[CÂNCER DE MAMA] Tânia Pinzan

Instituto Oncoguia - Você poderia se apresentar?

Tânia Pinzan - Me chamo Tania M.de S. Pinzan, tenho 50 anos e moro em Atibaia.

Instituto Oncoguia - Como foi que você descobriu que estava com câncer?

Tânia Pinzan - Descobri que estava com câncer em Janeiro de 2013. Fiz uma cirurgia no dia 21/12/12 para retirar um cisto que me incomodava a cerca de um ano e três meses. Estava sendo acompanhada por dois mastologista de minha cidade que davam o mesmo diagnóstico. Eles achavam que como estava entrando na menopausa, a tendência era diminuir e acabar sumindo, mas isso não aconteceu... Ele foi puncionado por 3 vezes e sempre voltava a encher, na quarta vez estava extremamente inchado, a pele avermelhada e o mastologista não conseguiu tirar nada além de sangue, não aguentava mais de dor e eles teimavam em me dizer que câncer não doía. No mês de Outubro recebi a notícia de que uma prima havia falecido. Diagnóstico? Câncer de mama. Comuniquei ao mastologista e aí eles resolveram tirar o "cisto".

Instituto Oncoguia - Como você ficou quando recebeu o diagnóstico? O que sentiu?

Tânia Pinzan - No dia 08/01/2013, levei o resultado da biópsia no mastologista que me operou. Quando ele abriu o envelope, olhou o resultado, anunciou que eu teria que fazer outra cirurgia...Questionei e ele disse que era um tumor. Um calor imenso foi subindo pelas minhas pernas acompanhado por uma dormência, o meu peito parecia que estava sendo comprimido e não conseguia respirar... Foi horrível.

Instituto Oncoguia - Qual era a maior preocupação neste momento?

Tânia Pinzan - A maior preocupação era saber o mais rápido possível em que estágio estava a doença, que tipos de exames tinha que fazer e procurar outras opiniões.

Instituto Oncoguia - O que aconteceu depois disso?

Tânia Pinzan - Voltei para a casa com o meu marido. Dar a notícia para meus filhos também foi um dos momentos mais dolorosos, mas necessário, porque dessa união surgiu a serenidade para tomar as decisões corretas. Marcamos a primeira consulta com minha oncologista (Dra.Nise Hitomi Yamaguchi) no dia 18/01/2013, dez dias depois do diagnóstico. Digo que ela foi um anjo enviado por Deus. Fiz vários exames como: PET CT , Cintilografia óssea, ressonância magnética do encéfalo, 30 tipos de exame sangue, urina, Ecocardiograma bidimensional, aspiração biópsia por agulha fina. Ela me encaminhou para o cirurgião e mastologista Dr.Ivo Carelli e equipe.

No dia 07 de Fevereiro, fui internada no Hospital Nove de Julho para fazer a quadrantectomia, minha alta foi no dia seguinte e a cirurgia ficou perfeita, porque meu seio ficou deformado na primeira cirurgia. Alguns dias depois recebi o resultado da biópsia e não poderia ter notícia melhor: não havia células cancerígenas no material retirado ao redor do tumor.

Instituto Oncoguia - Você já começou o tratamento?

Tânia Pinzan - Depois disso, mesmo com este diagnóstico, minha oncologista não descartou a quimioterapia e radioterapia. Comecei a quimioterapia no dia 08/03, dia Internacional da Mulher.

Instituto Oncoguia - Em sua opinião, qual é o tratamento mais difícil? Por que?

Tânia Pinzan - Eu acredito que a quimioterapia deva ser o tratamento mais difícil, apesar de ainda não ter começado a rádio, porque quem enfrenta uma quimio com os efeitos colaterais que enfrentei, enfrenta qualquer coisa.

Instituto Oncoguia - Você teve efeitos colaterais? Qual o pior?

Tânia Pinzan - A primeira quimioterapia me deixou com fortes dores no abdome; rolava de dor e mal conseguia ficar em pé de tanta fraqueza.Tínhamos na programação de quimioterapia 4 ciclos de dois. Fazer a quimio por duas sextas feiras seguidas e descansar uma. No décimo quinto dia da primeira quimio, meu cabelo começou a cair, em uma semana tive três cortes de cabelo: chanel, bem curto e careca !

Perdi completamente o paladar, minha boca ficou porosa como uma esponja de tão áspera, meu nariz queimava, tinha que limpar com cotonetes e soro porque sangrava, todas as minhas unhas da mão e algumas do pé ficaram doloridas e roxas, talvez elas caiam ou descamem.

Meus olhos, depois da quarta quimio começou a lacrimejar sem parar, era como se eu estivesse chorando o tempo todo, ficaram inchados e sensíveis. Procurei um oftalmo e ele constatou que estava com síndrome do olho seco, outro efeito por causa da quimio.

Na semana depois da sexta quimio, ainda com os olhos bem ruins, começaram a aparecer manchas vermelhas em meu rosto, comecei a inchar e a pele ficou esticada de tão ressecada. Minha mão direita começou a escurecer e inchar também, manchas vermelhas apareceram e não podia tocar em nada, sentia muita dor.

Instituto Oncoguia - Como foi a relação com seu médico?

