[CÂNCER DE PELE] Denise Gromatzky

Instituto Oncoguia - Você poderia se apresentar?

Denise Gromatzky - Estou com 48 anos, sou Terapeuta Transpessoal, trabalho com técnicas complementares como Reiki e Florais de Bach, entre outras e Workshops Vivencias com grupos. Tenho paixão por estudar e espero poder terminar a Faculdade de Psicologia.

Instituto Oncoguia - Como você descobriu que estava com câncer?

Denise Gromatzky - Inicialmente, uma pinta na perna direita começou a crescer de forma diferente e irregular. Embora eu procurasse ler algo a respeito de maneira superficial, resisti um tempo até procurar um médico e fazer qualquer diagnóstico.
Em uma consulta de rotina, acompanhando meu filho, expus à sua dermatologista, que fez uma rápida avaliação e imediatamente me encaminhou para uma biópsia que determinaria qual o procedimento a ser realizado.

Instituto Oncoguia - Como você ficou quando recebeu o diagnóstico? O que sentiu?

Denise Gromatzky - Até que eu conseguisse um resultado definitivo, que ocorreu na cirurgia de ampliação, foi um período de muita expectativa. Embora eu não tivesse medo do que poderia passar, tive muita fé. Não questionei em nenhum momento, algo como "por que eu?”, mas me preocupei muito com o bem estar de meu filho, como seria se algo me acontecesse.
 
Instituto Oncoguia - Qual era a sua maior preocupação no momento em que te deram a notícia?

Denise Gromatzky - O bem estar de meu filho, caso eu estivesse sem condições de estar junto a ele.

Instituto Oncoguia - Quais foram os passos tomados após o recebimento do diagnóstico?

Denise Gromatzky - No meu caso, graças a Deus, tive muita sorte, pois não houve metástase, embora tenha transcorrido um pouco mais de um ano, desde o primeiro diagnóstico até a cirurgia de ampliação. Então não passei por quimioterapia ou radioterapia.

Instituto Oncoguia - Em que momento do tratamento você se encontra agora? Quais tratamentos você já realizou?

Denise Gromatzky - Faço exames de rotina, tentando manter uma vida mais saudável. Ainda há microcirurgias a serem feitas, por precaução, segundo minha dermatologista. Ainda estou no período em que não posso ser considerada uma paciente curada ou com o processo finalizado.

Instituto Oncoguia - Em sua opinião, qual foi o tratamento mais difícil? Por quê?

Denise Gromatzky - Como fiz a cirurgia de ampliação, este foi o tratamento mais longo, pois a recuperação foi lenta, fiquei quase 2 meses na cama, por conta da cicatrização, pois o que dificultou muito meu caso, foi eu ter sido fumante por muitos anos.

Instituto Oncoguia - Como é a sua relação com o seu médico?

Denise Gromatzky - De confiança. Sei que ele me orientará para o meu melhor.

Instituto Oncoguia - Você fez acompanhamento com equipe multiprofissional?
 
Denise Gromatzky - Sim, porém não por indicação de médicos, mas porque senti a necessidade de apoio neste processo.

Instituto Oncoguia - Na sua opinião, o que é mais difícil de enfrentar durante o tratamento e por quê?

Denise Gromatzky - No meu caso, necessariamente tive que olhar para dentro de mim, rever minhas crenças, meus valores. Desconstruí a mim para me reconstruir de outra maneira, num processo que não tem fim. É para toda a vida.

Instituto Oncoguia - O que foi fundamental e lhe ajudou a enfrentar o câncer?

Denise Gromatzky - Pessoas maravilhosas e amorosas que apareceram na minha vida nesse período, pois infelizmente minha família não conseguiu lidar com isso, preferiram ignorar totalmente qualquer coisa a meu respeito. Então, nunca estive só em momento algum. Procurei ler muito, ter fé na vida. A vontade de viver foi o que me moveu a enfrentar com o que aprendi a chamar de entrega.

