Categorias


Cadastro rápido

Receba nosso conteúdo por
e-mail

Tudo sobre o câncer

 
Mais Tipos de câncer

Curta nossa página

Financiadores

Roche Novartis Varian Bristol MerckSerono Lilly Amgen Pfizer AstraZeneca Bayer Janssen MSD ACS Mundipharma Takeda Susan Komen Astellas UICC Libbs Healthy Americas GBT Abbvie Ipsen Shire


  • tamanho da letra
  • A-
  • A+

Câncer: recomendações para evitar que o número de casos continue subindo

  • Equipe Oncoguia
  • - Data de cadastro: 14/06/2019 - Data de atualização: 14/06/2019


A alimentação saudável é uma das grandes armas que temos contra o câncer (Foto: Dulla/SAÚDE é Vital)

Um relatório do Fundo Mundial de Pesquisa sobre o Câncer (WCRF, na sigla em inglês) alerta para o grande aumento de casos de câncer nos próximos anos. O documento, intitulado “Dieta, Nutrição, Atividade Física e Câncer: uma Perspectiva Global“, ressalta ainda que o estilo de vida moderno, que promove o excesso de peso, o sedentarismo e o consumo de muitos alimentos processados, é um dos grandes fatores no desenvolvimento dessa doença.

De acordo com o documento, em 2012 foram registrados cerca de 14,1 milhões de casos de tumores malignos em todo o mundo (7,4 milhões em homens e 6,7 milhões em mulheres). Esse número deverá alcançar os 24 milhões até 2035, o que representa um crescimento alarmente de 58%.

Nesse mesmo artigo, há também recomendações para a redução do risco de desenvolvimento de câncer. Baseadas nos estudos mais recentes disponíveis, as propostas são:

  • Ter um peso saudável
  • Ser fisicamente ativo
  • Comer cereais integrais, frutas, legumes e grãos
  • Limitar o consumo de fast-foods assim como de carnes vermelhas e processadas
  • Evitar o consumo de bebidas adoçadas, priorizando o de água e outros líquidos sem açúcar
  • Maneirar no álcool
  • Priorizar alimentos para satisfazer as necessidades nutricionais, em vez de engolir suplementos alimentares
  • Entre as mulheres, amamentar, que é saudável tanto para a mãe quanto para o bebê

“Essas recomendações são a peça central do nosso novo relatório. Elas formam um pacote que as pessoas podem seguir para ajudar a reduzir o risco de cânce”, afirma Kate Allen, diretora executiva de ciência e relações públicas do WCRF.

Aqui, cabe um destaque para obesidade. São 12 os tipos de câncer ligados ao excesso de peso, segundo o relatório. Por essa razão, a orientação para que as pessoas mantenham uma forma física saudável é a número um nas diretrizes atualizadas.

Fonte: Revista Saúde

As opiniões contidas nas matérias divulgadas refletem unicamente a opinião do veículo, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte do Instituto Oncoguia.



Este conteúdo ajudou você?

Sim Não


A informação contida neste portal está disponível com objetivo estritamente educacional. Em hipótese alguma pretende substituir a consulta médica, a realização de exames e ou, o tratamento médico. Em caso de dúvidas fale com seu médico, ele poderá esclarecer todas as suas perguntas. O acesso a Informação é um direito seu: Fique informado.

O conteúdo editorial do Portal Oncoguia não apresenta nenhuma relação comercial com os patrocinadores do Portal, assim como com a publicidade veiculada no site.

© 2003 - 2019 Instituto Oncoguia . Todos direitos reservados
Desenvolvido por Lookmysite Interactive