top
Especial

Qualidade de vida


Cadastro rápido

Receba nosso conteúdo por
e-mail

Tudo sobre o câncer

 
Mais Tipos de câncer

Curta nossa página

Financiadores

Roche Novartis Varian Bristol MerckSerono Lilly Amgen Pfizer AstraZeneca Boehringer Eisai Bayer Janssen MSD ACS Mundipharma Takeda Susan Komen Astellas UICC Libbs Healthy Americas GBT


  • tamanho da letra
  • A-
  • A+

Como lidar com a Perda dos Cabelos

  • Equipe Oncoguia
  • - Data de cadastro: 22/06/2012 - Data de atualização: 16/08/2017


Talvez nada incomode mais a algumas mulheres que passam pelo tratamento do câncer do que a perda do cabelo, um dos efeitos colaterais da quimioterapia. Embora essa queda seja transitória, esse período pode assustar muitas mulheres, enquanto que para outras isto é um fato que se torna pequeno diante do diagnóstico da doença. Não se pode julgar nem um lado nem o outro, nem as que sofrem muito com a perda do cabelo, nem aquelas que não hesitam em desfilar suas carecas, lenços e turbantes maravilhosos.

Os cabelos são simbólicos para a sociedade, uma expressão da feminilidade. Durante a luta contra o câncer de mama, as mulheres enfrentam também outros desafios, como a mutilação do seio e as cicatrizes e ainda ter que se reconhecer nesse novo corpo, aprender a valorizá-lo, e voltar a gostar dele novamente.

A perda do cabelo está envolvida com outros aspectos psicológicos internos da mulher, é o começo de outra compreensão do que é ser mulher, uma descoberta interna do que é importante na expressão feminina.

O importante é se fortalecer para vivenciar a experiência da melhor forma possível. A reação das pessoas para um mesmo problema é individual e a queda do cabelo tem um sentido diferente para cada uma delas. Portanto, não importa se a mulher vai optar por andar careca, de peruca ou com lenço na cabeça, mas sim a maneira como ela se sente melhor.

Aos poucos, vamos aprendendo que não são os cabelos que são importantes na expressão externa da feminilidade. Algumas mulheres durante a quimioterapia exalam força, feminilidade e beleza, mesmo com um lenço na cabeça.



Este conteúdo ajudou você?

Sim Não


A informação contida neste portal está disponível com objetivo estritamente educacional. Em hipótese alguma pretende substituir a consulta médica, a realização de exames e ou, o tratamento médico. Em caso de dúvidas fale com seu médico, ele poderá esclarecer todas as suas perguntas. O acesso a Informação é um direito seu: Fique informado.

O conteúdo editorial do Portal Oncoguia não apresenta nenhuma relação comercial com os patrocinadores do Portal, assim como com a publicidade veiculada no site.

© 2003 - 2017 Instituto Oncoguia . Todos direitos reservados
Desenvolvido por Lookmysite Interactive