Causas do câncer de boca e orofaringe

Não se sabe exatamente a causa dos cânceres de boca e orofaringe. Mas, muitos dos fatores de risco conhecidos podem tornar as células em cancerígenas.

Os pesquisadores acreditam que alguns fatores de risco, como o tabaco ou o consumo abusivo de álcool, podem causar esses tipos de câncer por danificar o DNA das células que revestem o interior da boca e garganta.

O DNA contêm as instruções genéticas que coordenam o desenvolvimento e funcionamento de todas as células. Normalmente, as pessoas se parecem com seus pais, porque eles são a fonte de seu DNA. Entretanto, o DNA também pode influenciar o risco de desenvolver certas doenças, como alguns tipos de câncer. Alguns genes contêm instruções para controlar o crescimento e divisão das células. Os genes que promovem a divisão celular são chamados oncogenes. Os genes que retardam a divisão celular ou levam as células à morte no momento certo são chamadas de genes supressores de tumor. Os cânceres podem ser causados por alterações do DNA que se transformam em oncogenes ou desativam os genes supressores de tumor. Mutações em vários genes diferentes parecem ser necessárias para causar o câncer de boca e orofaringe.

Tabagismo e alcoolismo

Quando o consumo de tabaco e álcool danifica as células que revestem a boca e garganta, as células dessa camada passam a crescer mais rapidamente para reparar o dano. Quanto mais vezes as células precisarem se dividir, mais chances existem para que elas cometam erros ao copiar o DNA, o que pode aumentar as chances de se tornarem cancerígenas.

Muitos dos produtos químicos encontrados no tabaco podem danificar o DNA. Os pesquisadores não têm certeza se o álcool danifica diretamente o DNA, mas eles mostraram que o álcool potencializa muitos produtos químicos que danificam o DNA a entrarem nas células mais facilmente. Essa pode ser a razão que a combinação de tabaco e álcool provoca mais danos do que o tabaco sozinho.

Esse dano pode causar um mau funcionamento em determinados genes, por exemplo, aqueles encarregados de iniciar ou interromper o crescimento celular. As células anormais podem começar a se acumular, formando um tumor. Com a associação de novos danos adicionais, as células podem começar a se espalhar para o tecido adjacente e/ou para outros órgãos.

Vírus do papiloma humano (HPV)

Nas infecções pelo vírus do papiloma humano (HPV), o vírus faz com que as células produzam duas proteínas conhecidas como E6 e E7. Essas proteínas desligam alguns genes que, normalmente, mantém o crescimento celular controlado. O crescimento celular descontrolado pode, em alguns casos, provocar o câncer.

O número de cânceres de orofaringe causado pelo vírus do papiloma humano (HPV) está aumentando. Eles tendem a ser diagnosticados em pessoas mais jovens que não fumam e nem bebem álcool e tendem a ter um melhor prognóstico do que os cânceres de garganta que não são causados ​​pelo HPV.

Mutações genéticas hereditárias versus adquiridas

Algumas pessoas herdam, de seus pais, mutações no DNA que aumentam o risco de desenvolver determinados tipos de câncer. Mas, não se acredita que as mutações genéticas hereditárias nos oncogenes ou nos genes supressores de tumor provoquem muitos cânceres de cavidade boca ou orofaringe. Embora essas mutações raramente causem esses cânceres, algumas pessoas parecem herdar uma capacidade insuficiente de desintoxicar certos tipos de substâncias químicas cancerígenas. Essas pessoas são mais sensíveis aos efeitos cancerígenos da fumaça do tabaco, do álcool e de certos produtos químicos industriais.

As mutações genéticas adquiridas são alterações que aparecem durante a vida. Essas mutações geralmente resultam da exposição a produtos químicos cancerígenos, como os encontrados na fumaça do tabaco.

Texto originalmente publicado no site da American Cancer Society, em 23/03/2021, livremente traduzido e adaptado pela Equipe do Instituto Oncoguia.

Este conteúdo ajudou você?

Avaliação do Portal

1. O conteúdo que acaba de ler esclareceu suas dúvidas?
Péssimo O conteúdo ficou muito abaixo das minhas expectativas. Ruim Ainda fiquei com algumas dúvidas. Neutro Não fiquei satisfeito e nem insatisfeito. Bom O conteúdo esclareceu minhas dúvidas. Excelente O conteúdo superou todas as minhas expectativas.
2. De 1 a 5, qual a sua nota para o portal?
Péssimo O conteúdo ficou muito abaixo das minhas expectativas. Ruim Ainda fiquei com algumas dúvidas. Neutro Não fiquei satisfeito e nem insatisfeito. Bom O conteúdo esclareceu minhas dúvidas. Excelente O conteúdo superou todas as minhas expectativas.
3. Com a relação a nossa linguagem:
Péssimo O conteúdo ficou muito abaixo das minhas expectativas. Ruim Ainda fiquei com algumas dúvidas. Neutro Não fiquei satisfeito e nem insatisfeito. Bom O conteúdo esclareceu minhas dúvidas. Excelente O conteúdo superou todas as minhas expectativas.
4. Como você encontrou o nosso portal?
5. Ter o conteúdo da página com áudio ajudou você?
Esse site é protegido pelo reCAPTCHA e a política de privacidade e os termos de serviço do Google podem ser aplicados.
Multimídia

Acesse a galeria do TV Oncoguia e Biblioteca

Folhetos

Diferentes materiais educativos para download

Doações

Faça você também parte desta batalha

Cadastro

Mantenha-se conectado ao nosso trabalho