top
Núcleo de

Advocacy

Categorias


Cadastro rápido

Receba nosso conteúdo por
e-mail

Tudo sobre o câncer

 
Mais Tipos de câncer

Curta nossa página

Financiadores

Roche Novartis Varian Bristol MerckSerono Lilly Amgen Pfizer AstraZeneca Boehringer Eisai Bayer Janssen MSD ACS Mundipharma Takeda Susan Komen Astellas UICC Libbs Healthy Americas GBT


  • tamanho da letra
  • A-
  • A+

[COLO DE ÚTERO] Diretrizes ainda não têm previsão de criação

  • Equipe Oncoguia
  • - Data de cadastro: 15/03/2016 - Data de atualização: 15/03/2016


O que houve?

O câncer de colo de útero é o terceiro tipo de tumor mais frequente na população feminina, atrás do câncer de mama e do colorretal, e é a quarta causa de morte de mulheres por câncer no Brasil.

No entanto este tipo de câncer ainda não possui Diretrizes Diagnosticas e Terapêuticas (DDTs) elaboradas pelo Ministério da Saúde. As DDTs são uma espécie de guia para as unidades de saúde de SUS, sobre como devem ser conduzidas suas ações a respeito de uma determinada doença, elas são elaboradas pelo Ministério da Saúde com base em diversos estudos científicos. Em poucas palavras são guias de quais procedimentos diagnósticos e tratamentos os hospitais devem adotar para tratar o paciente.

Diante disso o Oncoguia questionou o Ministério, por meio da Lei de Acesso a informação, sobre intenção de criar as Diretrizes Diagnosticas e Terapêuticas para o Câncer de Colo de Útero e caso positivo, perguntamos sobre a fase em que está a elaboração do documento e a possível data de abertura de Consulta Pública para a participação da sociedade quanto ao tema.

Em resposta o Ministério da Saúde informou que não há ainda DDT e não recebeu até o momento, um pedido para a sua elaboração terapêutica para o câncer do colo do útero. Eles também informaram que saiu recentemente uma consulta pública para as diretrizes brasileiras para o rastreamento do câncer do colo do útero.

E agora?

O Oncoguia continuará acompanhando e cobrando a criação das Diagnosticas e Terapêuticas para o Câncer de Colo de Útero, pois são peças fundamentais para a garantia acesso igualitário no SUS pois elas fazem com que os hospitais se guiem por elas e ofereçam o mesmo tratamento no país inteiro!


Este conteúdo ajudou você?

Sim Não


A informação contida neste portal está disponível com objetivo estritamente educacional. Em hipótese alguma pretende substituir a consulta médica, a realização de exames e ou, o tratamento médico. Em caso de dúvidas fale com seu médico, ele poderá esclarecer todas as suas perguntas. O acesso a Informação é um direito seu: Fique informado.

O conteúdo editorial do Portal Oncoguia não apresenta nenhuma relação comercial com os patrocinadores do Portal, assim como com a publicidade veiculada no site.

© 2003 - 2017 Instituto Oncoguia . Todos direitos reservados
Desenvolvido por Lookmysite Interactive