Categorias


Cadastro rápido

Receba nosso conteúdo por
e-mail

Tudo sobre o câncer

 
Mais Tipos de câncer

Curta nossa página

Financiadores

Roche Novartis Varian Bristol MerckSerono Amgen Pfizer AstraZeneca Bayer Janssen MSD Mundipharma Takeda Astellas UICC GBT Abbvie Ipsen Sanofi Grunenthal Daiichi Sankyo


  • tamanho da letra
  • A-
  • A+

Cinco formas de honrar a vida de quem vai e de quem fica após uma perda

  • Equipe Oncoguia
  • - Data de cadastro: 25/08/2021 - Data de atualização: 25/08/2021


O luto é uma das experiências mais devastadoras enfrentadas pelo ser humano. Diante do atual cenário pandêmico, com perdas diárias, inclusive de ícones da cultura brasileira, fica ainda mais urgente amparar os milhões de enlutados somente no Brasil.

Sabendo-se que cada vivência é intensa e exclusiva, o luto requer particular atenção. Afinal, como lidar com a perda de pessoas amadas e atravessar o período imediato a essa brusca ruptura?

O que acontece quando sufocamos nossos sentimentos, evitando entrar em contato com eles? O que perdemos quando submetemos o que sentimos às normas sociais, que nos chamam o tempo todo para a festa da vida?

De forma empática e acolhedora, Rodrigo Luz, fundador da Pallium Brasil e autor do livro"Luto é outra palavra para falar de amor", detalha como honrar aqueles que se foram, oferecendo aos enlutados possibilidades de acolher a dor e mostrando que ela é uma das faces do amor:

• Honro a sua vida sobrevivendo à sua morte;
• Honro a sua memória abrindo-me para todos os sentimentos do mundo;
• Honro o seu amor respeitando o meu tempo e o meu jeito de reaprender a viver;
• Honro a sua marca no mundo celebrando a vida que tivemos juntos;
• Honro o seu legado encontrando lugar para você numa nova vida.

- O amor é uma experiência biológica, psicológica, espiritual e social. E, o luto é uma extensão do amor. Ele só existe porque há amor. Se você ama, você vai viver o luto. É um processo complexo, para o qual não existe um guia infalível. A dor às vezes não diminui, mas a pessoa enlutada pode desenvolver a musculatura para carregá-la e suportá-la, tornando-se mais forte - explica, Rodrigo Luz.

Um dos capítulos trata da peculiar situação da pandemia de Covid-19 e outro traz orientações para os especialistas em luto. A obra é marcada pela delicadeza e embasamento teórico profundo, conta algumas das muitas histórias vividas por Rodrigo Luz no contato com famílias e indivíduos que enfrentam a perda.

Essa é a contribuição proposta no livro Luto é outra palavra para falar de amor - Cinco formas de honrar a vida de quem vai e de quem fica após uma perda (112 p., R﹩ 47,10), pela Editora Ágora. Nele, o psicólogo Rodrigo Luz apresenta as muitas faces e os diversos sentimentos que constituem o luto por meio de casos repletos de particularidades que mostram como a experiência pode deixar de ser encarada como fraqueza ou exagero.

Especialmente no cenário promovido pela pandemia de Covid-19, é essencial que profissionais de saúde ou educação, antes menos expostos a essa temática, tenham conhecimentos e desenvolvam habilidades para cuidar de pessoas enlutadas, para além do horizonte da psicologia. Perante mais de meio milhão de mortos no Brasil, especialistas projetam a média de 10 enlutados por pessoa morta, o que representa algo em torno de 5 milhões de enlutados. Essa realidade faz do livro um aliado relevante, tanto para profissionais quanto para leigos.

Fonte: Assessoria de Comunicação



Este conteúdo ajudou você?

Sim Não


A informação contida neste portal está disponível com objetivo estritamente educacional. Em hipótese alguma pretende substituir a consulta médica, a realização de exames e ou, o tratamento médico. Em caso de dúvidas fale com seu médico, ele poderá esclarecer todas as suas perguntas. O acesso a Informação é um direito seu: Fique informado.

O conteúdo editorial do Portal Oncoguia não apresenta nenhuma relação comercial com os patrocinadores do Portal, assim como com a publicidade veiculada no site.

© 2003 - 2021 Instituto Oncoguia . Todos direitos reservados
Desenvolvido por Lookmysite Interactive