Tânia Pinzan - A relação com minha médica, desde a primeira consulta, foi sempre de muita confiança, sempre me passou muita segurança, atende meus telefonemas sempre, seja durante o dia ou a noite.

Instituto Oncoguia - Com que outro profissional você se relacionou?

Tânia Pinzan - Minha oncologista me encaminhou para uma dermatologista. Precisava hidratar e proteger minha pele. Ela me receitou um hidratante, um protetor solar e um creme.

Instituto Oncoguia - Você fez acompanhamento psicológico?

Tânia Pinzan - Até agora optei por não procurar um psicólogo, acho que o diagnóstico colaborou para isso, mas tenho também um marido-amigo maravilhoso que me acompanha a todos os lugares e resolve tudo pra mim. A família é de extrema importância para a recuperação, e ter Deus no coração, independente de religião.

Instituto Oncoguia - E com nutricionista? Você se consultou?

Tânia Pinzan - O que me arrependi nestes últimos dias foi não ter procurado uma nutricionista. Mesmo sem paladar, vinha me alimentando bem, mas de duas semanas pra cá só consigo tomar sopas e sucos, tudo tem gosto muito ruim e não consigo comer.

Instituto Oncoguia - Você está em tratamento ou já finalizou?

Tânia Pinzan - Como disse antes, depois da sexta quimio minha mão começou a escurecer, apareceram manchas como queimaduras, incharam e ficaram muito doloridas.Então minha oncologista teve que mudar a medicação da quimio e acabou aumentando as sessões.Tenho mais uma quimio no dia 24 e a última será no dia 31 de Maio, no total de dez. Depois serão 30 sessões de rádio. Ainda tenho algumas semanas de tratamento pela frente, mas estou bem.

Instituto Oncoguia - Como está a sua vida hoje?

Tânia Pinzan - Nestes últimos meses, senti uma necessidade grande em compartilhar tudo isso que venho passando.Acho que ainda existe um tabu sobre a doença e muita coisa precisa ser esclarecida. Estou trabalhando em parceria com a MOOVIES produtora de vídeos. Eles montaram um site e criaram um blog (www.meusmiltsurus.com.br), onde vamos postar através de capítulos todas as fases do tratamento. Nossa intenção é informar as pessoas que recebem a notícia de um câncer.

Instituto Oncoguia - Que orientações você daria para alguém que está recebendo o diagnóstico de câncer hoje?

Tânia Pinzan - A pessoa que recebe o diagnóstico de um câncer tem que procurar agilizar o mais rápido possível seus exames e resultados, cirurgia (se for necessário), oncologista de sua confiança. Correr atrás, porque o sistema é muito lento e se tem uma coisa preciosa para quem recebe um diagnóstico de câncer é o tempo.

Instituto Oncoguia - Qual a importância da informação durante o tratamento de um câncer?

Tânia Pinzan - É muito importante a informação durante o tratamento, a pessoa tem que perguntar, tem que questionar, para que ela possa estar confiante e segura e, assim, obter sucesso no tratamento. Temos que acabar com o preconceito e entender que a medicina evoluiu muito nos últimos anos e que a cura para o câncer é possível.

Instituto Oncoguia - Você buscou se informar? De que maneira?

Tânia Pinzan - Foram de várias maneiras que procurei informação. Pesquisa pela internet, livros, muita conversa com pessoas que já passaram e estão passando pela mesma situação. Pergunto tudo aos médicos e enfermeiros que tenho contato.

Instituto Oncoguia - Como você conheceu o Oncoguia?

Tânia Pinzan - Conheci o Oncoguia através da Evelin Scarelli, que conheceu o nosso site e entrou em contato comigo. Desde o primeiro momento senti que ela é um ser iluminado!

Este conteúdo ajudou você?

Avaliação do Portal

1. O conteúdo que acaba de ler esclareceu suas dúvidas?
Péssimo O conteúdo ficou muito abaixo das minhas expectativas. Ruim Ainda fiquei com algumas dúvidas. Neutro Não fiquei satisfeito e nem insatisfeito. Bom O conteúdo esclareceu minhas dúvidas. Excelente O conteúdo superou todas as minhas expectativas.
2. De 1 a 5, qual a sua nota para o portal?
Péssimo O conteúdo ficou muito abaixo das minhas expectativas. Ruim Ainda fiquei com algumas dúvidas. Neutro Não fiquei satisfeito e nem insatisfeito. Bom O conteúdo esclareceu minhas dúvidas. Excelente O conteúdo superou todas as minhas expectativas.
3. Com a relação a nossa linguagem:
Péssimo O conteúdo ficou muito abaixo das minhas expectativas. Ruim Ainda fiquei com algumas dúvidas. Neutro Não fiquei satisfeito e nem insatisfeito. Bom O conteúdo esclareceu minhas dúvidas. Excelente O conteúdo superou todas as minhas expectativas.
4. Como você encontrou o nosso portal?
5. Ter o conteúdo da página com áudio ajudou você?
Esse site é protegido pelo reCAPTCHA e a política de privacidade e os termos de serviço do Google podem ser aplicados.
Multimídia

Acesse a galeria do TV Oncoguia e Biblioteca

Folhetos

Diferentes materiais educativos para download

Doações

Faça você também parte desta batalha

Cadastro

Mantenha-se conectado ao nosso trabalho