[CÂNCER DE PULMÃO] Luci Mary Ubeid

Instituto Oncoguia - Você poderia se apresentar?

Luci Mary - Meu nome é Luci Mary Gomes Ubeid, tenho 57 anos, sou viúva e dona de casa. Adoro cozinhar e nunca dispenso um convite para piscina... amo estar dentro da água!

Instituto Oncoguia - Como foi que você descobriu que estava com câncer?

Luci Mary - No dia 30 de dezembro de 2010, eu estava com uma dor no meio das costas insuportável. Não queria passar o réveillon com tanta dor, e por isso fui ao Pronto Socorro, achando que fosse algum problema de coluna. Eu sentia também dor ao respirar. Naquela ocasião, o médico pediu raios X de pulmão, onde foi constatada uma mancha. Fui aconselhada a procurar um pneumologista, e não tive dúvidas: no dia seguinte fui ao PS de um hospital onde eu tinha certeza de que haveria um de plantão.

Internada, na mesma hora, começou uma bateria de exames onde foi constatado um carcinoma pulmonar de pequenas células de origem neuroendócrina. Feito o estadiamento, o resultado foi carcinoma pulmonar de pequenas células extenso. Já havia metástases no fígado e nas adrenais.

Eu fazia exames anuais e nunca apareceu nada. Naquele ano completava 2 anos que eu havia abandonado o cigarro, depois de 30 anos fumando. Na minha família há vários casos de câncer.

Instituto Oncoguia – Qual foi sua reação ao receber o diagnóstico?

Luci Mary - O diagnóstico foi uma ‘novelinha’. Acho que o meu médico estava sem coragem de falar comigo e com a minha filha, visto que ele entrava e saia do quarto com uma carinha muito triste. Tivemos que enquadrar esse menino! -"Dr. quantos por cento minha mãe tem de chance de estar com câncer?" E ele respondeu: "99,9%”. E eu disse: "Eu já sabia! Vamos para a guerra já porque quem fica parado é poste!".

Essa foi a minha primeira reação. Daí pra frente não tive tempo de ficar pra baixo, até porque eu já estava tomando antidepressivo há alguns meses...

Instituto Oncoguia - Você já começou o tratamento?

Luci Mary - Comecei o tratamento com quimioterapia, seguida de radioterapia no tórax e no cérebro (profilaticamente). A recidiva aconteceu dois meses depois, com várias metástases no fígado. Refiz o tratamento e continuei a vida. Três meses depois ao fazer os exames de controle, a bomba veio em forma de recidivas no cérebro, fígado, suprarrenal e pulmão. No momento estou fazendo radio e químio. Tenho muitos sintomas das lesões do cérebro (tonturas, dor de cabeça, falta de equilíbrio) e também da medicação.

Instituto Oncoguia - Em que fase está do tratamento?

Luci Mary - No momento estou realizando uma quimioterapia mais tóxica. Os efeitos colaterais são administrados com auxílio de medicamentos.

Instituto Oncoguia - Você fez acompanhamento psicológico?

Luci Mary - Apoio psicológico sempre veio da minha netinha Luiza (3 anos), que vem vivendo comigo toda essa caminhada! Ela é minha ‘enfermeirinha’ e massagista da minha carequinha queimada. Não sei se estaria lutando tanto se não fosse o amor que sinto pelos meus 4 netinhos. Apesar de que ando precisando desabafar com alguém. Estou precisando, sim, de colo. Tenho 3 filhos maravilhosos. Eles procuram não demonstrar o quanto estão tristes, mas meu coração de mãe sabe que não é assim. Sabe o que me ajudou a enfrentar o câncer? Crianças e natureza... Amo a inocência, a pureza e a sinceridade das crianças e tenho me encantado muito com os passarinhos! ‘Sei lá’ o porquê!

Instituto Oncoguia - Como está a sua vida hoje? Conte-nos sobre seu trabalho e planos para o futuro

Luci Mary - Como tenho alguns sintomas devido às metástases no cérebro, passo a maior parte do dia em casa; não estou mais dirigindo e minha grande companheira para tudo é minha filha Soraya! Moro sozinha, mas desde que o médico recomendou não fico mais sem companhia em casa (risco de convulsão). Sempre fui dona de casa, então não houve mudança significativa nesse aspecto. Medo de morrer? Eu não tenho. Mas como disse Chico Anísio: "Tenho pena, pena de não ver meus netos crescerem”.

Instituto Oncoguia - Que orientações você daria para alguém que está recebendo o diagnóstico de câncer hoje?

Luci Mary - Aos amigos que hoje enfrentam o câncer quero pedir para que nunca desistam de lutar... Lutem com todas as forças, porque a cura pode estar chegando amanhã! Acreditemos muito na ciência e deixemos que a fé nos abasteça de esperança!

Instituto Oncoguia - Como vê o trabalho do Oncoguia?

Luci Mary - Adoro o trabalho do Instituto Oncoguia! Não fico um dia sem entrar no site. Recomendo sempre no Facebook. Muito obrigada, Instituto Oncoguia! Foi um prazer dividir minha história com vocês e espero que possa ajudar alguma coisa. Obrigada pelo apoio!

Beijos para vocês e obrigada por tudo!
Este conteúdo ajudou você?

Avaliação do Portal

1. O conteúdo que acaba de ler esclareceu suas dúvidas?
Péssimo O conteúdo ficou muito abaixo das minhas expectativas. Ruim Ainda fiquei com algumas dúvidas. Neutro Não fiquei satisfeito e nem insatisfeito. Bom O conteúdo esclareceu minhas dúvidas. Excelente O conteúdo superou todas as minhas expectativas.
2. De 1 a 5, qual a sua nota para o portal?
Péssimo O conteúdo ficou muito abaixo das minhas expectativas. Ruim Ainda fiquei com algumas dúvidas. Neutro Não fiquei satisfeito e nem insatisfeito. Bom O conteúdo esclareceu minhas dúvidas. Excelente O conteúdo superou todas as minhas expectativas.
3. Com a relação a nossa linguagem:
Péssimo O conteúdo ficou muito abaixo das minhas expectativas. Ruim Ainda fiquei com algumas dúvidas. Neutro Não fiquei satisfeito e nem insatisfeito. Bom O conteúdo esclareceu minhas dúvidas. Excelente O conteúdo superou todas as minhas expectativas.
4. Como você encontrou o nosso portal?
5. Ter o conteúdo da página com áudio ajudou você?
Esse site é protegido pelo reCAPTCHA e a política de privacidade e os termos de serviço do Google podem ser aplicados.
Multimídia

Acesse a galeria do TV Oncoguia e Biblioteca

Folhetos

Diferentes materiais educativos para download

Doações

Faça você também parte desta batalha

Cadastro

Mantenha-se conectado ao nosso trabalho