[CÂNCER DE OVÁRIO] Mariana Sória

Instituto Oncoguia - Você poderia se apresentar?

Mariana Sória - Ola! Meu nome é Mariana, tenho 30 anos, sou de Santo André, mas moro em Campinas há algum tempo.

Instituto Oncoguia - Como foi que você descobriu que estava com câncer?

Mariana Sória - Decidida que estava na hora de engravidar, fui ao ginecologista fazer alguns exames de rotina pra ver se estava tudo ok. Fiz ultrassonografia e o resultado foi que eu estava com um TERATOMA, era algo para não me preocupar por ser benigno, mas que a cirurgia seria necessária. Assim que saiu a biopsia pós cirurgia, tive a notícia que era câncer de ovário e não apenas um teratoma.

Instituto Oncoguia - Como você ficou quando recebeu o diagnóstico? O que sentiu?

Mariana Sória - O mundo acaba! Essa é a verdade, assim que você recebe a notícia você fica sem chão, sem entender o que vai acontecer com você e num primeiro momento, impossível não pensar até em morte, pois sabemos a gravidade dessa doença. Demorou mais ou menos um mês até cair na real e perceber que o câncer hoje tem tratamento e que eu deveria lutar e não me desesperar.

Instituto Oncoguia - Qual era a sua maior preocupação neste momento?

Mariana Sória - Muitas coisas passam na cabeça, aliás a cabeça não para um minuto! rs! O que mais me preocupou foi a questão do cabelo (a falta deles), o como dar a notícia pros amigos e familiares e a questão de não poder mais ter filhos biológicos.

Instituto Oncoguia - O que aconteceu depois disso?

Mariana Sória - Assim que passou a fase do desespero, da tristeza, com a ajuda do meu oncologista que me deixou 100% segura no tratamento que havia me passado, do meu namorado, pai, mãe e irmão, tudo foi ficando mais tranquilo. A partir daí, fui contando aos poucos pras pessoas, me apegando em orações, comecei a ler livros sobre o poder da nossa mente, até entender que eu ia escolher o que queria que acontecesse comigo, e eu escolhi viver! Então vou atrás disso, da minha vida, minha cura!

Instituto Oncoguia - Você já começou o tratamento?

Mariana Sória - Comecei o tratamento em dezembro de 2012. Fiz 4 sessões de quimioterapia, uma cirurgia de histerectomia, ou seja, a retirada de todo sistema reprodutor, e mais 3 sessões de químio pra finalizar. Hoje faz uma semana que fiz minha última químio.

Instituto Oncoguia - Em sua opinião, qual é o tratamento mais difícil? Por quê?

Mariana Sória - Acho que difícil não é apenas o que você sente fisicamente. Claro que os efeitos da químio não são legais, mas acho que o mais difícil é você conseguir passar por todo tratamento com uma cabeça boa. Saber que não poderei mais gerar um filho foi difícil, ficar em casa sem forças no corpo pós químio, tem que ter paciência e calma, olhar no espelho e se ver diferente também não é fácil (no meu caso engordei 12 kilos, estou sem cabelo, sobrancelha, cílios), isso mexe muito com nossa autoestima.

Instituto Oncoguia - Você teve efeitos colaterais? Qual o pior?

Mariana Sória - Tive alguns sim. O cabelo como disse foi bem difícil no começo, mas agora adoro usar lenços e prótese capilar. Hahaha! Sempre após as sessões de quimioterapia passava uns 5 dias com corpo cansado, um pouco fraca, sem paladar, muito enjoada, falta de ar.

Instituto Oncoguia - Como foi a relação com o seu médico?

Mariana Sória - A melhor possível. Sempre senti muita segurança nele. O admiro como profissional, sei que é um bom médico e por isso sempre acreditei em todo tratamento. Sabendo que o protocolo que ele escolheu pra mim era o melhor. Sempre esclareceu minhas dúvidas. Agradeço o Dr. André para sempre.

Instituto Oncoguia - Com que outro profissional você se relacionou?

Mariana Sória - Fora meu oncologista, tive contato com as duas enfermeiras que ficavam comigo durante as sessões de quimio, que me ajudaram demais, sempre com sorriso no rosto mostrando que meu tratamento daria certo. Conversei bastante no primeiro dia de quimio com a farmacêutica responsável, que me explicou cada remédio, cada efeito e suas possíveis reações. Minha ginecologista que fez a cirurgia, que também sempre disposta a me ajudar com muito carinho e dedicação.

Instituto Oncoguia - Você fez acompanhamento psicológico?

Mariana Sória - Não fiz. Muitas pessoas me aconselharam e eu, na verdade, acho super importante pra quem está passando por isso e indico. Mas passando o primeiro mês do recebimento da notícia, eu fiquei muito bem! E encontrei no meu blog, uma forma de desabafo que me ajudou bastante.

Instituto Oncoguia - E com nutricionista?

Mariana Sória - Também não. Mas pesquisei bastante sobre alimentação na fase de tratamento. Graças a Deus não tive problemas com alimentação, sempre me alimentei bem durante as sessões e não tive problemas com vômitos. Apenas mudei alguns hábitos pra melhor.

Instituto Oncoguia - Você está em tratamento ou já finalizou?

