[CÂNCER DE MAMA] Monique Vargas

Instituto Oncoguia - Você poderia se apresentar?

Monique Vargas - Meu nome é Monique Vargas, sou enfermeira, tenho 27 anos e sou noiva, me caso em abril/2013.

Instituto Oncoguia - Como você descobriu que estava com câncer de Mama?

Monique Vargas - Em setembro de 2011 fiz o autoexame e palpei um nódulo na minha mama esquerda. No outro dia fui ao ginecologista e ele solicitou exames, mesmo achando que eu era muito nova para ter câncer. Após a suspeita no exame ele me encaminhou para uma mastologista, onde fiz uma biópsia e foi confirmado o diagnóstico.

Instituto Oncoguia - Qual foi sua reação ao descobrir o diagnóstico? O que sentiu?

Monique Vargas - No momento do diagnóstico meu chão caiu, chorei e fiquei com muito medo. Mas esse temor durou alguns minutos. Naquele momento apareceu em mim uma força que até hoje não sei de onde veio. Estava pronta para lutar contra essa guerra.

Qual foi sua maior preocupação neste momento?

Só pensava nos meus pais. Não queria em nenhum momento que eles sofressem e fiz de tudo para que eles ficassem tranquilos.

Instituto Oncoguia - Quais foram os passos tomados após o recebimento do diagnóstico?

Monique Vargas - Descobri a doença dia 21/09/2011. No outro dia fiz todos os exames de estadiamento e dia 03/10/2011 iniciei as quimioterapias. A minha médica optou pela químio neoadjuvante, que tem o objetivo de diminuir o tumor e assim ter melhores resultados na cirurgia.

Instituto Oncoguia - Em que momento do tratamento você se encontra agora?

Monique Vargas - No momento tomo o Tamoxifeno (por 5 anos) e o Herceptin será até março de 2013.

Instituto Oncoguia - Quais tratamentos você já realizou?

Monique Vargas - Fiz 8 sessões de quimioterapia, que iniciaram em outubro/2011 e encerraram em fevereiro/2012. Em março fiz a cirurgia (quadrantectomia sem esvaziamento axilar). Em abril iniciei o Herceptin e em junho as radioterapias (28 sessões).

Instituto Oncoguia - Em sua opinião, qual foi o tratamento mais difícil? Por quê?

Monique Vargas - Sem dúvida o mais difícil do tratamento foram as quimioterapias. Passei muito mal em todas as sessões, chegava a vomitar 30 vezes num dia só. Nas últimas químios tive muita diarreia e também queimadura nas palmas das mãos e plantas dos pés.

Instituto Oncoguia - Você realizou seu tratamento pelo SUS ou plano de saúde?

Monique Vargas - Realizei todo o meu tratamento pelo plano de saúde.

Instituto Oncoguia - Você teve efeitos colaterais?

Monique Vargas - Como disse na pergunta acima, tive muitos efeitos colaterais. Queda dos cabelos, cílios, sobrancelhas, vômitos, diarreia, queimaduras, constipação, labirintite, câimbras e edema.

Instituto Oncoguia - Como foi a relação com o seu médico?

Monique Vargas - A minha relação com a minha médica foi ótima. Além de me orientar nas consultas, ela estava sempre pronta pra me ajudar a qualquer dia e hora.

Instituto Oncoguia - Com que outro profissional você se relacionou?

Monique Vargas - Enfermeiros e psicóloga.

Instituto Oncoguia - Você fez acompanhamento com equipe multiprofissional?

Monique Vargas - Só durante as sessões de quimioterapia. Mas hoje me arrependo, porque acompanhamento com esses profissionais é muito importante na cura.

Instituto Oncoguia - Durante o tratamento do câncer, o que foi mais difícil de enfrentar e por quê?

Monique Vargas - O mais difícil foram as reações das quimioterapias e o sofrimento dos meus pais. Sou filha única e já perdi dois irmãos (recém-nascidos). Então imaginem a preocupação deles em relação a minha cura? Sempre fiz tudo pra que eles não sofressem.

