Causas da leucemia mieloide aguda (LMA)

Alguns pacientes com leucemia mieloide aguda têm um ou mais fatores de risco conhecidos, mas outras pessoas não. Mesmo quando uma pessoa tem um ou mais fatores de risco, não existe nenhuma maneira de saber se ele realmente causou a leucemia.
 
As células humanas normais crescem e agem baseadas nas informações contidas nos cromossomos de cada célula. O DNA é um composto orgânico cujas moléculas contêm as instruções genéticas de todas as células. Nós normalmente nos parecemos com nossos pais, porque eles são a fonte do nosso DNA. No entanto, o DNA nos afeta muito mais do que isso.
 
Alguns genes têm instruções para controlar o crescimento e a divisão das células. Os genes que promovem a divisão celular são chamados oncogenes. Os genes que retardam a divisão celular ou levam as células à morte no momento certo são denominados genes supressores do tumor. Os cânceres podem ser causados por alterações no DNA que se transformam em oncogenes ou por desativação dos genes supressores do tumor.
 
Cada vez que uma célula se prepara para se dividir em duas novas células, ela faz uma nova cópia do DNA em seus cromossomos. Esse processo não é perfeito, e podem ocorrer erros que afetam os genes dentro do DNA. Os cânceres podem ser causados por mutações no DNA que se transformam em oncogenes ou desligam os genes supressores de tumor. Por exemplo, alterações em determinados genes, como FLT3, c-KIT e RAS são comuns nas células da leucemia mieloide aguda. Esses tipos de alterações ajudam às células a crescerem fora de controle.
 
Mutações em genes específicos são encontrados em muitos casos de leucemia mieloide aguda, mas alterações maiores em um ou mais cromossomos também são comuns. Embora estas alterações envolvam partes maiores do DNA, seus efeitos ainda parecem ser devido a alterações em apenas um ou alguns genes. Vários tipos de alterações cromossômicas podem ocorrer nas células da  leucemia mieloide aguda:

  • Translocações. São o tipo mais comum de alteração no DNA que podem levar à leucemia. Uma translocação significa que parte de um cromossomo se rompe e se liga a um cromossomo diferente. O ponto em que a quebra ocorre pode afetar genes próximos, por exemplo, pode se transformar em oncogenes ou desligar genes, como o RUNX1 e o RARa, que normalmente ajudam as células sanguíneas a amadurecerem.
  • Deleções. Ocorrem quando parte de um cromossomo é perdido. Isso pode resultar na perda de um gene celular que mantém seu crescimento sob controle (gene supressor de tumor).
  • Inversões. Ocorrem quando parte de um cromossomo foi invertido. Isso pode resultar na perda de um gene (ou genes) e a célula não pode ler suas instruções.
  • Adição ou duplicação. Significa que existe um ou parte de um cromossomo extra. Isto pode levar a muitas cópias de alguns genes no interior da célula. O que pode ser um problema se um ou mais destes genes são oncogenes.

Diferentes casos de leucemia mieloide aguda podem ter diferentes alterações cromossômicas e algumas alterações são mais frequentes do que outras. Os pesquisadores estão estudando para entender por que essas mudanças ocorrem e como podem levar à leucemia.
 
Algumas alterações parecem ter mais efeito sobre o prognóstico de um paciente do que outros. Por exemplo, algumas podem afetar a rapidez com que as células leucêmicas crescem ou a probabilidade de responderem ao tratamento.
 
Alterações genéticas hereditárias x adquiridas
 
Alguns pacientes com determinados tipos de câncer têm mutações hereditárias no DNA que aumentam o risco para a doença. Embora isto possa acontecer em alguns casos da leucemia mieloide aguda, como nas síndromes genéticas discutidas na seção fatores de risco, as mutações hereditárias não são a causa da leucemia mieloide aguda.
 
A maioria das alterações no DNA relacionadas à leucemia mieloide aguda ocorrem durante a vida de uma pessoa, não sendo, portanto, hereditárias. Algumas dessas mudanças adquiridas podem ter causas externas, como a exposição às radiações ou a produtos químicos cancerígenos, mas na maioria dos casos a razão pela qual ocorrem não é conhecida. Elas parecem acontecer com mais frequência à medida que as pessoas envelhecem, o que pode ajudar a explicar porque a leucemia mieloide aguda geralmente ocorre em pessoas mais velhas.
 
Texto originalmente publicado no site da American Cancer Society, em 21/08/2018, livremente traduzido e adaptado pela Equipe do Instituto Oncoguia.

Este conteúdo ajudou você?

Avaliação do Portal

1. O conteúdo que acaba de ler esclareceu suas dúvidas?
Péssimo O conteúdo ficou muito abaixo das minhas expectativas. Ruim Ainda fiquei com algumas dúvidas. Neutro Não fiquei satisfeito e nem insatisfeito. Bom O conteúdo esclareceu minhas dúvidas. Excelente O conteúdo superou todas as minhas expectativas.
2. De 1 a 5, qual a sua nota para o portal?
Péssimo O conteúdo ficou muito abaixo das minhas expectativas. Ruim Ainda fiquei com algumas dúvidas. Neutro Não fiquei satisfeito e nem insatisfeito. Bom O conteúdo esclareceu minhas dúvidas. Excelente O conteúdo superou todas as minhas expectativas.
3. Com a relação a nossa linguagem:
Péssimo O conteúdo ficou muito abaixo das minhas expectativas. Ruim Ainda fiquei com algumas dúvidas. Neutro Não fiquei satisfeito e nem insatisfeito. Bom O conteúdo esclareceu minhas dúvidas. Excelente O conteúdo superou todas as minhas expectativas.
4. Como você encontrou o nosso portal?
5. Ter o conteúdo da página com áudio ajudou você?
Esse site é protegido pelo reCAPTCHA e a política de privacidade e os termos de serviço do Google podem ser aplicados.
Multimídia

Acesse a galeria do TV Oncoguia e Biblioteca

Folhetos

Diferentes materiais educativos para download

Doações

Faça você também parte desta batalha

Cadastro

Mantenha-se conectado ao nosso trabalho