Opções de tratamento para câncer de próstata

Para a maioria dos homens diagnosticados com câncer de próstata, a doença está em estágio inicial. Portanto, na maioria das vezes, têm várias opções de tratamento a se considerar.

Nem todo homem com câncer de próstata precisa iniciar o tratamento imediatamente. Se você tem câncer de próstata em estágio inicial, existem muitos fatores importantes a serem levados em conta antes de decidir sobre um determinado tipo de tratamento, como idade, estado geral de saúde e a probabilidade de que a doença vai causar complicações a você. Você também deve avaliar os possíveis efeitos colaterais do tratamento e como podem modificar seu estilo de vida. Alguns homens, por exemplo, querem evitar possíveis efeitos colaterais, como incontinência ou impotência ou problemas de ereção o máximo de tempo possível. Outros homens estão menos preocupados com isso e muito mais preocupados com a retirada do tumor.

Se você é uma pessoa mais velha ou tem outros problemas de saúde e o tumor é de crescimento lento, pode ser útil pensar no câncer de próstata como uma doença crônica que, provavelmente, não vai levar você à morte, mas pode provocar sintomas que você deseja evitar. Você pode estar mais inclinado pela vigilância ativa, do que aos tratamentos mais susceptíveis de provocarem efeitos colaterais, como a radioterapia e a cirurgia. É claro, a própria idade não é necessariamente a melhor base para fazer sua escolha. Muitos homens mais velhos têm uma boa forma física e mental, enquanto outros mais jovens podem não ser tão saudáveis.

Se você é jovem e saudável, pode estar mais disposto a enfrentar os efeitos colaterais de tratamentos que lhe oferecem melhor chance de cura. A maioria dos médicos acredita que a cirurgia, radioterapia e a braquiterapia têm os mesmos índices de cura para o câncer de próstata em estágio inicial. No entanto, existem prós e contras de cada tipo de tratamento que devem ser considerados, incluindo os possíveis riscos e efeitos colaterais.

A escolha entre as opções de tratamento pode ser difícil pelo desenvolvimento de novos tipos de tratamento, como as novas abordagens cirúrgicas e radioterápicas, que podem fornecer ainda mais opções a serem consideradas.

Essa decisão é complexa e, muitas vezes, difícil de tomar sozinho. Você pode conversar com sua família e amigos antes de tomar a decisão. Também pode considerar que conversar com outros homens que tiveram a doença possa ser útil. É importante lembrar que a experiência de cada homem com o câncer de próstata é diferente. Só porque alguém que você conhece teve uma boa (ou má) experiência com um determinado tipo de tratamento não significa que o mesmo acontecerá com você.

Você também pode querer considerar uma segunda opinião médica de diferentes especialidades. Conversar com cada um deles pode lhe dar um melhor prognóstico sobre as suas opções.

Antes de se decidir sobre o tratamento, algumas sugestões de perguntas que você pode querer fazer a si mesmo:

  • Você é o tipo de pessoa que precisa fazer algo contra o câncer de próstata, mesmo que isso possa resultar em importantes efeitos colaterais? 
  • Você se sentirá confortável com a vigilância ativa, mesmo que isso signifique ficar mais ansioso e aumente a necessidade e frequência de acompanhamento?
  • Você sente a necessidade de saber de imediato o que seu médico acha? Ou você se sente confortável em não saber os resultados do tratamento por um tempo, como é o caso da radioterapia?
  • Você prefere novas tecnologias, que podem ter algumas vantagens teóricas? Ou você prefere métodos de tratamento comprovados e com os quais os médicos podem ter mais experiência?
  • Quais potenciais efeitos colaterais do tratamento (incontinência, impotência, problemas intestinais) são mais angustiantes para você?
  • Qual a importância para você do tempo de tratamento ou recuperação?
  • Se o seu tratamento inicial não for bem sucedido, quais serão suas opções?

Muitos homens acham estressante ter que escolher entre as opções de tratamento e têm medo de optar pelo "errado". Em muitos casos, não existe a melhor opção, nem errado, por isso é importante ter seu próprio tempo para escolher a que melhor se adapte a você.

Texto originalmente publicado no site da American Cancer Society, em 22/11/2023, livremente traduzido e adaptado pela Equipe do Instituto Oncoguia.

Este conteúdo ajudou você?

Avaliação do Portal

1. O conteúdo que acaba de ler esclareceu suas dúvidas?
Péssimo O conteúdo ficou muito abaixo das minhas expectativas. Ruim Ainda fiquei com algumas dúvidas. Neutro Não fiquei satisfeito e nem insatisfeito. Bom O conteúdo esclareceu minhas dúvidas. Excelente O conteúdo superou todas as minhas expectativas.
2. De 1 a 5, qual a sua nota para o portal?
Péssimo O conteúdo ficou muito abaixo das minhas expectativas. Ruim Ainda fiquei com algumas dúvidas. Neutro Não fiquei satisfeito e nem insatisfeito. Bom O conteúdo esclareceu minhas dúvidas. Excelente O conteúdo superou todas as minhas expectativas.
3. Com a relação a nossa linguagem:
Péssimo O conteúdo ficou muito abaixo das minhas expectativas. Ruim Ainda fiquei com algumas dúvidas. Neutro Não fiquei satisfeito e nem insatisfeito. Bom O conteúdo esclareceu minhas dúvidas. Excelente O conteúdo superou todas as minhas expectativas.
4. Como você encontrou o nosso portal?
5. Ter o conteúdo da página com áudio ajudou você?
Esse site é protegido pelo reCAPTCHA e a política de privacidade e os termos de serviço do Google podem ser aplicados.
Multimídia

Acesse a galeria do TV Oncoguia e Biblioteca

Folhetos

Diferentes materiais educativos para download

Doações

Faça você também parte desta batalha

Cadastro

Mantenha-se conectado ao nosso trabalho