[CÂNCER DE MAMA] Valeria Migliacci

Instituto Oncoguia - Você poderia se apresentar?
 
Valeria Migliacci - Meu nome é Valeria Migliacci, tenho 43 anos, sou estilista formada pela Faculdade Santa Marcelina e faço acessórios e tecidos em tear manual.

Instituto Oncoguia - Como foi que você descobriu que estava com câncer?
 
Valeria Migliacci - Exames de rotina me levaram ao mastologista desde os 37, 38 anos de idade, eu tinha os seios pequenos, alguns carocinhos e muito doloridos ao menstruar. Os médicos diziam que não era nada, que câncer não dói! E eu fazendo exames de 8 em 8 meses, até que um dia apareceu um caroço que realmente não doia nada! Fiz uma biópsia e era um carcinoma ductal infiltrativo... Meio bravinho!!

Instituto Oncoguia - Como você ficou quando recebeu o diagnóstico?
 
Valeria Migliacci - Foi muito duro, é uma sentença de morte e uma falta de chão que não existe nada igual!
 
Instituto Oncoguia - O que sentiu?
 
Valeria Migliacci - Pena, muita pena do que eu teria que encarar... Pena dos pais, dos amigos, da família, mas em nenhum momento pena com cara de auto-piedade, não é essa pena. A pena era de ter que parar tudo o que eu estava fazendo, pena de perder o namorado (isso era um fato!), pena de ficar careca, feia, insegura, pena de ter que me transformar em outra pessoa, já que nunca imaginamos como a nossa vida é pouco valorizada até termos um solavanco como esses... Muita pena, praticamente uma galinha de tanta pena!! rs
 
Mas em nenhum momento aquelas perguntas de "por que comigo?” nada disso!
E medo! Medo de morrer, lógico! E ao mesmo tempo uma força que só quem sabe, sabe de onde vem! Sentimentos muito confusos!!
 
Instituto Oncoguia - Qual era a sua maior preocupação neste momento?
 
Valeria Migliacci - Errar...eu não queria errar na escolha do hospital, na escolha do tratamento, e na minha conduta. Sempre fui uma pessoa muito feliz e divertida, queria que as pessoas não sofressem tanto, então resolvi encarar com tranquilidade (na medida do possível) e descobri que quando você está no problema, ele encolhe! Posso dizer que não errei ao escolher o ICESP !! Impressionante a qualidade do tratamento, pena que são muitos casos novos a cada dia e se perde um pouco em qualidade pelo tempo de espera para exames e consultas. Mas é o melhor centro oncológico do país.

Instituto Oncoguia - O que aconteceu depois disso?
 
Valeria Migliacci - Uma mastectomia radical no seio direito e um esvaziamento no seio esquerdo!  
 
Instituto Oncoguia - Você está em tratamento ou já finalizou?
 
Valeria Migliacci - Fiz 12 sessões de quimioterapia de dezembro a maio, e farei a cirurgia de reconstrução em agosto, talvez!
 
Instituto Oncoguia - Em sua opinião, qual é o tratamento mais difícil? Por que?
 
Valeria Migliacci - Para mim foi a quimioterapia que chamam vermelha, fiz quatro dessas e foi muito duro, embora tenha vomitado só uma vez, é um mal estar inacreditável! Claro que para cada um é de uma maneira, conheci pessoas que não sentiram nada, mas para mim foi pesado!

Instituto Oncoguia - Você teve efeitos colaterais? Qual o pior?
 
Valeria Migliacci - A queda de cabelo para uma pessoa vaidosa como eu poderia ser a morte, mas não foi tão ruim assim, tem uma hora, depois que acaba o tratamento que chateia, você quer seus cabelos de volta rápido, mas demora um pouco...Tem que esperar!
Os enjoos da primeira fase, e o cansaço da segunda fase (taxol) são bem pesados também! Mas nada que não dê para aguentar com coragem e esperança de que uma hora vai acabar!!

Instituto Oncoguia - Como foi a relação com o seu médico?

Valeria Migliacci - É uma relação de amor e ódio! É sempre difícil entrar no consultório...    

Instituto Oncoguia - Com que outro profissional você se relacionou?

Valeria Migliacci - Com a equipe de cirurgia plástica, que são médicos novos e cheios de vontade de fazer um ótimo trabalho... E conseguem!!  

Instituto Oncoguia - Você fez acompanhamento psicológico?
 
