Categorias


Cadastro rápido

Receba nosso conteúdo por
e-mail

Tudo sobre o câncer

 
Mais Tipos de câncer

Curta nossa página

Financiadores

Roche Novartis Varian Bristol MerckSerono Lilly Amgen Pfizer AstraZeneca Bayer Janssen MSD Mundipharma Takeda Astellas UICC GBT Abbvie Ipsen Danone Nutricia Sanofi Grunenthal Sirtex Servier Oncologia


  • tamanho da letra
  • A-
  • A+

Cientistas encontram forte ligação entre câncer de próstata e HPV

  • Equipe Oncoguia
  • - Data de cadastro: 16/07/2020 - Data de atualização: 16/07/2020


Uma revisão de literatura da Universidade de New South Wales, na Austrália, compilou os resultados de 26 estudos anteriores para criar a maior base de evidências e vincular o câncer de próstata ao papilomavírus humano sexualmente transmissível (HPV).

A equipe de especialistas descobriu que 22% do tecido canceroso da próstata continham vestígios de HPV. Já as próstatas benignas, tinham apenas 7%. Desta forma, concluiu que “é altamente provável que haja um papel causal dos HPVs no câncer de próstata”, conforme publicado na revista Infectious Agents and Cancer.

Os autores também notaram que em países onde a mortalidade por câncer do colo do útero era alta, a mortalidade por câncer de próstata também era alta. O inverso também ocorre – regiões onde a mortalidade por câncer do colo do útero é baixa, a mortalidade por câncer de próstata também é baixa.

Os cientistas ressaltaram que a descoberta sugere que a vacina contra o HPV pode ajudar a diminuir o risco de câncer de próstata. “Embora os HPVs sejam apenas um dos muitos patógenos identificados no câncer de próstata, eles são o único patógeno infeccioso que pode ser prevenido pela vacinação”.

No Brasil, a vacinação é administrada gratuitamente na adolescência. Meninos de 11 a 14 anos e meninas entre 9 e 14 anos devem comparecer às Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de todo o país, com intervalo de seis meses entre as duas doses obrigatórias.

O que é o HPV

O HPV é o nome de um grupo de vírus que afeta a pele e as membranas úmidas que revestem o corpo. Ele é uma doença sexualmente transmissível e pode causar verrugas, lesões percursoras de câncer ou não se manifestar.

Existem mais de 100 tipos de HPV, sendo que cerca de 30 deles podem afetar a área genital. As infecções genitais por HPV são comuns e altamente contagiosas.

Fonte: Metrópoles

As opiniões contidas nas matérias divulgadas refletem unicamente a opinião do veículo, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte do Instituto Oncoguia.



Este conteúdo ajudou você?

Sim Não


A informação contida neste portal está disponível com objetivo estritamente educacional. Em hipótese alguma pretende substituir a consulta médica, a realização de exames e ou, o tratamento médico. Em caso de dúvidas fale com seu médico, ele poderá esclarecer todas as suas perguntas. O acesso a Informação é um direito seu: Fique informado.

O conteúdo editorial do Portal Oncoguia não apresenta nenhuma relação comercial com os patrocinadores do Portal, assim como com a publicidade veiculada no site.

© 2003 - 2020 Instituto Oncoguia . Todos direitos reservados
Desenvolvido por Lookmysite Interactive