Categorias


Cadastro rápido

Receba nosso conteúdo por
e-mail

Tudo sobre o câncer

 
Mais Tipos de câncer

Curta nossa página

Financiadores

Roche Novartis Varian Bristol MerckSerono Amgen Pfizer AstraZeneca Bayer Janssen MSD Mundipharma Takeda Astellas UICC GBT Abbvie Ipsen Sanofi Grunenthal Daiichi Sankyo


  • tamanho da letra
  • A-
  • A+

Câncer de pele de Marília Gabriela é traiçoeiro, mas não costuma alastrar

  • Equipe Oncoguia
  • - Data de cadastro: 10/03/2021 - Data de atualização: 10/03/2021


Marília Gabriela contou aos fãs no Instagram que precisou passar por uma cirurgia para retirar um carcinoma basocelular, um tipo de câncer de pele.

A apresentadora de 72 anos disse que apareceu uma "espinha" em sua narina esquerda que não "saía mais". "Meu querido dr. Otávio não gostou do que viu e me mandou para exames aprofundados que resultaram, uma semana e meia depois (hoje), numa cirurgia para retirada de um sorrateiro carcinoma basocelular".

Marília Gabriela, que já recebeu alta, chegou a aconselhar seus seguidores: "usem protetor solar, de preferência até dentro de casa, sempre".

E, de fato, o principal fator de risco para o surgimento de um carcinoma basocelular é a exposição ao sol em excesso, e sem protetor solar. "O basocelular é o mais prevalente câncer de pele que existe", explica Fernanda Nichelle, médica dermatologista da Clínica MAC - Medicine Aesthetic Clinic (RS).

A especialista explica que as pessoas que tomaram sol durante a infância, adolescência ou juventude, e que não usaram protetor solar adequadamente, têm um risco elevado de ser acometido pela doença. "O sol que a pessoa toma pode fazer um dano cumulativo na pele e causar tardiamente o carcinoma basocelular", alerta Nichelle.

Outros fatores como o tabagismo, alcoolismo, idade avançada e histórico familiar também podem influenciar no surgimento desse tipo de câncer, que costuma atingir pessoas de pele e olhos mais claros.

Normalmente, o basocelular surge na região da face, como nariz, orelhas e até couro cabeludo, isto é, regiões que são mais expostas ao sol. E embora ele possua uma baixa mortalidade, é um câncer mais destrutivo, pois, dependendo do local, pode acometer todo o tecido ao redor.

O basocelular não se espalha pelo corpo, como acontece com o melanoma, mas pode ficar muito grande. "Ele tem uma capacidade de expansão muito forte, de destruição de tecido. Dependo do local acometido, o paciente pode precisar ser submetido a uma reconstrução ou até mesmo o uso de enxerto, de tanto espaço que esse câncer acometeu", explica Nichelle.

Como é feito o tratamento?
Existem vários tipos de tratamento e isso vai depender do estágio e do local acometido. É possível retirar o câncer por meio de terapia fotodinâmica, que é a aplicação de um medicamento em que o paciente é exposto a um tipo de luz, que tem a função de eliminá-lo.

Também é possível retirá-lo com uma criocirurgia/terapia, onde a lesão é congelada, e até cirurgia convencional, se necessário.

A especialista ressalta que esse tipo de câncer pode ser traiçoeiro e aparecer a qualquer momento, por isso é importante sempre consultar o especialista em caso de qualquer suspeita.

"O paciente que teve basocelular pode ter novamente, inclusive no mesmo lugar de onde foi retirado. A incidência é grande", alerta Nichelle.

Fonte: Viva Bem

As opiniões contidas nas matérias divulgadas refletem unicamente a opinião do veículo, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte do Instituto Oncoguia.

Este conteúdo ajudou você?

Sim Não


A informação contida neste portal está disponível com objetivo estritamente educacional. Em hipótese alguma pretende substituir a consulta médica, a realização de exames e ou, o tratamento médico. Em caso de dúvidas fale com seu médico, ele poderá esclarecer todas as suas perguntas. O acesso a Informação é um direito seu: Fique informado.

O conteúdo editorial do Portal Oncoguia não apresenta nenhuma relação comercial com os patrocinadores do Portal, assim como com a publicidade veiculada no site.

© 2003 - 2021 Instituto Oncoguia . Todos direitos reservados
Desenvolvido por Lookmysite Interactive