Tipos de Câncer

Câncer de Mama

Categorias


Cadastro rápido

Receba nosso conteúdo por
e-mail

Tudo sobre o câncer

 
Mais Tipos de câncer

Curta nossa página

Financiadores

Roche Novartis Varian Bristol MerckSerono Lilly Amgen Pfizer AstraZeneca Bayer Janssen MSD Mundipharma Takeda Astellas UICC GBT Abbvie Ipsen


  • tamanho da letra
  • A-
  • A+

Câncer de Mama: Ploidia e Proliferação Celular

  • Equipe Oncoguia
  • - Data de cadastro: 20/06/2017 - Data de atualização: 20/06/2017


Esses testes fornecem informações sobre o DNA das células do câncer de mama e podem ser usados para ajudar a prever a rapidez com que as células cancerosas se dividem e crescem.

Ploidia

A ploidia das células cancerosas se refere à quantidade de DNA presente nas mesmas.

  • Se existe uma quantidade normal de DNA nas células, são referidas como diploide. Esses cânceres tendem a crescer e se disseminar mais devagar.
  • Se a quantidade de DNA é anormal, as células são chamadas aneuploides. Estes tipos de câncer tendem a ser mais agressivos. Eles tendem a crescer e se disseminar mais rápido.

Este tipo de exames pode determinar o prognóstico, mas raramente altera o tratamento e são considerados como exames opcionais. Esses exames não são recomendados como rotineiros para investigação e diagnóstico do câncer de mama.

Proliferação Celular

A proliferação celular é a rapidez com que uma célula cancerosa copia seu DNA e se divide em duas células. Se as células cancerosas estão se dividindo mais rapidamente, significa que o câncer é mais agressivo.

A fração da fase S é a porcentagem de células numa amostra que replicam o DNA. Replicação do DNA significa que a célula se prepara para se dividir em duas novas células. A taxa de divisão das células cancerígenas também pode ser estimada pelo exame Ki-67. Se a fração da fase S ou o índice Ki-67 estão elevados, isso significa que as células cancerosas se dividem mais rapidamente, o que indica um câncer mais agressivo.

Em alguns casos, o exame Ki-67 pode ser usado para ajudar a planejar o tratamento ou estimar os resultados do tratamento.

Converse com seu Médico

Algumas questões importantes sobre os resultados dos testes para você conversar com seu médico:

  • Os testes de proliferação celular e/ou ploidia serão realizados para o meu caso?
  • Se sim, o que os resultados do meu teste significam?
  • Como eles afetarão o meu tratamento?

Fonte: American Cancer Society (18/08/2016)


Este conteúdo ajudou você?

Sim Não


A informação contida neste portal está disponível com objetivo estritamente educacional. Em hipótese alguma pretende substituir a consulta médica, a realização de exames e ou, o tratamento médico. Em caso de dúvidas fale com seu médico, ele poderá esclarecer todas as suas perguntas. O acesso a Informação é um direito seu: Fique informado.

O conteúdo editorial do Portal Oncoguia não apresenta nenhuma relação comercial com os patrocinadores do Portal, assim como com a publicidade veiculada no site.

© 2003 - 2020 Instituto Oncoguia . Todos direitos reservados
Desenvolvido por Lookmysite Interactive