Tipos de Câncer

Sarcoma de Kaposi

Categorias


Cadastro rápido

Receba nosso conteúdo por
e-mail

Tudo sobre o câncer

 
Mais Tipos de câncer

Curta nossa página

Financiadores

Roche Novartis Varian Bristol MerckSerono Lilly Amgen Pfizer AstraZeneca Bayer Janssen MSD ACS Mundipharma Takeda Susan Komen Astellas UICC Libbs Healthy Americas GBT Abbvie Ipsen Shire


  • tamanho da letra
  • A-
  • A+

Causas do Sarcoma de Kaposi

  • Equipe Oncoguia
  • - Data de cadastro: 07/02/2014 - Data de atualização: 11/02/2017


O sarcoma de Kaposi é causado pela infecção pelo herpes vírus sarcoma de Kaposi (KSHV), também conhecido como herpes vírus humano tipo 8 (HHV8). O KSHV é similar ao vírus Epstein-Barr (EBV), que causa a mononucleose infecciosa e está associado a vários tipos de cânceres.

No sarcoma de Kaposi, as células endoteliais são infectadas com o vírus KSHV. Esse vírus induz os genes dentro das células a fazerem com que as células se dividam muitas vezes e vivam mais tempo do que deveriam. Este tipo de alteração pode, eventualmente, transformá-las em células cancerígenas.

A infecção por KSHV é muito mais comum do que o sarcoma de Kaposi, e a maioria das pessoas infectadas com este vírus não tem a doença. Muitas pessoas infectadas com KSHV nunca apresentaram qualquer sintoma. A infecção por KSHV parece ser necessária para provocar o sarcoma de Kaposi, mas na maioria dos casos com apenas a infecção com KSHV não leva ao sarcoma de Kaposi. A maioria das pessoas que desenvolvem sarcoma de Kaposi tem um sistema imunológico frágil, devido à infecção pelo HIV, transplante de órgãos, idade avançada ou algum outro fator.

O percentual de pessoas infectadas por KSHV varia em diferentes regiões ao redor do mundo. Nos Estados Unidos, os pesquisadores descobriram que menos de 10% das pessoas estão infectadas pelo KSHV. A infecção é mais comum em pessoas infectadas com o HIV do que na população em geral. E mais comum ainda entre homossexuais.

Em algumas áreas de África, mais de 90% da população apresenta sinais de infecção KSHV. Nessas áreas, o vírus parece se transmitir de mãe para filho. O KSHV também é encontrado na saliva, que pode ser uma das formas de transmissão.

Fonte: American Cancer Society (09/02/2016)


Este conteúdo ajudou você?

Sim Não


A informação contida neste portal está disponível com objetivo estritamente educacional. Em hipótese alguma pretende substituir a consulta médica, a realização de exames e ou, o tratamento médico. Em caso de dúvidas fale com seu médico, ele poderá esclarecer todas as suas perguntas. O acesso a Informação é um direito seu: Fique informado.

O conteúdo editorial do Portal Oncoguia não apresenta nenhuma relação comercial com os patrocinadores do Portal, assim como com a publicidade veiculada no site.

© 2003 - 2019 Instituto Oncoguia . Todos direitos reservados
Desenvolvido por Lookmysite Interactive