Categorias


Cadastro rápido

Receba nosso conteúdo por
e-mail

Tudo sobre o câncer

 
Mais Tipos de câncer

Curta nossa página

Financiadores

Roche Novartis Varian Bristol MerckSerono Lilly Amgen Pfizer AstraZeneca Bayer Janssen MSD Mundipharma Takeda Astellas UICC GBT Abbvie Ipsen Danone Nutricia


  • tamanho da letra
  • A-
  • A+

Câncer: exame é capaz de detectar variações da doença com antecedência

  • Equipe Oncoguia
  • - Data de cadastro: 09/04/2020 - Data de atualização: 09/04/2020


Detectar um câncer com rapidez, precisão e precocidade pode ser a grande diferença entre a vida e a morte do paciente. Um novo exame, desenvolvido por pesquisadores da Dana-Farber Cancer Institute, da Universidade Harvard, e da Clinica Mayo, ambos nos EUA,  promete revolucionar o diagnóstico da doença – identificando mais de 50 tipos de câncer, assim como a localização dos tumores no corpo, a partir de um novo tipo de exame de sangue.

O procedimento se baseia no sequenciamento do DNA para detectar alterações químicas nos grupos metil das células cancerígenas e, dessa forma, apontar genes cancerígenos ativos ou inativos. 6.689 amostras de DNA foram utilizadas na pesquisa, com 2.482 de pessoas diagnosticadas com câncer, e 4.207 de pessoas sem a doença. O índice de acerto foi de 99,3% para detectar o câncer, e 90% para precisar o local do tumor – informações determinantes para o sucesso de um tratamento.

Entre os 50 tipos de tumor detectados estavam os cânceres de mama, colo-retal, esôfago, vesícula biliar, bexiga, gástrico, ovário, cabeça e pescoço, pulmão, leucemia linfóide, mieloma múltiplo e pâncreas. “Nossos resultados mostram que essa abordagem pode identificar uma ampla gama de tipos de câncer em praticamente qualquer estágio da doença, com especificidade e sensibilidade próximas ao nível necessário para a triagem em nível populacional”, afirmou Geoffrey Oxnard, um dos autores do estudo, publicado na revista Annals of Oncology, confirmando que o novo exame pode ser fundamental para o diagnóstico precoce da doença – e, com isso, um tratamento bastante mais eficaz.

Fonte: Hypeness

As opiniões contidas nas matérias divulgadas refletem unicamente a opinião do veículo, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte do Instituto Oncoguia.



Este conteúdo ajudou você?

Sim Não


A informação contida neste portal está disponível com objetivo estritamente educacional. Em hipótese alguma pretende substituir a consulta médica, a realização de exames e ou, o tratamento médico. Em caso de dúvidas fale com seu médico, ele poderá esclarecer todas as suas perguntas. O acesso a Informação é um direito seu: Fique informado.

O conteúdo editorial do Portal Oncoguia não apresenta nenhuma relação comercial com os patrocinadores do Portal, assim como com a publicidade veiculada no site.

© 2003 - 2020 Instituto Oncoguia . Todos direitos reservados
Desenvolvido por Lookmysite Interactive