Categorias


Cadastro rápido

Receba nosso conteúdo por
e-mail

Tudo sobre o câncer

 
Mais Tipos de câncer

Curta nossa página

Financiadores

Roche Novartis Varian Bristol MerckSerono Amgen Pfizer AstraZeneca Bayer Janssen MSD Mundipharma Takeda Astellas UICC GBT Abbvie Ipsen Sanofi Grunenthal Daiichi Sankyo


  • tamanho da letra
  • A-
  • A+

Cogumelos podem ser aliados na prevenção do câncer

  • Equipe Oncoguia
  • - Data de cadastro: 29/06/2021 - Data de atualização: 29/06/2021


Ao avaliarem 17 estudos sobre câncer publicados entre 1966 e 2020, envolvendo mais de 19 500 pacientes, cientistas da Universidade Penn State, nos Estados Unidos, chegaram a um resultado animador para os fãs de cogumelos. Quem ingeria 18 gramas desses fungos comestíveis por dia — coisa de 1/8 a 1/4 de xícara — tinha um risco 45% menor de enfrentar um tumor em relação aos que não cultivavam o hábito.

De acordo com a nutricionista Luciana de Oliveira Silva, do Hospital São Vicente de Paulo, no Rio de Janeiro, certas substâncias dos cogumelos são potentes antioxidantes — ou seja, blindam as células contra danos. O destaque vai para a ergotioneína. “Mas é preciso consumir regularmente e se lembrar de que um alimento não faz milagre sozinho”, diz.

Raio x dos cogumelos - o que eles têm de bom

Proteínas

Embora não sejam lotados desse nutriente, eles ajudam veganos e vegetarianos a cumprir a cota proteica.

Gorduras

Os variados tipos de cogumelos também chamam a atenção por concentrarem doses ínfimas de gorduras.

Continua após a publicidade

Fibras

Luciana informa que há boa quantidade dessas substâncias nos fungos. Boa notícia para segurar a saciedade.

Micronutrientes

Eles reúnem, segundo a profissional, vitaminas, como a D, e minerais, a exemplo de selênio, ferro e potássio.

A compra

“É fundamental buscar esses alimentos em um local de confiança”, recomenda Luciana. E nada de caçar fungos em qualquer jardim: nem todas as espécies são comestíveis.

A limpeza

Os cogumelos são porosos. Por isso, ao lavá-los, eles absorvem água e perdem um pouco do sabor. Uma saída para remover impurezas é limpar com um paninho úmido.

O preparo

Evite fritar por imersão. “Mas tudo bem usar um pouco de óleo para refogar rapidamente”, diz Luciana. Cogumelos combinam com massas, saladas, lanches, molhos para carnes, e por aí vai.

Fonte: Veja Saúde


 



Este conteúdo ajudou você?

Sim Não


A informação contida neste portal está disponível com objetivo estritamente educacional. Em hipótese alguma pretende substituir a consulta médica, a realização de exames e ou, o tratamento médico. Em caso de dúvidas fale com seu médico, ele poderá esclarecer todas as suas perguntas. O acesso a Informação é um direito seu: Fique informado.

O conteúdo editorial do Portal Oncoguia não apresenta nenhuma relação comercial com os patrocinadores do Portal, assim como com a publicidade veiculada no site.

© 2003 - 2021 Instituto Oncoguia . Todos direitos reservados
Desenvolvido por Lookmysite Interactive