoguia.
Este conteúdo ajudou você?
A informação contida neste portal está disponível com objetivo estritamente educacional. Em hipótese alguma pretende substituir a consulta médica, a realização de exames e ou, o tratamento médico. Em caso de dúvidas fale com seu médico, ele poderá esclarecer todas as suas perguntas. O acesso a Informação é um direito seu: Fique informado.
O conteúdo editorial do Portal Oncoguia não apresenta nenhuma relação comercial com os patrocinadores do Portal, assim como com a publicidade veiculada no site.