Tipos de Câncer

Câncer de Pulmão de Pequenas Células

Categorias


Cadastro rápido

Receba nosso conteúdo por
e-mail

Tudo sobre o câncer

 
Mais Tipos de câncer

Curta nossa página

Financiadores

Roche Novartis Varian Bristol MerckSerono Lilly Amgen Pfizer AstraZeneca Bayer Janssen MSD ACS Mundipharma Takeda Susan Komen Astellas UICC Libbs Healthy Americas GBT Abbvie Ipsen Shire


  • tamanho da letra
  • A-
  • A+

Câncer de pulmão em não fumantes

  • Equipe Oncoguia
  • - Data de cadastro: 04/11/2018 - Data de atualização: 04/11/2018


O câncer de pulmão em não fumantes é frequente. Atualmente, o câncer de pulmão em não fumantes é considerado a sexta causa de morte por câncer nos Estados Unidos.

Estatísticas

De uma forma geral, de 10% a 15% dos cânceres de pulmão ocorrem em não fumantes.

Dois terços dos não fumantes que contraem câncer de pulmão são mulheres e 20% dos cânceres de pulmão em mulheres ocorrem em pessoas que nunca fumaram. Essa porcentagem é significativamente maior em mulheres asiáticas.

Causas

Algumas das causas não relacionadas ao tabagismo incluem:

  • Radônio.
  • Fumo passivo.
  • Exposição ao amianto.
  • Microgotículas de óleo causadas por frituras ao cozinhar .
  • Exposição ocupacional.
  • Predisposição genética.
  • Infecção pelo papilomavírus humano (HPV).

Tipos

Apesar da maioria dos casos de cânceres de pulmão em fumantes serem classificados como câncer de pulmão de células escamosas, a maior parte dos cânceres de pulmão em não fumantes é adenocarcinoma.

  • Câncer de pulmão de células escamosas. Tende a se desenvolver próximo as vias aéreas e causa sintomas como tosse e hemoptise.
  • Adenocarcinoma. Geralmente se desenvolve nas regiões externas dos pulmões e pode não apresentar sintomas por um longo tempo. Os sintomas mais comuns são falta de ar, fadiga ou dor óssea (devido a disseminação da doença).
  • Carcinoma bronquíolo-alveolar (subtipo de adenocarcinoma). É outra forma de câncer de pulmão mais comum em não fumantes, especialmente em mulheres jovens não fumantes.

Biologia

O câncer de pulmão em não fumante difere do câncer de pulmão em fumantes do ponto de vista genético, celular e molecular. Isso significa que as alterações nas células que as tornam cancerígenas são diferentes em todos os níveis. Entretanto, atualmente, o câncer de pulmão em fumantes e não fumantes é tratado de forma similar.

Todos os pacientes diagnosticados com câncer de pulmão de não pequenas células - especialmente os não fumantes - devem fazer testes genéticos (perfis moleculares) em seus tumores. Além disso, deve ser realizada uma biópsia líquida para diagnosticar mutações do EGFR (receptor do fator de crescimento epidérmico), uma proteína encontrada na superfície das células, que normalmente as ajuda a crescer e se dividir. Essas mutações são especialmente comuns em pacientes não fumantes.

Prognóstico

O câncer de pulmão em não fumantes é geralmente diagnosticado em um estágio tardio, sendo inicialmente investigado como uma infecção respiratória ou mesmo alergia. Ainda assim, alguns estudos sugerem que a sobrevida global é melhor em não fumantes. Em geral, as mulheres não fumantes têm um prognóstico melhor do que os homens não fumantes.

Prevenção

Existem algumas coisas que os não fumantes podem fazer para diminuir o risco de câncer de pulmão, como verificar a presença de radônio em suas residências e evitar o fumo passivo. Certas dietas práticas alimentares, bem como práticas moderadas de atividades físicas, também parecem reduzir o risco.

Direcionamento das pesquisas

Pesquisas em andamento estão estudando formas para diagnosticar precocemente o câncer de pulmão em não fumantes. No futuro, poderão ser usados marcadores tumorais, substâncias no sangue associadas ao câncer, para diagnosticar esses cânceres em não fumantes em estágio inicial quando a doença ainda é tratável.

Apoio e suporte

Devido ao estigma do câncer de pulmão, os não fumantes geralmente comentam que sentem menos apoio do que pacientes com outros tipos de câncer. Comentários insensíveis, como "Eu não sabia que você fumava escondido", podem ser prejudiciais na melhor e na pior das hipóteses, quando as pessoas sentem vergonha de compartilhar sua luta com os outros devido ao estigma da doença. Tanto os fumantes quanto os não fumantes com câncer de pulmão precisam de nosso cuidado e apoio incondicional.

Fonte: Lung Cancer in Non-Smokers



Este conteúdo ajudou você?

Sim Não


A informação contida neste portal está disponível com objetivo estritamente educacional. Em hipótese alguma pretende substituir a consulta médica, a realização de exames e ou, o tratamento médico. Em caso de dúvidas fale com seu médico, ele poderá esclarecer todas as suas perguntas. O acesso a Informação é um direito seu: Fique informado.

O conteúdo editorial do Portal Oncoguia não apresenta nenhuma relação comercial com os patrocinadores do Portal, assim como com a publicidade veiculada no site.

© 2003 - 2019 Instituto Oncoguia . Todos direitos reservados
Desenvolvido por Lookmysite Interactive