[CÂNCER DE MAMA] Rosália Milsztajn

Rosália MilsztajnInstituto Oncoguia - Você poderia se apresentar?

Rosália Milsztajn - Meu nome é Rosália Milsztajn. Tenho 61 anos, sou carioca. Sou psicanalista e escritora

Instituto Oncoguia - Como foi que você descobriu que estava com câncer?

Rosália Milsztajn - Pelo exame de mamografia anual de rotina

Instituto Oncoguia - Como você ficou quando recebeu o diagnóstico? O que sentiu?

Rosália Milsztajn - No primeiro momento não sabia o que pensar, pois sempre foi este o meu maior medo, já que minha mãe faleceu com câncer de mama. Depois me passou pela cabeça fazer todo o possível para me cuidar muito bem apesar de todo o medo e angústia deste diagnóstico.

Instituto Oncoguia - Qual foi a sua maior preocupação neste momento?

Rosália Milsztajn - Foi com os médicos que iriam cuidar de mim. Se seriam bons o suficiente para tratarem de mim. E tomar a decisão mais acertada possíveis. Segundo, a minha grande preocupação foi com os meus filhos. Pelo sofrimento que eu poderia lhes causar e morrer e deixá-los

Instituto Oncoguia - O que aconteceu depois disso?

Rosália Milsztajn - Fui procurando os profissionais para me ajudarem a decidir sobre os procedimentos e pelo temor de vir ter a mesma sorte que minha mãe, me aconselharam fazer o teste genético.

Instituto Oncoguia - Você já começou o tratamento?

Rosália Milsztajn - O teste genético foi positivo e tenho BRCA1, isto é, suscetibilidade para desenvolver câncer de mama e de ovário. Então resolvemos pela retirada das mamas preventivamente, já que o câncer inicial era in situ e dois anos depois operei os ovários de forma também preventiva.

Instituto Oncoguia - Em sua opinião, qual foi o tratamento mais difícil? Por quê?

Rosália Milsztajn - A decisão de retirada das mamas foi o mais difícil. Mas a cirurgia transcorreu muito bem e coloquei as próteses de silicone no mesmo ato cirúrgico o que impediu que eu vivenciasse como outras pacientes o lugar vazio e outros tratamentos invasivos como radioterapia e quimioterapia

Instituto Oncoguia - Você teve efeitos colaterais?

Rosália Milsztajn - Os efeitos foram positivos e a sensação foi de alivio.

Instituto Oncoguia - Como foi a relação com o seu médico?

Rosália Milsztajn - Ótima e de total confiança

Instituto Oncoguia - Com que outro profissional você se relacionou?

Rosália Milsztajn - Primeiro meu ginecologista que sempre pedia a mamografia anual de rotina, que sem esse cuidado poderia ter uma doença mais avançada. Segundo com a radiologista que fez um diagnóstico preciso. Terceiro com a cirurgiã que fez a biópsia que apesar de ser tecnicamente muito boa, sob o aspecto humano muito fraca. E a partir daí o oncologista que me encaminhou ao laboratório para fazer o teste genético e depois a um geneticista que foi maravilhoso em sua orientação coincidindo com o oncologista que me encaminhou para o cirurgião para a cirurgia de retirada das mamas

Instituto Oncoguia - Você fez acompanhamento psicológico?

Rosália Milsztajn - Já fazia minha psicanálise pessoal e continuei abordando intensamente este tema com o meu psicanalista na época o que muito me ajudou.

Instituto Oncoguia - E com nutricionista?

Rosália Milsztajn - O geneticista me encaminhou para uma nutricionista que muito me ajudou. Fez uma dieta com alimentos funcionais e orgânica que mantenho.

Instituto Oncoguia - Você está em tratamento ou já finalizou?

Rosália Milsztajn - Não estou em tratamento, mas sempre observando e fazendo os exames de acompanhamento de mamografia e ultrassonografia.

Instituto Oncoguia - Como está a sua vida hoje?

Rosália Milsztajn - Ótima. Transcorrendo normalmente.

Instituto Oncoguia - Conte-nos sobre seu trabalho e planos para o futuro.

Rosália Milsztajn - Trabalho como psicanalista em minha clínica particular e vez por outra recebo alguém com o diagnóstico de câncer e procuro tratar dentro de minha experiência técnica e experiência de vida. Além disso, na ocasião de meu tratamento, escrevi um livro sobre o que me acontecia sob a forma de pequenas histórias das situações que vivemos dentro desta experiência e o livro que se chama "A história dos seios” que é bem procurado, além de um blog www.ahistoriadosseios.blogspot.com e me possibilitou falar com outras mulheres e comecei a ser chamada para entrevistas, palestras explanações, tornando uma experiência muito interessante para mim como esta entrevista que faço agora.

