[CÂNCER DE MAMA] Vera Lúcia Vaz Marques

.Instituto Oncoguia - Você poderia se apresentar?

Vera Lúcia - Atualmente tenho 64 anos, quando descobri o câncer estava com 59 anos. Sou separada, tenho 2 filhos e 2 netos. Me aposentei no fim de 2011. Por mais 40 anos fui uma das proprietárias de uma Pharmácia de Manipulação.

Instituto Oncoguia - Como descobriu o câncer?

Vera Lúcia - Em Março de 2007 na consulta com gineco. Ao fazer os exames de rotina ele desconfiou de algo na Mamografia. Pediu para consultar uma amiga que é Mastologista. Analisando atenciosamente ela me mostrou as células alteradas, e confirmou a existência do Cancêr.

Instituto Oncoguia - O que sentiu quando recebeu o diagnóstico?

Vera Lúcia - Foi um susto muito grande, me senti um boneco "João bobo”. Senti que minhas pernas iam dobrar,que iria cair,mas logo recuperei a lucidez ,me refiz e perguntei a médica: Quando podemos operar?

Instituto Oncoguia - Qual a maior preocupação no momento em que te deram a noticia?

Vera Lúcia - Pensei em como ia conversar com meus filhos e com meus pais que já têm idade avançada.

Instituto Oncoguia - Quais foram os passos tomados após o recebimento do diagnóstico?

Vera Lúcia - Eu queria operar rápido. Fiz punção e todos os exames necessários para cirurgia. Também fui procurar um Cirurgião Plastico, pois eu não queria fazer reconstrução. Durante a consulta mudei de ideia.

Instituto Oncoguia - Em que momento do tratamento se encontra? Quais tratamentos realizou?

Vera Lúcia - Fiz 4 quimios e 33 radios. Atualmente estou entrando no quinto ano em que tomo inibidor de aromatase, Femara.

Instituto Oncoguia - Em sua opinião, qual foi o tratamento mais difícil?

Vera Lúcia - Apesar da quimio ser desagradável, não tive enjôo forte, nem estomatite. Fazia a quimio às sextas para estar bem na segunda-feira e poder trabalhar. Mas as radios quase me nocautearam. Tive fraqueza nas pernas, dores nas juntas e muita astenia. No final fiquei com queimaduras que foram desagradáveis.Cuidei muito da pele mas assim mesmo ela ficou bem irritada.

Instituto Oncoguia - Você teve efeitos colaterais?

Vera Lúcia - Não foi propriamente um efeito colateral, com as Radios minha mama ficou muito irritada, murchou e ficou muito feia. Depois de 12 meses tive de fazer nova cirurgia para reconstruir, dessa vez com o músculo do abdomem. Essa cirurgia foi muito dolorida e desconfortável.

Instituto Oncoguia - Como é sua relação com seu médico?

Vera Lúcia - Tanto com o Onco como com a Mastologista tenho ótima relação.

Instituto Oncoguia - Você fez acompanhamento com equipe multiprofissional?

Vera Lúcia - Durante a radioterapia, conheci o Projeto Ciranda Viva. Comecei a freqüentar os grupos de apoio, o que foi muito válido. Até hoje quando posso ainda frequento esse grupo.

Instituto Oncoguia - Na sua opinião ,o que é mais difícil enfrentar duante o tratamento?

Vera Lúcia - Por mais que sentisse que não iria morrer, quando estava só me batia uma angustia profunda. Nesse ponto a terapia e o trabalho me ajudaram muito.Como não parei de trabalhar, tinha sempre o tempo ocupado. Mas nas horas ociosas batia uma insegurança.

Instituto Oncoguia - O que foi fundamental e lhe ajudou a enfrentar o câncer?

Vera Lúcia - O apoio da família, dos amigos e a internet. Participei do Orkut e depois Facebok, onde encontrei respostas para muitas dúvidas e fiz muitas amizades com pessoas que estavam passando pelo mesmo momento de vida.

Instituto Oncoguia - Como está hoje sua vida? Nos conte sobre seu trabalho e planos para o futuro.

Vera Lúcia - Acabei de aposentar, pela primeira vez, tenho todo tempo do mundo. Depois de mais de 40 anos trabalhando! Hoje em dia vou à academia a hora que quero, curto meus netos, vou ao cinema à tarde. Estou quase aposentando o relógio....

Instituto Oncoguia - Que orientação você daria para alguém que esta recebendo o diagnóstico de um câncer hoje?

Vera Lúcia - Primeiramente ter muita fé, a medicina está a cada dia mais evoluída. Acreditar na vida, cercar-se de amigos e parentes e fazer coisas que dêem prazer. Muita calma, alimentação regrada.

Instituto Oncoguia - Qual a importância da informação durante o tratamento?

Vera Lúcia - Para que seguirmos as cegas? Com tantos meios de informação(internet, livros, grupos de apoio) até nos antecipamos nos efeitos recorrentes do tratamento. Poder ver que cada organismo reage de uma maneira. Que não estamos sós e não somos a única.

Instituto Oncoguia - Você acredita que o Oncoguia ajuda aos pacientes?

Vera Lúcia - Ajuda e muito! O trabalho de prevenção é uma das partes mais importantes.

Este conteúdo ajudou você?

Avaliação do Portal

1. O conteúdo que acaba de ler esclareceu suas dúvidas?
Péssimo O conteúdo ficou muito abaixo das minhas expectativas. Ruim Ainda fiquei com algumas dúvidas. Neutro Não fiquei satisfeito e nem insatisfeito. Bom O conteúdo esclareceu minhas dúvidas. Excelente O conteúdo superou todas as minhas expectativas.
2. De 1 a 5, qual a sua nota para o portal?
Péssimo O conteúdo ficou muito abaixo das minhas expectativas. Ruim Ainda fiquei com algumas dúvidas. Neutro Não fiquei satisfeito e nem insatisfeito. Bom O conteúdo esclareceu minhas dúvidas. Excelente O conteúdo superou todas as minhas expectativas.
3. Com a relação a nossa linguagem:
Péssimo O conteúdo ficou muito abaixo das minhas expectativas. Ruim Ainda fiquei com algumas dúvidas. Neutro Não fiquei satisfeito e nem insatisfeito. Bom O conteúdo esclareceu minhas dúvidas. Excelente O conteúdo superou todas as minhas expectativas.
4. Como você encontrou o nosso portal?
5. Ter o conteúdo da página com áudio ajudou você?
Esse site é protegido pelo reCAPTCHA e a política de privacidade e os termos de serviço do Google podem ser aplicados.
Multimídia

Acesse a galeria do TV Oncoguia e Biblioteca

Folhetos

Diferentes materiais educativos para download

Doações

Faça você também parte desta batalha

Cadastro

Mantenha-se conectado ao nosso trabalho