Categorias


Cadastro rápido

Receba nosso conteúdo por
e-mail

Tudo sobre o câncer

 
Mais Tipos de câncer

Curta nossa página

Financiadores

Roche Novartis Varian Bristol MerckSerono Lilly Amgen Pfizer AstraZeneca Bayer Janssen MSD ACS Mundipharma Takeda Susan Komen Astellas UICC Libbs Healthy Americas GBT Abbvie Ipsen Shire


  • tamanho da letra
  • A-
  • A+

Conscientização sobre câncer de cabeça e pescoço

  • Equipe Oncoguia
  • - Data de cadastro: 24/08/2015 - Data de atualização: 24/08/2015


O Instituto Oncoguia, organização sem fins lucrativos fundada na cidade de São Paulo, em 2009, orienta a população sobre um tipo de câncer que está ligado a dois fatores presentes em cidades de todo o Brasil: cigarro e bebida alcoólica.

Embora não seja amplamente divulgado, o câncer de cabeça e pescoço, que pode atingir boca, garganta, laringe (cordas vocais), nariz, seios nasais e ao redor dos olhos, tem uma incidência marcante entre os brasileiros: o câncer de cavidade oral, conhecido como câncer de boca, já é o quarto tipo mais frequente entre homens das regiões Sudeste e Nordeste, sem considerar os tumores de pele não melanoma.

De acordo com o estudo "Estimativa 2014: Incidência de câncer no Brasil”, realizado pelo Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva – Inca, neste ano estimam-se 11.280 novos casos de câncer de cavidade oral em homens e 4.010 em mulheres.  Além de 6.870 casos de câncer de laringe em homens e 770 em mulheres.

O desenvolvimento do câncer de cabeça e pescoço está ligado a diversos fatores, como ingestão de bebida alcoólica, fumo, infecção pelo vírus HPV (sexo oral sem proteção) e exposição à radiação solar. A maior incidência recai sobre fumantes e indivíduos que fazem uso constante de bebida alcoólica. Por outro lado, os casos ligados ao HPV ocorrem entre homens e mulheres jovens, não necessariamente usuários de álcool e cigarro.

Os sinais e sintomas do câncer de cabeça e pescoço podem incluir o aparecimento de um nódulo, uma ferida que não cicatriza, dor de garganta que não melhora, dificuldade para engolir e alterações na voz ou rouquidão. Entretanto, estes sintomas também podem ser causados ​​por outras condições clínicas. Portanto, ao notar qualquer um desses sintomas, é importante consultar-se com um médico.

"O diagnóstico deste tipo de câncer geralmente ocorre quando a doença já está em estágio avançado, reduzindo as chances de cura. A falta de informação e a demora para buscar o atendimento adequado são fatores decisivos para o insucesso do tratamento”, diz Luciana Holtz, presidente do Instituto Oncoguia.

Para atuar em cada uma das frentes do amplo ‘universo do câncer’, o Instituto Oncoguia trabalha em quatro frentes: Advocacy (Defesa da Causa e dos Direitos dos Pacientes); Informação de Qualidade; Apoio ao paciente e Educação em Saúde; além de desenvolver projetos em todo o país, muitos deles amparados pelos meios digitais de informação e comunicação.

Conheça o trabalho do Instituto Oncoguia e acesse o conteúdo completo sobre câncer de cabeça e pescoço em www.oncoguia.org.br. Neste endereço também é possível encontrar os perfis do Facebook e Twitter com as diversas campanhas relacionadas à conscientização e prevenção de diversos tipos de cânceres.

------------------------------------------

Sobre o Instituto Oncoguia

O Instituto Oncoguia é uma entidade sem fins lucrativos com sede na capital paulista, fundada em 2009, que tem como missão ajudar o paciente com câncer a viver melhor. Composta por equipe multidisciplinar de profissionais da área da saúde, direito e comunicação, o Instituto Oncoguia desenvolve projetos em 4 núcleos: Educação em Saúde; Apoio ao Paciente, Advocacy e Informação de Qualidade. Dentre os principais projetos estão o Portal Oncoguia (o maior e mais completo canal brasileiro de informações em oncologia), o Programa Navegador (na comunidade M´Boi Mirim) e o Programa de Apoio ao Paciente com Câncer, em que, por meio de ligações gratuitas (0800 773 1666), o paciente de qualquer lugar do Brasil pode tirar dúvidas a respeito de seus direitos, tratamentos e qualidade de vida.

www.oncoguia.org.br

Mais Informações à Imprensa

Giovana Camargo
giovanacamargo@oncoguia.org.br
Tel. (11) 98383.2180


Este conteúdo ajudou você?

Sim Não


A informação contida neste portal está disponível com objetivo estritamente educacional. Em hipótese alguma pretende substituir a consulta médica, a realização de exames e ou, o tratamento médico. Em caso de dúvidas fale com seu médico, ele poderá esclarecer todas as suas perguntas. O acesso a Informação é um direito seu: Fique informado.

O conteúdo editorial do Portal Oncoguia não apresenta nenhuma relação comercial com os patrocinadores do Portal, assim como com a publicidade veiculada no site.

© 2003 - 2019 Instituto Oncoguia . Todos direitos reservados
Desenvolvido por Lookmysite Interactive