Instituto Oncoguia - Que orientações você daria para alguém que está recebendo o diagnóstico de câncer hoje?

Rosália Milsztajn - Cabeça erguida e procurar todas as informações possíveis à respeito da doença e os melhores tratamentos disponíveis no momento. Que não é o fim da linha. Os profissionais experientes que lhe expliquem exatamente o que você tem e como você e eles poderiam combinar para vencerem juntos tudo o que tiver que ser enfrentado porque o resultado é sempre positivo. Sempre estarem acompanhados de alguém da família ou amigo querido para o apoio que sempre se necessita. Acreditar e ter sempre muita esperança no triunfo.

Instituto Oncoguia - Qual a importância da informação durante o tratamento de um câncer?

Rosália Milsztajn - A informação como disse acima e durante esta entrevista é fundamental. A colaboração do paciente é o que mais importa e mais do que ele, ninguém quer viver ou se ele desistir, não há nada e ninguém que possa intervir. A doença ganha um outro curso. O paciente pode se preparar para as várias eventualidades e etapas e convívio com filhos, marido e outros parentes.

Instituto Oncoguia - Você buscou se informar? De que maneira?

Rosália Milsztajn - De todas as maneiras possíveis. Pedindo indicação. Ouvindo uma segunda opinião e conversando muito com todos os profissionais competentes que poderiam me ajudar.

Instituto Oncoguia - Como você conheceu o Oncoguia?

Rosália Milsztajn - Como falei acima, pelo fato de ter escrito um livro, e ser psicanalista comecei a me interessar pelo tratamento de câncer sob outros ângulos, não mais como paciente só, mas como profissional e foi num desses simpósios de psiconcologia que conhecia a Luciana numa palestra e achei o trabalho do oncoguia digno de admiração. Parabéns para vocês!

Instituto Oncoguia - Você tem alguma sugestão a nos dar?

Rosália Milsztajn - Continuarem com o trabalho maravilhoso de vocês e que continuem lutando pelos direitos e melhorias de tratamento para os doentes de câncer.

Instituto Oncoguia - Você sabia que possuímos um trabalho focado na melhoria da situação do Câncer no Brasil? Estamos sempre em contato com políticos e gestores que podem ajudar a melhorar as políticas públicas brasileiras relacionadas ao câncer. Se você fosse mandar um recado para um político, o que você gostaria que mudasse ou melhorasse considerando tudo o que você passou?

Rosália Milsztajn - Campanhas de esclarecimento do tratamento e prevenção do câncer. Acesso a todos os pacientes aos hospitais públicos com tratamento adequado e de melhor qualidade. Obrigação dos planos de saúde arcarem com todos ou quaisquer tratamento do câncer sem ônus maior para segurado e sem demora. Necessidade de acompanhamento e tratamento psicológico.
Este conteúdo ajudou você?

Avaliação do Portal

1. O conteúdo que acaba de ler esclareceu suas dúvidas?
Péssimo O conteúdo ficou muito abaixo das minhas expectativas. Ruim Ainda fiquei com algumas dúvidas. Neutro Não fiquei satisfeito e nem insatisfeito. Bom O conteúdo esclareceu minhas dúvidas. Excelente O conteúdo superou todas as minhas expectativas.
2. De 1 a 5, qual a sua nota para o portal?
Péssimo O conteúdo ficou muito abaixo das minhas expectativas. Ruim Ainda fiquei com algumas dúvidas. Neutro Não fiquei satisfeito e nem insatisfeito. Bom O conteúdo esclareceu minhas dúvidas. Excelente O conteúdo superou todas as minhas expectativas.
3. Com a relação a nossa linguagem:
Péssimo O conteúdo ficou muito abaixo das minhas expectativas. Ruim Ainda fiquei com algumas dúvidas. Neutro Não fiquei satisfeito e nem insatisfeito. Bom O conteúdo esclareceu minhas dúvidas. Excelente O conteúdo superou todas as minhas expectativas.
4. Como você encontrou o nosso portal?
5. Ter o conteúdo da página com áudio ajudou você?
Esse site é protegido pelo reCAPTCHA e a política de privacidade e os termos de serviço do Google podem ser aplicados.
Multimídia

Acesse a galeria do TV Oncoguia e Biblioteca

Folhetos

Diferentes materiais educativos para download

Doações

Faça você também parte desta batalha

Cadastro

Mantenha-se conectado ao nosso trabalho