[CÂNCER DE MAMA] Virna Soledade

Instituto Oncoguia - Você poderia se apresentar?
 
Virna Soledade - Me chamo Virna Soledade, tenho 35 anos de idade, sou tosadora - adoro animais! Hoje trabalho na empresa dos meus pais de publicidade e propaganda. Meu maior interesse é vencer na vida, ser uma pessoa do bem e fazer o bem ao próximo, passar a minha experiência com o Câncer de Mama de forma positiva, ajudar e incentivar as mulheres (e homens também) sobre como é importante a prevenção.

Instituto Oncoguia - Como você descobriu que estava com câncer?

Virna Soledade - Tive a minha filha aos 31 anos e quando ela nasceu mamou pouco e eu já tinha um nódulo na mama esquerda durante anos, como passei por vários profissionais e todos afirmavam que era displasia mamária deixei um pouco pra lá, porém, após o desmame veio um processo inflamatório. Eu corri para minha ginecologista que me encaminhou ao meu querido mastologista Dro André Girardi Vieira, que de prontidão pediu o pré operatório, fizemos a biópsia e em 15 dias descobri o câncer de mama.

Instituto Oncoguia - Como você ficou quando recebeu o diagnóstico? O que sentiu?

Virna Soledade - Fiquei sabendo de uma forma um pouco difícil, porque meu médico falou que eu teria que fazer outra cirurgia e como eu era muito vaidosa e já estava chateada pela cicatriz de 4 pontos da biópsia no exato momento respondi que não faria outra cirurgia e nem percebi que ele estava com o resultado da biópsia em mãos.
 
Também argumentei que as limitações com minha filha que tinha apenas 1 ano estava me deixando muito triste, não podia pegar no colo, trocar fraudas e nem dar banho. Ele me respondeu: Virna você só vai sair daqui desta sala se me autorizar a fazer estacirurgia e eu perguntei o motivo...Veio o diagnóstico inesperado..."Virna, você está com câncer".

O que eu me lembro é das minhas lágrimas descerem no meu rosto e a minha mãe ao meu lado petrificada. Meus sentimentos foram diversos, medo de morrer, de não poder criar a minha filha que só é criada por mim e com a ajuda dos meus pais, medo de não poder continuar a viver da forma que eu amo.

Depois passou, parei de chorar, concordei com a mastectomia radical, com a garantia do meu médico de que eu viveria para criar a minha filhota e pronto, bola pra frente e pra luta, depois deste dia nunca mais chorei.

Instituto Oncoguia - Qual era asua maior preocupação no momento em que te deram a notícia?

Virna Soledade - A primeira foi como ficaria minha filha em minha ausência, se meus pais iriam aguentar este tranco porque era o primeiro caso na família, e o tratamento em si, tive medo mesmo do desconhecido.

Instituto Oncoguia - Quais foramos passos tomados após o recebimento do diagnóstico?

Virna Soledade - Após o diagnóstico eu fiz outro pré operatório e após 15 dias eu fiz a mastectomia.

Instituto Oncoguia - Em que momento do tratamento você se encontra agora? Quais tratamentos você já realizou?

Virna Soledade - O interessante é que eu não precisei fazer quimioterapia e nem radioterapia. No dia 6 de janeiro de 2012 eu fiz a reconstrução bilateral com expansor, o outro seio também foi feito mastectomia, porque ele vivia cheio de nódulos.

Instituto Oncoguia - Em sua opinião, qual foi o tratamento mais difícil? Por quê?
Virna Soledade- Creio que seja a quimioterapia, não passei por isso, mas conheço muitas amigas que já passaram. O que mais difícil para mim, foi a limitação em relação a mastectomia, até hoje não consigo fazer esforços e sinto muitas dores na cirurgia.

Instituto Oncoguia - Como é a sua relação com o seu médico?

Virna Soledade - O meu médico mastologista é o meu anjo da guarda, sempre tirei todas as dúvidas, ele sempre me atendeu de prontidão é a pessoa mais especial em minha vida, sem ele de repente eu não estaria aqui para contar toda a história.

Meu oncologista também é um amor de pessoa, sempre vou nas consultas e ele sempre me confortou da melhor maneira possível.

Instituto Oncoguia - Você fezacompanhamento com equipe multiprofissional? 

Virna Soledade - Não faço tratamentos e nem acompanhamento pasicológico, minha mãe é quem cuida da minha alimentação que hoje é super balanceada.

Instituto Oncoguia - O que foi fundamental e lhe ajudou a enfrentar o câncer?

Virna Soledade - O fundamental foi o apoio dos meus pais, a minha filha, amigos , minha irmã, meu cunhado e meu sobrinho e principalmente a vontade de viver, realmene eu faria tudo de novo e enfrentaria tudo de novo se fosse preciso para poder viver da forma que eu vivo hoje.

Instituto Oncoguia - Como está a sua vida hoje? Nos conte sobre seu trabalho e planos para o futuro.

Virna Soledade - Minha vida hoje está muito melhor, estou um pouco limitada pois a reconstrução foi feita há pouco tempo, trabalho o dia todo com os meus pais, cuido e educo a minha filha da melhor forma possível, adoro poder ajudar outras pessoas através da minha experiência.

Para o futuro quero ver minha filha se formar,casar e ter filhos, eu com um companheiro maravilhoso e também com muita saúde! Vejo o meu futuro ajudando o próximo e vivendo bem.

