Categorias


Cadastro rápido

Receba nosso conteúdo por
e-mail

Tudo sobre o câncer

 
Mais Tipos de câncer

Curta nossa página

Financiadores

Roche Novartis Varian Bristol MerckSerono Lilly Amgen Pfizer AstraZeneca Bayer Janssen MSD ACS Mundipharma Takeda Susan Komen UICC Libbs Healthy Americas GBT Abbvie Ipsen Shire


  • tamanho da letra
  • A-
  • A+

Como e Por que Participar de uma Pesquisa Clínica?

  • Equipe Oncoguia
  • - Data de cadastro: 10/03/2012 - Data de atualização: 31/01/2016


Se você está interessado em participar de um estudo de pesquisa clínica, ou se o seu médico lhe ofereceu esta opção de tratamento, a primeira coisa que você deve fazer é esclarecer todas as suas dúvidas, ou melhor ainda, conversar muito com ele a respeito desse estudo.

Apenas seu médico pode lhe dizer se esta é realmente a sua melhor opção terapêutica.

No Brasil, a pesquisa clínica é realizada por médicos, clínicas ou instituições hospitalares. O local onde os protocolos são seguidos é denominado Centro de Pesquisa.

Ao decidir participar de um estudo clínico, siga os seguintes passos:

  • Conheça todo o processo

Leia todas as informações contidas nesta sessão do nosso portal para formar uma opinião sobre o que é pesquisa clínica, e, assim, evitar "pré-conceitos" (Exemplos: "participar de pesquisa é ser cobaia...", "é ser enganado...", "é tomar água com açúcar...") que podem atrapalhar e confundir a sua decisão.

Observe também as vantagens que você terá em participar de um estudo clínico sobre o câncer, como, por exemplo, ter acesso a um medicamento promissor ainda não disponível no mercado.

  • Converse muito com seu médico

Existem duas maneiras para você participar de um estudo de pesquisa clínica sobre o câncer:

  1. Seu médico pode lhe sugerir a participação em um estudo clínico como uma opção de tratamento.
  2. Você pode questionar o médico sobre a possibilidade de participar de algum estudo relacionado ao câncer.

Importante - Independentemente da forma pela qual ficou sabendo do estudo clínico, você precisa conversar muito com seu médico e se sentir bastante seguro de que esta é a melhor opção para você.

Atenção - Se vocês optarem pela pesquisa clínica, e o estudo em questão seja realizado em outro hospital, você vai precisar de um relatório do seu médico contendo seu diagnóstico, histórico de tratamentos, cirurgias realizadas e cópia do laudo do anatomopatológico ou biópsia.

  • Devo (ou não) participar da pesquisa?

Lembre-se: a decisão é sua!

Converse com sua família e esclareça todas as suas dúvidas com a equipe da pesquisa clínica sobre o câncer.

E, principalmente, analise todos os prós e contras desta decisão.


Este conteúdo ajudou você?

Sim Não


A informação contida neste portal está disponível com objetivo estritamente educacional. Em hipótese alguma pretende substituir a consulta médica, a realização de exames e ou, o tratamento médico. Em caso de dúvidas fale com seu médico, ele poderá esclarecer todas as suas perguntas. O acesso a Informação é um direito seu: Fique informado.

O conteúdo editorial do Portal Oncoguia não apresenta nenhuma relação comercial com os patrocinadores do Portal, assim como com a publicidade veiculada no site.

© 2003 - 2019 Instituto Oncoguia . Todos direitos reservados
Desenvolvido por Lookmysite Interactive