Considerações gerais no tratamento do sarcoma de Kaposi

Diferentes opções de tratamento para o sarcoma de Kaposi foram discutidas nas seções anteriores. Decidir qual o tratamento a ser utilizado depende de uma série de fatores, como:

  • Tipo de sarcoma de Kaposi.
  • Localização e quantidade das lesões.
  • Tipos de problemas causados pelas lesões.
  • Estado de saúde geral do paciente.

Esses fatores precisam ser considerados porque certos tratamentos como a quimioterapia, podem ter efeitos colaterais severos. Pacientes debilitados ou com outros problemas de saúde podem não tolerar a quimioterapia.
 
Sarcoma de Kaposi relacionado com a AIDS
 
Para pacientes com AIDS, o mais importante do tratamento do sarcoma de Kaposi é tratar a infecção pelo HIV com coquetel de medicamentos anti-AIDS. Em muitos pacientes, as lesões do sarcoma diminuem e sua função imunológica melhora. Em alguns pacientes com AIDS, a terapia antirretroviral altamente ativa (HAART) pode ser o único tratamento necessário para tratar o sarcoma de Kaposi. A HAART também ajuda os pacientes com AIDS a viverem mais e a se sentirem melhor. Ainda assim, outros tratamentos para o sarcoma de Kaposi podem ser necessários para melhorar sintomas como dor e inchaço.
 
Tratamentos locais, como radioterapia, criocirurgia ou retinoide tópica, podem ser utilizados, se existirem apenas algumas lesões cutâneas. Os tumores de pele, boca ou ânus são muitas vezes tratados com baixas doses de radioterapia. Como regra geral, a radioterapia é realizada para aliviar sintomas ou tratar lesões visíveis. Às vezes, a radiação é administrada em pacientes sem condições clínicas de fazer a quimioterapia, porque estão fracos ou por problemas hepáticos.
 
A quimioterapia pode ser adicionada à HAART em pacientes com:

  • Múltiplas lesões na pele ou boca.
  • Linfedema causado pelo sarcoma de Kaposi.
  • Lesões pulmonares, causando falta de ar.
  • Lesões no estômago e intestinos que causaram anemia, perda de peso ou outros problemas.

Geralmente a quimioterapia é feita com paclitaxel ou uma das antraciclinas lipossomais. Se esses medicamentos não responderem, outros quimioterápicos podem ser utilizados.
 
Para pessoas com sarcoma de Kaposi relacionado à AIDS, cuja terapia HAART não mantém a doença sob controle, uma opção pode ser a pomalidomida. Também pode ser administrada em pacientes HIV negativas.
 
Sarcoma de Kaposi clássico
 
O sarcoma de Kaposi clássico se desenvolve e se dissemina lentamente, de modo que as lesões são, muitas vezes, tratadas com cirurgia, radioterapia ou com tratamentos local, como quimioterapia intralesional.
 
A quimioterapia pode ser utilizada para as lesões da pele generalizadas ou para o sarcoma de Kaposi disseminado para os linfonodos, pulmões ou trato digestivo. Os medicamentos utilizados são as antraciclinas lipossomais ou paclitaxel.
 
Sarcoma de Kaposi relacionado ao transplante
 
Em pacientes transplantados, as lesões do sarcoma de Kaposi, às vezes, desaparecem por conta própria, se os medicamentos que suprimem o sistema imunológico são modificados quanto a dose ou são suspensos. O sirolimus pode ser utilizado no lugar de outro medicamento anti-rejeição, porque pode diminuir o tamanho das lesões do sarcoma.
 
As lesões cutâneas podem ser tratadas com radioterapia ou outra terapia local. A maioria dos médicos tenta evitar a quimioterapia em pacientes transplantados. Embora alguns pacientes possam concordar em participar de estudos clínicos com novos medicamentos.
 
Sarcoma de Kaposi endêmico
 
Como o sarcoma de Kaposi endêmico ocorre em países subdesenvolvidos com alta incidência de AIDS com limitações econômicas, as opções de tratamento são muitas vezes restritas. Quando disponíveis, podem ser utilizados os mesmos tratamentos indicados para o sarcoma de Kaposi clássico.
 
Texto originalmente publicado no site da American Cancer Society, em 21/05/2020, livremente traduzido e adaptado pela Equipe do Instituto Oncoguia.

Este conteúdo ajudou você?

Avaliação do Portal

1. O conteúdo que acaba de ler esclareceu suas dúvidas?
Péssimo O conteúdo ficou muito abaixo das minhas expectativas. Ruim Ainda fiquei com algumas dúvidas. Neutro Não fiquei satisfeito e nem insatisfeito. Bom O conteúdo esclareceu minhas dúvidas. Excelente O conteúdo superou todas as minhas expectativas.
2. De 1 a 5, qual a sua nota para o portal?
Péssimo O conteúdo ficou muito abaixo das minhas expectativas. Ruim Ainda fiquei com algumas dúvidas. Neutro Não fiquei satisfeito e nem insatisfeito. Bom O conteúdo esclareceu minhas dúvidas. Excelente O conteúdo superou todas as minhas expectativas.
3. Com a relação a nossa linguagem:
Péssimo O conteúdo ficou muito abaixo das minhas expectativas. Ruim Ainda fiquei com algumas dúvidas. Neutro Não fiquei satisfeito e nem insatisfeito. Bom O conteúdo esclareceu minhas dúvidas. Excelente O conteúdo superou todas as minhas expectativas.
4. Como você encontrou o nosso portal?
5. Ter o conteúdo da página com áudio ajudou você?
Esse site é protegido pelo reCAPTCHA e a política de privacidade e os termos de serviço do Google podem ser aplicados.
Multimídia

Acesse a galeria do TV Oncoguia e Biblioteca

Folhetos

Diferentes materiais educativos para download

Doações

Faça você também parte desta batalha

Cadastro

Mantenha-se conectado ao nosso trabalho