top

Categorias


Cadastro rápido

Receba nosso conteúdo por
e-mail

Tudo sobre o câncer

 
Mais Tipos de câncer

Curta nossa página

Financiadores

Roche Novartis Bristol MerckSerono Lilly Amgen Pfizer AstraZeneca Boehringer Eisai Bayer Janssen MSD ACS Mundipharma Medtronic Takeda Susan Komen Astellas UICC


  • tamanho da letra
  • A-
  • A+

Câncer infantil: Primeira diretriz de atendimento precoce é publicada

  • Equipe Oncoguia
  • - Data de cadastro: 13/02/2017 - Data de atualização: 13/02/2017


O primeiro Protocolo de Diagnóstico Precoce do Câncer Pediátrico foi lançado nesta sexta (10) pelo Ministério da Saúde. A publicação orienta profissionais da saúde sobre como agir em relação a casos suspeitos e confirmados, desde atenção básica até a assistência de alta complexidade. As informações estão disponíveis para acesso no site do Ministério da Saúde.

Os cânceres em crianças costumam crescer rapidamente, por isso é importante o diagnóstico precoce e o ágil encaminhamento para início de tratamento. Em 2016, foram registrados mais de 12 mil casos da doença em crianças e adolescentes de 0 a 19 anos.

Entre os sintomas de câncer infantil estão: palidez, hematomas, sangramento, dor óssea, perda de peso inexplicada, caroços ou inchaços, alterações oculares, inchaço abdominal, dores de cabeça persistente, vômitos e dor em membro, inchaço sem trauma.

Os tipos de cânceres mais comuns em pessoas de até 19 anos são as leucemias, seguidos dos linfomas (gânglios linfáticos) e dos tumores do sistema nervoso central (conhecidos como cerebrais). O número de óbitos por câncer nesta faixa etária é menor apenas do que o de causas externas, como os acidentes e violência. No Brasil, o câncer infanto-juvenil responde por 3% de todos os tipos de câncer.

Fonte: Crescer

Este conteúdo ajudou você?

Sim Não


A informação contida neste portal está disponível com objetivo estritamente educacional. Em hipótese alguma pretende substituir a consulta médica, a realização de exames e ou, o tratamento médico. Em caso de dúvidas fale com seu médico, ele poderá esclarecer todas as suas perguntas. O acesso a Informação é um direito seu: Fique informado.

O conteúdo editorial do Portal Oncoguia não apresenta nenhuma relação comercial com os patrocinadores do Portal, assim como com a publicidade veiculada no site.

© 2003 - 2017 Instituto Oncoguia . Todos direitos reservados
Desenvolvido por Lookmysite Interactive