top

Categorias


Cadastro rápido

Receba nosso conteúdo por
e-mail

Tudo sobre o câncer

 
Mais Tipos de câncer

Curta nossa página

Financiadores

Roche Novartis Varian Bristol MerckSerono Lilly Amgen Pfizer AstraZeneca Boehringer Eisai Bayer Janssen MSD ACS Mundipharma Takeda Susan Komen Astellas UICC Libbs Healthy Americas


  • tamanho da letra
  • A-
  • A+

Câncer infantil: Primeira diretriz de atendimento precoce é publicada

  • Equipe Oncoguia
  • - Data de cadastro: 13/02/2017 - Data de atualização: 13/02/2017


O primeiro Protocolo de Diagnóstico Precoce do Câncer Pediátrico foi lançado nesta sexta (10) pelo Ministério da Saúde. A publicação orienta profissionais da saúde sobre como agir em relação a casos suspeitos e confirmados, desde atenção básica até a assistência de alta complexidade. As informações estão disponíveis para acesso no site do Ministério da Saúde.

Os cânceres em crianças costumam crescer rapidamente, por isso é importante o diagnóstico precoce e o ágil encaminhamento para início de tratamento. Em 2016, foram registrados mais de 12 mil casos da doença em crianças e adolescentes de 0 a 19 anos.

Entre os sintomas de câncer infantil estão: palidez, hematomas, sangramento, dor óssea, perda de peso inexplicada, caroços ou inchaços, alterações oculares, inchaço abdominal, dores de cabeça persistente, vômitos e dor em membro, inchaço sem trauma.

Os tipos de cânceres mais comuns em pessoas de até 19 anos são as leucemias, seguidos dos linfomas (gânglios linfáticos) e dos tumores do sistema nervoso central (conhecidos como cerebrais). O número de óbitos por câncer nesta faixa etária é menor apenas do que o de causas externas, como os acidentes e violência. No Brasil, o câncer infanto-juvenil responde por 3% de todos os tipos de câncer.

Fonte: Crescer

Este conteúdo ajudou você?

Sim Não


A informação contida neste portal está disponível com objetivo estritamente educacional. Em hipótese alguma pretende substituir a consulta médica, a realização de exames e ou, o tratamento médico. Em caso de dúvidas fale com seu médico, ele poderá esclarecer todas as suas perguntas. O acesso a Informação é um direito seu: Fique informado.

O conteúdo editorial do Portal Oncoguia não apresenta nenhuma relação comercial com os patrocinadores do Portal, assim como com a publicidade veiculada no site.

© 2003 - 2017 Instituto Oncoguia . Todos direitos reservados
Desenvolvido por Lookmysite Interactive