Valeria Migliacci - Sempre! Tem que ter uma válvula de escape, quem passa por isso fica meio bitolado no assunto, nada mais interessa, e não há amigo e parente no mundo que mereça isso, então é muito bom ter alguém que você possa e deva falar até a exaustão! É muito importante ter um terapeuta!  
 
Instituto Oncoguia - E com nutricionista?
 
Valeria Migliacci - Uma boa olhada no que se come é importante nessa fase, diminui muito os efeitos colaterais da quimio e do pós operatório, muitas frutas, verduras, menos doces enfim, uma dieta saudável faz muita diferença! Fez para mim!

Instituto Oncoguia - Como está a sua vida hoje? Nos conte sobre seu trabalho e planos para o futuro.

Valeria Migliacci - Ainda é cedo para dizer, tenho mais uma cirurgia pra fazer e continuo com os cuidados paliativos do tipo acupuntura, terapia! Sei que mudei algumas posturas de vida, mas ainda é cedo mesmo para falar! Está um pouco difícil a volta ao trabalho pois dependo do esforço do braço e as vezes dói e fora que toda a criação depende de cabeça em ordem, ainda leva um tempinho... Estou tranquila e aprendi a esperar!

Instituto Oncoguia - Que orientações você daria para alguém que está recebendo o diagnóstico de câncer hoje?

Valeria Migliacci - Que tente fazer com que o fato seja o menos dramático possível! Chore, grite, esperneie e pare! Pense no que você pode se ajudar e como as pessoas que você ama vão sofrer se você esmorecer! O poder é todo seu! Tenha fé! Tenha confiança na medicina e nas novas técnicas de tratamentos que estão disponíveis nos dias de hoje!

Instituto Oncoguia - Mais alguma coisa que você gostaria de nos contar?
 
Valeria Migliacci - Queria ressaltar a importância da acupuntura no tratamento, me fez muito bem!
 
 Instituto Oncoguia - Qual a importância da informação durante o tratamento de um câncer?

Valeria Migliacci - O Oncoguia é de longe o site que mais informa o que se tem que saber, os médicos advertem quanto as buscas no Dr. Google, cada caso é único e muitas informações atrapalham e nos deixam muito temerosas.

Instituto Oncoguia - Você buscou se informar? De que maneira?
 
Valeria Migliacci - Com médicos, no site do Oncoguia, com pessoas que passaram pelo mesmo e que encaram a vida de maneira leve. Gente pesada não dá!

Instituto Oncoguia - Como você conheceu o Oncoguia?
 
Valeria Migliacci - Através de um amigo.

Instituto Oncoguia - Você tem alguma sugestão a nos dar?
 
Valeria Migliacci - O site é ótimo! Obrigada por dar orientações de qualidade para um assunto tão difícil como o câncer.
Este conteúdo ajudou você?

Avaliação do Portal

1. O conteúdo que acaba de ler esclareceu suas dúvidas?
Péssimo O conteúdo ficou muito abaixo das minhas expectativas. Ruim Ainda fiquei com algumas dúvidas. Neutro Não fiquei satisfeito e nem insatisfeito. Bom O conteúdo esclareceu minhas dúvidas. Excelente O conteúdo superou todas as minhas expectativas.
2. De 1 a 5, qual a sua nota para o portal?
Péssimo O conteúdo ficou muito abaixo das minhas expectativas. Ruim Ainda fiquei com algumas dúvidas. Neutro Não fiquei satisfeito e nem insatisfeito. Bom O conteúdo esclareceu minhas dúvidas. Excelente O conteúdo superou todas as minhas expectativas.
3. Com a relação a nossa linguagem:
Péssimo O conteúdo ficou muito abaixo das minhas expectativas. Ruim Ainda fiquei com algumas dúvidas. Neutro Não fiquei satisfeito e nem insatisfeito. Bom O conteúdo esclareceu minhas dúvidas. Excelente O conteúdo superou todas as minhas expectativas.
4. Como você encontrou o nosso portal?
5. Ter o conteúdo da página com áudio ajudou você?
Esse site é protegido pelo reCAPTCHA e a política de privacidade e os termos de serviço do Google podem ser aplicados.
Multimídia

Acesse a galeria do TV Oncoguia e Biblioteca

Folhetos

Diferentes materiais educativos para download

Doações

Faça você também parte desta batalha

Cadastro

Mantenha-se conectado ao nosso trabalho