[CÂNCER DE OVÁRIO] Ana Cristina

Ana Cristina, diagnosticada com câncer de ovário, nos enviou este depoimento a fim de dividir sua experiência e, quem sabe, ajudar outras pessoas que estejam passando pela mesma experiência.

Leia abaixo a história de Ana Cristina.

Meu nome é Ana Cristina.

Falar à respeito do Câncer de Ovário é muito difícil, por ser silencioso, aliás o meu foi silêncio até demais... Sintomas eu tive, mas nunca passou pela minha cabeça que os sintomas estavam relacionados com o Ca Ovariano. Nunca fui uma pessoa de extravagâncias na vida, não bebo, não fumo, nunca tive problemas de saúde, pouco ia ao médico, remédios não era usuária, raramente tomava remédios. Por esses motivos me considerava uma pessoa saudável, intocável de qualquer doença. O câncer não escolhe pessoas saudáveis ou não, ele chega de mansinho e pronto, faz um estrago grande, por isso acho que temos que estar bem preparadas(os) fisicamente e psicologicamente.

Tudo começou depois de uma dor muito forte abdominal e cólicas, sem contar o distúrbio hormonal fora do normal mesmo, uma menstruação em excesso e um mau humor terrível. Nunca fui de ter dores menstruais, a partir de abrir de 2013 as dores eram intensas e um peso que sentia no pé da barriga, achei estranho, porque tudo que eu comia me sentia cheia, com dores, falta de ar, nessas alturas eu já estava procurado os médicos, digo os médicos porque não sabia qual procurar, diversos diagnósticos foram dados, o ginecologista disse que estava com infecção urinária e vai remédios para infecção, o gastro disse que estava com algum problema no estômago e no intestino, vários exames foram feitos mas as dores continuavam, veio a intolerância à lactose, depois uma trombose, e por fim, minha barriga começou a crescer de uma forma descomunal, procurei outro ginecologista, fiz tomografia computadorizada, ultrassom e ultrassom transvaginal, mas não foi tomada nenhuma providência, durante 4 meses minha aparência era de uma mulher grávida de 7 meses. Devido a trombose não podia tomar remédios e nem fazer certos exames, o peso reduziu de 105 kilos fui para 85, tudo isso em 4 meses.

A sorte foi encontrar um médica maravilhosa que se interessou pelo meu caso e preocupadíssima pediu exames completos e quando retornei ao médico, estava com um grau grande de infeçção, anemia profunda e outras coisas mais, fui internada, fizeram vários exames e descobriram uma Neoplasia Ovariana, até então não poderiam afirmar se era malígna ou não, mas todos já desconfiavam. Fui transferida para um hospital especialista para a doença e quando o médico disse para onde seria transferida, eu já sabia que algo bom não era, ainda assim, tentamos nos convencer que não era câncer, foi um choque total na família! Mas Deus é tão maravilhoso que colocou médicos capacitados e um hospital apropriado para a tal doença. 

Durante 12 dias meu caso foi estudado, o tumor crescia e consumia meu sangue, então tive anemia profunda, tomei bolsas de sangue, até que não tinha mais jeito, os médicos marcaram a cirurgia, uma histerectomia total, estava na dependência da biópsia, tive esperanças que ia passar por essa, Deus estava no controle e foi nele que me apeguei, a cirurgia foi bem sucedida, os médicos disseram que fizeram o melhor e que eu ia ficar boa.

Quando saiu o resultado, o frio na barriga ... mas estava confiante, não importava o resultado, iria encarar de frente. Mas a felicidade foi tão grande que ao abrir o exame, o médico e todos ali no consultório comemoraram a cura, eu realmente estava com um câncer ovariano do lado direito, medindo 22cm com 2,5 kg, mas ele foi removido por completo, foi o que escutei do médico, não teve metástase em nenhum outro órgão. A felicidade era notável, mas sabia que estava apenas começando uma batalha, mesmo que o bichinho ruim não estava mais ali, teria que passar por outras fases, não ia escapar da quimioterapia, o grau do câncer estava no começo, grau II, e escutei dos médicos que teria grandes chaces de nunca mais ele voltar, que o meu tratamento era para prevenção.

Hoje continuo fazendo quimio, estou na 4ª sessão sendo que tenho mais 2 para terminar. Tenho somente que agradecer à Deus pelas bênçãos alcançadas, a trombose se foi, a intolerância à lactose eu tenho como antes, estou no meio do tratamento e estou me sentindo bem, sempre procuro estar de bem com vida pois, ganhei uma segunda chance, às vezes fico imaginando o tamanho do tumor e o que poderia ter acontecido... Deus envolveu esse tumor para não estourar e nem dar metástase, estou feliz mesmo fazendo um tratamento difícil, e cada vez que vou para as aplicações, agradeço pelo recomeço. Eu sei que exames de controle virão, mas mesmo assim estou feliz.

De tudo que sei, meu caso não foi genético, os médicos não tem uma resposta para tal, mas tenho comigo que ele já estava ali por muito tempo, e uma das coisas que ajudou, com certeza, a desenvolver, foi a obesidade. Aconselho a todas as mulheres a visitarem o médico regularmente e, qualquer sinal de anormalidade procure sempre seu médico!
Este conteúdo ajudou você?

Avaliação do Portal

1. O conteúdo que acaba de ler esclareceu suas dúvidas?
Péssimo O conteúdo ficou muito abaixo das minhas expectativas. Ruim Ainda fiquei com algumas dúvidas. Neutro Não fiquei satisfeito e nem insatisfeito. Bom O conteúdo esclareceu minhas dúvidas. Excelente O conteúdo superou todas as minhas expectativas.
2. De 1 a 5, qual a sua nota para o portal?
Péssimo O conteúdo ficou muito abaixo das minhas expectativas. Ruim Ainda fiquei com algumas dúvidas. Neutro Não fiquei satisfeito e nem insatisfeito. Bom O conteúdo esclareceu minhas dúvidas. Excelente O conteúdo superou todas as minhas expectativas.
3. Com a relação a nossa linguagem:
Péssimo O conteúdo ficou muito abaixo das minhas expectativas. Ruim Ainda fiquei com algumas dúvidas. Neutro Não fiquei satisfeito e nem insatisfeito. Bom O conteúdo esclareceu minhas dúvidas. Excelente O conteúdo superou todas as minhas expectativas.
4. Como você encontrou o nosso portal?
5. Ter o conteúdo da página com áudio ajudou você?
Esse site é protegido pelo reCAPTCHA e a política de privacidade e os termos de serviço do Google podem ser aplicados.
Multimídia

Acesse a galeria do TV Oncoguia e Biblioteca

Folhetos

Diferentes materiais educativos para download

Doações

Faça você também parte desta batalha

Cadastro

Mantenha-se conectado ao nosso trabalho