Categorias


Cadastro rápido

Receba nosso conteúdo por
e-mail

Tudo sobre o câncer

 
Mais Tipos de câncer

Curta nossa página

Financiadores

Roche Novartis Varian Bristol MerckSerono Amgen Pfizer AstraZeneca Bayer Janssen MSD Mundipharma Takeda Astellas UICC GBT Abbvie Ipsen Sanofi Grunenthal Daiichi Sankyo


  • tamanho da letra
  • A-
  • A+

Câncer e estilo de vida

  • Equipe Oncoguia
  • - Data de cadastro: 08/09/2021 - Data de atualização: 08/09/2021


Estudo publicado recentemente na revista científica Cancer Research, da Associação Americana para Pesquisa do Câncer, avaliou o estilo de vida e os dados genéticos de mais de 400 mil homens e mulheres. Entre os pacientes com alto risco por fator genético, a incidência de câncer foi de 5,51% em homens e 3,69% em mulheres que tinham um estilo de vida saudável – os números sobem para 7,23% nos homens e 5,77% nas mulheres entre aqueles que não cultivam hábitos saudáveis de vida.

Pacientes com estilo de vida menos saudável e fator genético mais alto tiveram 2,38 vezes (mulheres) e 2,99 vezes (homens) mais chances de desenvolver câncer em comparação àqueles com um estilo de vida saudável e fator genético menos relevante.

A pesquisa reforça aquilo que defendemos há décadas: um estilo de vida é a melhor defesa contra doenças crônicas – como obesidade, diabetes, hipertensão, demências, depressão -, mas também o infarto, o acidente vascular cerebral e o câncer. Alimentação balanceada, prática de exercícios, sono reparador, consumo moderado de álcool, controle do peso, distância do tabagismo e exames preventivos regulares são verdadeiros aliados em busca de longevidade com autonomia.

Estudos atestam que 75% dos casos de câncer são causados por alterações nos genes do tecido comprometido. É o que faz o cigarro com o pulmão e com a bexiga, e a alimentação irregular com o intestino, por exemplo. Portanto, a Associação americana atesta que é possível reverter o risco de câncer aderindo a hábitos saudáveis, reduzindo a relevância do fator genético como risco iminente de propagação de células tumorais.

Segundo o INCA, a estimativa é de mais de 700 mil casos de câncer em todo o Brasil, em 2021. É doloroso pensar que muitas destas ocorrências poderiam ser evitadas, anualmente, com a simples adoção de um estilo de vida saudável.

O cenário torna-se ainda mais dramático se considerarmos que, com a pandemia, muitos pacientes postergaram ou desistiram temporariamente de seus tratamentos. O mesmo se pode dizer do abandono das práticas esportivas.

Por medo de contágio do vírus, muitos pacientes deixaram de manter a regularidade de suas atividades, fato grave quando se sabe que o esporte pode prevenir ao menos 13 tipos de câncer, incluindo os de mama e próstata, os mais recorrentes em nosso país. É preciso considerar ainda que o medo e as incertezas aumentaram significativamente o consumo de álcool e cigarro.

Naquelas pessoas em que o câncer ainda começa a se desenvolver, sabemos que o diagnóstico precoce permite o tratamento e a cura em 90% dos casos. Agora é tempo de cada um voltar a cuidar da sua saúde. Além da adoção dos hábitos saudáveis, é fundamental retomar as consultas médicas e check-ups que foram adiados. Saúde é prevenção!

Gilberto Ururahy é médico há 40 anos, com longa atuação em Medicina Preventiva. Em 1990, criou a MedRio Check-up, líder brasileira em check up médico. É detentor da Medalha da Academia Nacional de Medicina da França e autor de três livros: “Como se tornar um bom estressado” (Editora Salamandra), “O cérebro emocional” (Editora Rocco) e “Emoções e saúde” (Editora Rocco).

Fonte: Veja Rio



Este conteúdo ajudou você?

Sim Não


A informação contida neste portal está disponível com objetivo estritamente educacional. Em hipótese alguma pretende substituir a consulta médica, a realização de exames e ou, o tratamento médico. Em caso de dúvidas fale com seu médico, ele poderá esclarecer todas as suas perguntas. O acesso a Informação é um direito seu: Fique informado.

O conteúdo editorial do Portal Oncoguia não apresenta nenhuma relação comercial com os patrocinadores do Portal, assim como com a publicidade veiculada no site.

© 2003 - 2021 Instituto Oncoguia . Todos direitos reservados
Desenvolvido por Lookmysite Interactive