Mariana Sória - Acabei há uma semana as quimioterapias que estavam no meu protocolo. Agora esperar uns dias, fazer alguns exames pra ver como estou. Se Deus quiser estarei pronta pra ficar apenas no acompanhamento a cada 3 meses.

Instituto Oncoguia - Como está a sua vida hoje?

Mariana Sória - Um pouco diferente, pois optei parar de trabalhar e me dedicar apenas ao tratamento. Agora, acabando o tratamento, vou retomar minha vida, mas com certeza muito mais feliz, alegre e com a maior vontade do mundo de viver!

Instituto Oncoguia - Conte-nos sobre seu trabalho e planos para o futuro.

Mariana Sória - Hoje vejo a vida um pouco diferente do que antes de ter o câncer. Hoje penso em aproveitar a vida muito mais do que se matar de trabalhar, viver uma vida estressante como a maioria das pessoas hoje em dia fazem. Vou voltar a dar aulas pra crianças que sempre foi minha paixão e havia deixado por achar que o financeiro não compensava, mas hoje quero ser feliz, quero fazer o que gosto, quero ter tempo pra atividades físicas também. Outro sonho que tenho é adotar um filho (ou dois, ou três quem sabe hahaha). Isso está também em meus planos.

Instituto Oncoguia - Que orientações você daria para alguém que está recebendo o diagnóstico de câncer hoje?

Mariana Sória - Sei que na hora que recebemos a notícia é impossível manter os pés no chão, acho válido e importante a pessoa passar pelo susto, por essa tristeza pra depois se erguer mais ainda. Mas acho que de todo meu tratamento o mais importante foi manter o bom humor, a fé acima de tudo e sorrir sempre, mesmo que a situação seja difícil. Acho que manter o humor, a alegria é mais da metade do tratamento. Deixe a parte de remédios e essas coisas ao médico, entregue e confie nele. E você fique com a parte de manter a cabeça firme, força pra seguir em pé, força pra derrubar barreiras, força pra ganhar a luta!

Instituto Oncoguia - Qual a importância da informação durante o tratamento de um câncer?.

Mariana Sória - Hoje, através de redes sociais e sites, temos um grande leque de informações. Acho ótimo, pois sempre recebemos dicas, tratamentos, alternativas pra passar por essa fase de uma maneira mais tranquila. Troca de informações e de ideias com outras pacientes também é válido.

Instituto Oncoguia - Você buscou se informar? De que maneira?

Mariana Sória - Busquei até um certo ponto. Acho legal nos informarmos sobre, por exemplo, alimentos que ajudam no bem estar, tratamentos alternativos, dicas de beleza principalmente para nós, mulheres, maquiagem, lenço, novidades na medicina, mas sempre tomando muito cuidado de onde vem essas informações. Do mesmo jeito que tem coisas boas na internet, tem muita coisa ruim, que só atrapalham no processo. Sempre me preocupei em saber de onde vinham as informações, pra me acrescentar algo e não me colocar pra baixo com notícias erradas. O Oncoguia é um site de respeito, de qualidade, que sempre acompanhei.

Instituto Oncoguia - Como você conheceu o Oncoguia?

Mariana Sória - Através do Facebook. Vi uma matéria publicada por uma amiga, gostei e não parei mais de acompanhar!

Instituto Oncoguia - Você tem alguma sugestão a nos dar?

Mariana Sória - Gostaria apenas de agradecer pelo bem que sempre me fizeram com suas reportagens, informações, carinho comigo e com todas as pacientes oncológicas  Aproveitar e dizer que ontem recebi de vocês um lenço lindo aqui em casa! Foi uma emoção sem tamanho, não tenho nem palavras pra agradecer o carinho de todas vocês.

Este conteúdo ajudou você?

Avaliação do Portal

1. O conteúdo que acaba de ler esclareceu suas dúvidas?
Péssimo O conteúdo ficou muito abaixo das minhas expectativas. Ruim Ainda fiquei com algumas dúvidas. Neutro Não fiquei satisfeito e nem insatisfeito. Bom O conteúdo esclareceu minhas dúvidas. Excelente O conteúdo superou todas as minhas expectativas.
2. De 1 a 5, qual a sua nota para o portal?
Péssimo O conteúdo ficou muito abaixo das minhas expectativas. Ruim Ainda fiquei com algumas dúvidas. Neutro Não fiquei satisfeito e nem insatisfeito. Bom O conteúdo esclareceu minhas dúvidas. Excelente O conteúdo superou todas as minhas expectativas.
3. Com a relação a nossa linguagem:
Péssimo O conteúdo ficou muito abaixo das minhas expectativas. Ruim Ainda fiquei com algumas dúvidas. Neutro Não fiquei satisfeito e nem insatisfeito. Bom O conteúdo esclareceu minhas dúvidas. Excelente O conteúdo superou todas as minhas expectativas.
4. Como você encontrou o nosso portal?
5. Ter o conteúdo da página com áudio ajudou você?
Esse site é protegido pelo reCAPTCHA e a política de privacidade e os termos de serviço do Google podem ser aplicados.
Multimídia

Acesse a galeria do TV Oncoguia e Biblioteca

Folhetos

Diferentes materiais educativos para download

Doações

Faça você também parte desta batalha

Cadastro

Mantenha-se conectado ao nosso trabalho