Especial

Prevenção

Categorias


Cadastro rápido

Receba nosso conteúdo por
e-mail

Tudo sobre o câncer

 
Mais Tipos de câncer

Curta nossa página

Financiadores

Roche Novartis Varian Bristol MerckSerono Lilly Amgen Pfizer AstraZeneca Bayer Janssen MSD ACS Mundipharma Takeda Susan Komen UICC Libbs Healthy Americas GBT Abbvie Ipsen Shire


  • tamanho da letra
  • A-
  • A+

Confira nossas 10 recomendações para um mundo sem câncer!

  • Equipe Oncoguia
  • - Data de cadastro: 19/02/2015 - Data de atualização: 09/01/2018


Convidamos você, caro leitor, à refletir sobre como está olhando para seu bem mais precioso, a sua Saúde.

Também, o convidamos a multiplicar mensagens que transformem a percepção de outras pessoas sobre o câncer e a reafirmar a esperança daqueles que estão enfrentando a doença ou que têm a perspectiva de conviver com ela em sua vida.  

Compartilhamos com você 10 recomendações para uma vida saudável. Para uma vida saudável e livre de preconceito, sofrimento e mortes causadas pelo câncer.

Leia, reflita e ajude-nos a transmitir a mensagem.

O Instituto Oncoguia precisa de você!
 

  1. Adote hábitos de vida saudáveis - Alimentar-se bem, praticar atividades físicas, não fumar, beber moderadamente, ter uma rotina de sono equilibrada, cuidar das emoções, buscar a felicidade. O nosso organismo age diretamente em resposta à forma como cuidamos dele.  Seja proativo!
     
  2. Conheça o seu organismo - O autoconhecimento em saúde é fundamental para se evitar doenças ou descobri-las precocemente. Então, conheça a si mesmo. Procure identificar o histórico de doenças em sua família, apure sua sensibilidade para entender quando algo não vai bem e busque sempre por ajuda médica frente a qualquer alteração. 
     
  3. Saiba quais são os exames preventivos adequados para você - Em cada fase da vida, nosso corpo precisa de cuidados especiais. É muito importante que saiba quais são os médicos que deve visitar e quais exames deve realizar em cada uma delas. Prevenir doenças é sempre, sempre, melhor que remediá-las.
     
  4. Conheça seus direitos em saúde e exija garantias - No Brasil, a saúde deve ser garantida pelo Estado. Este é um direito de cada um de nós. É fundamental que conheça quais são os seus direitos em saúde, assim como as ferramentas para garanti-los.
     
  5. Saiba o que é mito e o que é verdade em saúde - Prótese mamária causa câncer? Urina alterada é sinal de algo vai mal? Cirurgia de redução de estômago só funciona para quem se alimenta mal? É importante saber o que é mito e o que é verdade em saúde, atentando-se à aquilo o que realmente fará diferença na sua vida. Para isso, quando for pesquisar, busque sempre informações de referência e converse com seu médico.
     
  6. Não tenha medo da palavra câncer - O câncer ainda causa muito medo nas pessoas e, naturalmente, se foge daquilo o que se teme. Mas para ‘passar longe da doença’, o primeiro passo é não sentir-se ameaçado por ela. Lembre-se que fugir do câncer pode significar diagnosticá-lo em estágios avançados. Conheça a doença e saiba como preveni-la e diagnosticá-la precocemente.
     
  7. Conheça os fatores de risco para o câncer - O principal fator de risco para o câncer é o envelhecimento. Mas este ninguém quer evitar, não é? Afinal, envelhecer significar viver bastante! Mas é fundamental saber quais são outros fatores de risco, tais como exposição irresponsável ao sol, tabagismo, alimentação rica em gordura, obesidade e falta de atividade física. Saiba também que há fatores de risco genéticos, ou seja, que advém de herança familiar. Conheça os seus e procure orientação sobre como manejá-los.  
     
  8. Não se afaste das pessoas com câncer - Pacientes com câncer costumam se sentir sozinhos e sofrerem preconceito. Por quê?! Você se afastaria de uma pessoa com insuficiência renal ou cardíaca?! O carinho, o acolhimento e amor são elementos fundamentais do processo de tratamento e cura do paciente oncológico. Não se afaste dele.
     
  9. Se está em tratamento para o câncer, seja ativo e responsável - Conhecer o seu caso, o seu prognóstico, esclarecer suas dúvidas com o médico, saber se está recebendo um tratamento de qualidade (...). Participando ativamente de seu tratamento, você se sentirá mais seguro para enfrentá-lo. Pense sobre isso.
     
  10. Viva a vida, e não o câncer - Não há como negar que o tratamento do câncer demanda muito de seu tempo, sua energia e disposição. Mas lembre-se que você tem uma vida inteira além da doença! Então, busque atividades de lazer e distração, continue trabalhando se possível, conviva com as pessoas que lhe fazem bem, pratique atividade física. Seja feliz!


Este conteúdo ajudou você?

Sim Não


A informação contida neste portal está disponível com objetivo estritamente educacional. Em hipótese alguma pretende substituir a consulta médica, a realização de exames e ou, o tratamento médico. Em caso de dúvidas fale com seu médico, ele poderá esclarecer todas as suas perguntas. O acesso a Informação é um direito seu: Fique informado.

O conteúdo editorial do Portal Oncoguia não apresenta nenhuma relação comercial com os patrocinadores do Portal, assim como com a publicidade veiculada no site.

© 2003 - 2018 Instituto Oncoguia . Todos direitos reservados
Desenvolvido por Lookmysite Interactive