Categorias


Cadastro rápido

Receba nosso conteúdo por
e-mail

Tudo sobre o câncer

 
Mais Tipos de câncer

Curta nossa página

Financiadores

Roche Novartis Bristol MerckSerono Lilly Amgen Pfizer AstraZeneca Boehringer Bayer Janssen MSD Takeda Astellas UICC Libbs Abbvie Ipsen Sanofi Daiichi Sankyo GSK Avon Nestlé Servier Viatris


  • tamanho da letra
  • A-
  • A+

Conitec aprova diretrizes de câncer de fígado

  • Equipe Oncoguia
  • - Data de cadastro: 16/11/2022 - Data de atualização: 16/11/2022


Em maio, a Conitec divulgou uma consulta pública para ouvir a sociedade acerca da atualização de Diretrizes Diagnósticas Terapêuticas (DDTs) para  Carcinoma Hepatocelular no Adulto (um tipo de câncer de fígado), como divulgado aqui. Depois de ouvir a sociedade, a Conitec finalizou o documento e publicou sua atualização. 

A DDT recomenda que o rastreamento seja feito em pacientes com cirrose, portadores de hepatite C e hepatite B. É recomendado que seja feito ultrassom a cada 6 meses, sendo que o diagnóstico também deve ser feito por este exame.

A diretriz dá preferência a tratamentos cirúrgicos quando o paciente não tem cirrose e não cirúrgicos como ablação, radioterapia e quimioembolização. A Conitec não recomendou o uso dos medicamentos tamoxifeno (Novaldex®), sunitinibe (Sutent®), erlotinibe (Tarceva®), flutamida (Eulexin®), acetato de megestrol (Megestat®).

Você pode conferir a versão final completa das Diretrizes aqui. 

O que é DDT?
As DDTs são documentos pautados em evidências científicas que norteiam o cuidado aos pacientes. Essas diretrizes levam em consideração o perfil do paciente e tipos de medicamentos disponíveis no Sistema Único de Saúde (SUS) para indicar aos hospitais oncológicos os caminhos para o diagnóstico rápido e o tratamento mais efetivo.

Conteúdo produzido pela equipe do Instituto Oncoguia. 



Este conteúdo ajudou você?

Sim Não


A informação contida neste portal está disponível com objetivo estritamente educacional. Em hipótese alguma pretende substituir a consulta médica, a realização de exames e ou, o tratamento médico. Em caso de dúvidas fale com seu médico, ele poderá esclarecer todas as suas perguntas. O acesso a Informação é um direito seu: Fique informado.

O conteúdo editorial do Portal Oncoguia não apresenta nenhuma relação comercial com os patrocinadores do Portal, assim como com a publicidade veiculada no site.

© 2003 - 2023 Instituto Oncoguia . Todos direitos reservados
Desenvolvido por Lookmysite Interactive