Instituto Oncoguia - Que orientações você daria para alguém que está recebendo o diagnóstico de câncer hoje?

Virna Soledade - Tentar ficar o mais calmo possível e jamais desistir de lutar , toda vez que acontece isso com alguém próximo a mim eu tento mostrar como estou bem e também dou exemplos de várias pessoas que já venceram esta luta, eu conheço muitas pessoas guerreiras como eu , então fica mais fácil convencer.

Instituto Oncoguia - Qual a importância da informação durante o tratamento de um câncer?

Virna Soledade - Informação é tudo. Eu, quando descobri, não tinha noção de como era o câncer e nem os sintomas, nada. No começo, fiquei super perdida, mas em todas as consultas tinham muitas mulheres com o mesmo problema que eu, então eu não me acanhava de perguntar...

Instituto Oncoguia - Você buscou se informar? De que maneira?

Virna Soledade - Busquei muita informação pela internet, a cada resultado que eu pegava, ou coisas que eu escutava, eu ia pesquisar, me ajudou muito e então nasceu o meu blog.

Não digo que tudo que lemos é bom, porque na internet você encontra de tudo, tem que tomar cuidado! Hoje eu confio mais nos blogs, fica mais fácil saber o tratamento que a pessoa fez, como se sente...

Instituto Oncoguia - Como você acredita que o trabalho do Oncoguia ajuda os pacientes? Te ajudou/ajuda de alguma forma?

Virna Soledade - O oncoguia ajuda muito, para os iniciantes é essencial, lógico que me ajudou.

Instituto Oncoguia - Mais alguma coisa que você gostaria de nos contar?

Virna Soledade - Gostaria de agradecer pela oportunidade que vocês me proporcionaram para contar um pouco da minha história e fazer parte deste lindo site. Eu desejo muita sorte a todos vocês e se precisarem de algo que eu possa fazer para ajudar é só me procurar no meu email. O que escrevo abaixo é de minha autoria:

O que eu aprendi com o câncer de mama
Aprendi que família é essencial,
Aprendi que a cura dependia muito do meu esforço e da fé em Deus,
Aprendi que existe limitações,
Aprendi que viver é tudo,
Aprendi que amigos nem sempre são o que eu imaginava,
Aprendi que estar doente muitas pessoas vão embora e que milhares querem nos ajudar,
Aprendi que internet ajuda muito,
Aprendi que confiar nas pessoas é difícil,
Aprendi a me cuidar mais,
Aprendi a me amar,
Aprendi que dinheiro não é tudo na vida ,
Aprendi que ser humilde é um lindo passo de aprendizado,
Aprendi que confiar nos médicos é resultado de felcicidade,
Aprendi que chorar faz bem e sorrir é melhor ainda,
Aprendi que existe casos piores que o meu,
Aprendi que respirar é a melhor coisa que tem na vida,
Aprendi que perder um órgão não muda meu caráter,
Aprendi que rezar é muito importante,
Aprendi que perder tempo reclamando não ajuda em nada,
Aprendi que a dor existe mas a da alma é bem pior,
Aprendi que o mar está bem aqui e eu tenho que ir sempre,
Aprendi que o sol hoje não é mais meu grande amigo, mas sempre vai brilhar para mim.
Aprendi que a alimentação balanceada vai me fazer bem,
Aprendi que o ódio e a raiva me deixa mais doente,
Aprendi que tenho que perdoar sempre,
Aprendi que não posso ter dó de mim e nem de outras pessoas,
Aprendi que minhas amigas virtuais são maravilhosas,
Aprendi que eu sou uma vencedora,
Aprendi que a cura do câncer existe,
Aprendi que a cruz que Deus me deu para carregar não foi tão pesada assim e que a carreguei com a cabeça erguida.
Deus, obrigada por me propocionar a oportunidade de ter esta doença e de fazer dela um grande aprendizado.
Este conteúdo ajudou você?

Avaliação do Portal

1. O conteúdo que acaba de ler esclareceu suas dúvidas?
Péssimo O conteúdo ficou muito abaixo das minhas expectativas. Ruim Ainda fiquei com algumas dúvidas. Neutro Não fiquei satisfeito e nem insatisfeito. Bom O conteúdo esclareceu minhas dúvidas. Excelente O conteúdo superou todas as minhas expectativas.
2. De 1 a 5, qual a sua nota para o portal?
Péssimo O conteúdo ficou muito abaixo das minhas expectativas. Ruim Ainda fiquei com algumas dúvidas. Neutro Não fiquei satisfeito e nem insatisfeito. Bom O conteúdo esclareceu minhas dúvidas. Excelente O conteúdo superou todas as minhas expectativas.
3. Com a relação a nossa linguagem:
Péssimo O conteúdo ficou muito abaixo das minhas expectativas. Ruim Ainda fiquei com algumas dúvidas. Neutro Não fiquei satisfeito e nem insatisfeito. Bom O conteúdo esclareceu minhas dúvidas. Excelente O conteúdo superou todas as minhas expectativas.
4. Como você encontrou o nosso portal?
5. Ter o conteúdo da página com áudio ajudou você?
Esse site é protegido pelo reCAPTCHA e a política de privacidade e os termos de serviço do Google podem ser aplicados.
Multimídia

Acesse a galeria do TV Oncoguia e Biblioteca

Folhetos

Diferentes materiais educativos para download

Doações

Faça você também parte desta batalha

Cadastro

Mantenha-se conectado ao nosso trabalho