Instituto Oncoguia - O que foi fundamental e lhe ajudou a enfrentar o câncer?

Monique Vargas - O amor da minha família, meu noivo e amigos foram essenciais para minha cura. Acho que sem eles não teria conseguido enfrentar a doença com tanta força e confiança.

Instituto Oncoguia - Como está a sua vida hoje? Conte-nos sobre seu trabalho e planos para o futuro.

Monique Vargas - Hoje tenho uma vida normal. Voltei a trabalhar, faço academia e todas as outras coisas que era restrito durante o tratamento. Procuro viver a vida intensamente. Em abril me caso e vou morar na minha casa própria. Pretendo voltar a estudar, me especializar e daqui 5 anos ter um filho.

Instituto Oncoguia - Que orientações você daria para alguém que está recebendo o diagnóstico de câncer hoje?

Monique Vargas - Posso dizer que o diagnóstico de um câncer é bem difícil, mas tem cura!!! A palavra câncer assusta muita gente, mas é uma doença como tantas outras. Se descoberto no início e realizado todo o tratamento direitinho, alcançamos a cura. Temos sempre que ter muita força, fé e confiança. Tudo isso passa e após, nos tornamos uma pessoa bem melhor.

Instituto Oncoguia - Qual a importância da informação durante o tratamento de um câncer?

Monique Vargas - É sempre importante buscar informação, pois assim sabemos se o que estamos passando é normal.

Instituto Oncoguia - Você buscou se informar? De que maneira?

Monique Vargas - Nunca gostei de procurar informações na internet, pois na rede existem coisas indevidas. Sempre procurei me informar com a minha médica. Ela tem embasamento científico para me orientar.

Instituto Oncoguia - Como você conheceu o Oncoguia?

Monique Vargas - Através de uma amiga que concedeu entrevista para vocês.

Instituto Oncoguia - Você tem alguma sugestão para nos dar?

Monique Vargas - Que continuem incentivando e apoiando os pacientes com câncer. Isso é essencial para quem passa por esse momento tão difícil.

Instituto Oncoguia - Mais alguma coisa que você gostaria de contar?

Monique Vargas - Gostaria de deixar um alerta para todas as mulheres... Façam o autoexame. Um toque pode salvar vidas e salvou a minha!
Este conteúdo ajudou você?

Avaliação do Portal

1. O conteúdo que acaba de ler esclareceu suas dúvidas?
Péssimo O conteúdo ficou muito abaixo das minhas expectativas. Ruim Ainda fiquei com algumas dúvidas. Neutro Não fiquei satisfeito e nem insatisfeito. Bom O conteúdo esclareceu minhas dúvidas. Excelente O conteúdo superou todas as minhas expectativas.
2. De 1 a 5, qual a sua nota para o portal?
Péssimo O conteúdo ficou muito abaixo das minhas expectativas. Ruim Ainda fiquei com algumas dúvidas. Neutro Não fiquei satisfeito e nem insatisfeito. Bom O conteúdo esclareceu minhas dúvidas. Excelente O conteúdo superou todas as minhas expectativas.
3. Com a relação a nossa linguagem:
Péssimo O conteúdo ficou muito abaixo das minhas expectativas. Ruim Ainda fiquei com algumas dúvidas. Neutro Não fiquei satisfeito e nem insatisfeito. Bom O conteúdo esclareceu minhas dúvidas. Excelente O conteúdo superou todas as minhas expectativas.
4. Como você encontrou o nosso portal?
5. Ter o conteúdo da página com áudio ajudou você?
Esse site é protegido pelo reCAPTCHA e a política de privacidade e os termos de serviço do Google podem ser aplicados.
Multimídia

Acesse a galeria do TV Oncoguia e Biblioteca

Folhetos

Diferentes materiais educativos para download

Doações

Faça você também parte desta batalha

Cadastro

Mantenha-se conectado ao nosso trabalho