Mais importante ainda, não tente fazer tudo sozinho. Cuidar sozinho, por qualquer período de tempo, não é realista. Não faça mais do que o seu limite permite.
Alguns cuidadores sentem que precisam fazer tudo sozinhos. Acreditam que como parceiro(a), irmão, filho ou filha, eles são responsáveis pelo ente querido doente. É doloroso para eles admitirem que não podem fazer tudo e ainda manter sua própria vida e saúde. Eles tentam atender a todas as necessidades do paciente. Alguns se sentem culpados se não conseguem fazer tudo e egoístas se pedirem ajuda.
Estabeleça limites sobre o que você pode fazer. Por exemplo, existem maneiras de ajudar uma pessoa a sentar ou andar com segurança, mas você precisa aprender a fazê-lo sem machucar-se. É aqui que é necessária ajuda especializada, enfermeiros ou fisioterapeutas podem mostrar como fazê-lo com segurança. Eles também podem ajudá-lo a obter equipamentos especiais, se necessário. Sua saúde e segurança devem vir primeiro, se você quiser continuar sendo cuidador.
Este conteúdo ajudou você?
Nós aderimos aos princípios da carta HONcode.
Verifique aqui.
A informação contida neste portal está disponível com objetivo estritamente educacional. Em hipótese alguma pretende substituir a consulta médica, a realização de exames e ou, o tratamento médico. Em caso de dúvidas fale com seu médico, ele poderá esclarecer todas as suas perguntas. O acesso a Informação é um direito seu: Fique informado.
O conteúdo editorial do Portal Oncoguia não apresenta nenhuma relação comercial com os patrocinadores do Portal, assim como com a publicidade veiculada no site.