Categorias


Cadastro rápido

Receba nosso conteúdo por
e-mail

Tudo sobre o câncer

 
Mais Tipos de câncer

Curta nossa página

Financiadores

Roche Novartis Varian Bristol MerckSerono Amgen Pfizer AstraZeneca Bayer Janssen MSD Mundipharma Takeda Astellas UICC GBT Abbvie Ipsen Sanofi Grunenthal Daiichi Sankyo


  • tamanho da letra
  • A-
  • A+

Câncer de próstata: realização de exame cai 45% na rede privada do DF

  • Equipe Oncoguia
  • - Data de cadastro: 08/11/2021 - Data de atualização: 08/11/2021


Levantamento feito pelo Sindicato de Laboratórios e Centros de Diagnósticos Privados do Distrito Federal (Sindilab) constatou que o número de exames realizados em 2020 para a detecção do câncer de próstata foi 45% menor em relação a 2019 na capital da República.

Ainda de acordo com a pesquisa, trata-se da maior queda já registrada na história. A busca por exames preventivos para a detecção do câncer de mama pelas mulheres também foi 12% menor em 2020 em relação a 2019.

Na opinião do oncologista Paulo Gustavo Bergerot, isso se deve em grande parte à pandemia da Covid-19. “Com a necessidade do isolamento social, houve uma relativa negligência em relação a consultas de rotina para investigar problemas diversos. Isso é especialmente prejudicial, pois acarreta uma tendência de diagnósticos mais tardios”, pondera o especialista.

Tratável e curável

O câncer de próstata é o tumor com a maior prevalência entre os homens. Ele é tratável e curável. “Porém, o diagnóstico precoce e o tratamento imediato são fundamentais. Não devemos esperar por sintomas. Tumores prostáticos não são sintomáticos quando estão em estágio inicial. Eles aparecem já em estágio avançado”, complementa o oncologista.

O especialista estima que a maioria das pessoas acima dos 60 e 70 anos pode ter algum problema na próstata. “Não necessariamente maligno. Entretanto, desses, até 11% podem desenvolver câncer de próstata”, conclui.

A estimativa de novos casos da doença no país prevista pelo Instituto Nacional de Câncer (Inca) para o ano de 2021 é de 65.840 ocorrências.

Fonte: Metrópoles 



Este conteúdo ajudou você?

Sim Não


A informação contida neste portal está disponível com objetivo estritamente educacional. Em hipótese alguma pretende substituir a consulta médica, a realização de exames e ou, o tratamento médico. Em caso de dúvidas fale com seu médico, ele poderá esclarecer todas as suas perguntas. O acesso a Informação é um direito seu: Fique informado.

O conteúdo editorial do Portal Oncoguia não apresenta nenhuma relação comercial com os patrocinadores do Portal, assim como com a publicidade veiculada no site.

© 2003 - 2022 Instituto Oncoguia . Todos direitos reservados
Desenvolvido por Lookmysite Interactive