Tipos de Câncer

Câncer de Testículo

Categorias


Cadastro rápido

Receba nosso conteúdo por
e-mail

Tudo sobre o câncer

 
Mais Tipos de câncer

Curta nossa página

Financiadores

Roche Novartis Varian Bristol MerckSerono Lilly Amgen Pfizer AstraZeneca Bayer Janssen MSD ACS Mundipharma Takeda Susan Komen Astellas UICC Libbs Healthy Americas GBT Abbvie Ipsen Shire


  • tamanho da letra
  • A-
  • A+

Cirurgia Diagnóstica para Câncer de Testículo

  • Equipe Oncoguia
  • - Data de cadastro: 18/12/2015 - Data de atualização: 11/07/2018


A maioria dos tipos de câncer é diagnosticada por biópsia. Mas, no caso do câncer de testículo, raramente é realizada porque a doença pode se disseminar. O médico muitas vezes confirma o diagnóstico baseado nos exames de ultrassom e marcadores tumorais. Dessa forma, ao invés de solicitar uma biópsia o médico provavelmente indicará a cirurgia para retirar o tumor o mais rápido possível.

A cirurgia para remover um tumor de testículo é denominada orquiectomia inguinal radical. Neste procedimento, o cirurgião faz uma incisão acima do púbis e, em seguida, retira todo o tumor, junto com o testículo e o cordão espermático. O cordão espermático contém parte do canal deferente, assim como os vasos sanguíneos e linfáticos que poderiam atuar como vias de disseminação da doença. A amostra cirúrgica é enviada ao laboratório de patologia para análise.

Em casos raros, quando um diagnóstico de câncer de testículo é incerto, o médico pode fazer a biópsia do testículo antes de removê-lo. Esse procedimento é realizado em sala cirúrgica, onde a amostra retirada é analisada imediatamente pelo patologista e, se for confirmado o câncer, o testículo e o cordão espermático serão removidos.

Se o câncer de testículo for confirmado, o médico solicitará exames de imagem para estadiamento da doença. Estes exames também podem ser solicitados antes da confirmação do diagnóstico por cirurgia.

Fonte: American Cancer Society (17/05/2018)


Este conteúdo ajudou você?

Sim Não


A informação contida neste portal está disponível com objetivo estritamente educacional. Em hipótese alguma pretende substituir a consulta médica, a realização de exames e ou, o tratamento médico. Em caso de dúvidas fale com seu médico, ele poderá esclarecer todas as suas perguntas. O acesso a Informação é um direito seu: Fique informado.

O conteúdo editorial do Portal Oncoguia não apresenta nenhuma relação comercial com os patrocinadores do Portal, assim como com a publicidade veiculada no site.

© 2003 - 2019 Instituto Oncoguia . Todos direitos reservados
Desenvolvido por Lookmysite Interactive