Instituto Oncoguia - Como está a sua vida hoje? Nos conte sobre seu trabalho e planos para o futuro.

Denise Gromatzky - Estou a cada momento aprendendo a gostar mais de mim, me cuidar, voltei ao trabalho com um novo olhar sobre tudo. Meus planos são publicar meus livros e terminar a faculdade de Psicologia. Viver a vida um dia de cada vez, saboreando as coisas boas e estando aberta ao que tiver que acontecer. Agradecendo cada vez mais a nova chance que tive.

Instituto Oncoguia - Que orientações você daria para alguém que está recebendo o diagnóstico de câncer hoje?

Denise Gromatzky - Não desista, não se entregue. Tudo é possível! Ame-se, aprove-se e agradeça por tudo! É, sem dúvida, um aprendizado difícil, doloroso, mas que ninguém está só nesse processo, nessa experiência.

Instituto Oncoguia - Qual a importância da informação durante o tratamento de um câncer?

Denise Gromatzky - Cada vez me convenço mais que a informação correta é porta de nossa conscientização. Procurar saber e compreender a situação que se apresenta junto aos médicos ou profissionais em que confia.

Instituto Oncoguia - Você buscou se informar? De que maneira?

Denise Gromatzky - Inicialmente através da Internet. Depois conversando com médicos e outros profissionais que lidam com este tipo de diagnóstico.

Instituto Oncoguia - Como você acredita que o trabalho do Oncoguia ajuda os pacientes? Te ajudou/ajuda de alguma forma?

Denise Gromatzky - Acho que a maneira como a equipe está lidando com as pessoas que passam pelo que estamos passando é algo maravilhoso. A conscientização é fundamental, tanto para a prevenção quanto para quem está em tratamento.

Instituto Oncoguia - Maio é o Mês de Conscientização do Câncer de Pele. Você poderia deixar um recado de conscientização para os nossos leitores?

Denise Gromatzky - A prevenção é tudo. Porque o câncer de pele é uma doença silenciosa. Não dói... E se pudermos usar nosso tempo para olhar nossa pele, nossas pintas, observar melhor nosso corpo, com certeza teremos mais tranquilidade para viver plenamente. Invista em você! Cuide-se!

Este conteúdo ajudou você?

Avaliação do Portal

1. O conteúdo que acaba de ler esclareceu suas dúvidas?
Péssimo O conteúdo ficou muito abaixo das minhas expectativas. Ruim Ainda fiquei com algumas dúvidas. Neutro Não fiquei satisfeito e nem insatisfeito. Bom O conteúdo esclareceu minhas dúvidas. Excelente O conteúdo superou todas as minhas expectativas.
2. De 1 a 5, qual a sua nota para o portal?
Péssimo O conteúdo ficou muito abaixo das minhas expectativas. Ruim Ainda fiquei com algumas dúvidas. Neutro Não fiquei satisfeito e nem insatisfeito. Bom O conteúdo esclareceu minhas dúvidas. Excelente O conteúdo superou todas as minhas expectativas.
3. Com a relação a nossa linguagem:
Péssimo O conteúdo ficou muito abaixo das minhas expectativas. Ruim Ainda fiquei com algumas dúvidas. Neutro Não fiquei satisfeito e nem insatisfeito. Bom O conteúdo esclareceu minhas dúvidas. Excelente O conteúdo superou todas as minhas expectativas.
4. Como você encontrou o nosso portal?
5. Ter o conteúdo da página com áudio ajudou você?
Esse site é protegido pelo reCAPTCHA e a política de privacidade e os termos de serviço do Google podem ser aplicados.
Multimídia

Acesse a galeria do TV Oncoguia e Biblioteca

Folhetos

Diferentes materiais educativos para download

Doações

Faça você também parte desta batalha

Cadastro

Mantenha-se conectado ao nosso trabalho