[CÂNCER DE MAMA] Maria Yvone

Instituto Oncoguia - Você poderia se apresentar?
 
 Maria Yvone - Tenho 54 anos. Sou uma pessoa muito agitada, prestativa, alegre e gosto muito de viver a vida positivamente. Todas as vezes que me sinto pra baixo, tenho algo que me diz: Vamos, levanta! Você pode e vai conseguir sair dessa situação... Sempre, desde que me conheço por gente, sou uma pessoa muito positiva e procuro sempre resolver as coisas logo, não gosto de deixar nada pra depois... Graças a essa forma de pensar, venci o meu câncer de Mama. Queria muito viver pois tinha os meus dois filhos pequenos e queria participar do crescimento deles, então agarrei na mão de Deus e falei: Eu vou sair dessa e vou me curar!

Trabalhei até setembro/2011 como Secretária da Faculdade Metodista em SBC - Hoje estou aposentada por tempo de trabalho, não aguentei ficar no meu setor até completar os 30 anos. Mas pretendo voltar a trabalhar em breve, pois sinto muita falta de estar entre as pessoas e ser útil... Nada melhor do que ter algo todos os dias para fazer, mesmo que seja por um pequeno período. Só o fato de sair, de se arrumar, de se pintar, você já se transforma e a sua autoestima melhora muito e a alegria chega mais fácil até você.

Fiquei viúva há 7 anos. Perdi meu marido com câncer de pulmão com metástase cervical e cabeça... Foi um período muito difícil em nossas vidas... Mas eu era o exemplo de cura... Então vamos confiar e acreditar porque pra Deus nada é impossível... Lidar com a perda de um ente tão querido e Pai, referencia dos filhos, só Deus para medir o quanto sofremos.

Instituto Oncoguia - Como você descobriu que estava com câncer?

Maria Yvone - Tive um acidente de carro e bati todo o meu lado esquerdo, principalmente a mama esquerda... Depois de um tempo, apareceu um cisto no ovário esquerdo (teratoma) – Nessa ocasião, descobri que estava grávida. A cirurgia do cisto foi adiada até completar 4 meses de gestação... Até uma semana da cirurgia, eu corria o risco de perder o bebe, mas graças a Deus o meu filho nasceu depois de 2 meses e meio em (03/12/1990) - Ele nasceu de 06 meses e meio. Uma benção da minha vida... Hoje está com 21 anos.

Foi uma época que se falava muito do câncer de mama e do auto-exame, mas nunca passou pela minha cabeça que pudesse ter câncer de mama... Um dia tomando banho e fazendo o auto-exame notei um caroço próximo da axila; fiquei apavorada. Contei para o meu marido e marquei uma consulta de urgência... Vinha (sentindo a alguma tempo Coceira na mana e alergia na axila, cheguei a pensar que fosse provocado pelo desodorante)... Passei em consulta e a médica adiantou que pelo tamanho e a região onde estava localizado, não era muito bom, mas faremos uma biopsia aberta e dependendo do resultado tiramos um quadrante ou mastectomia total... Infelizmente perdi a mama esquerda e esvaziamento axilar com comprometimento de um gânglio linfático no ano de 1996 /novembro. Diagnóstico: Maligno – Carcinoma Invasivo com 4 cm.

Instituto Oncoguia - Como você ficou quando recebeu o diagnóstico? O que sentiu?

Maria Yvone - Tranqüila, acho que já esperava por esse diagnóstico, mas depois chorei muito e entrei em desespero. Tinha que ser forte e canalizar toda a energia para me curar se queria estar lá na frente com os meus filhos.

Instituto Oncoguia - Qual era a sua maior preocupação no momento em que te deram a notícia?

Maria Yvone - A minha maior preocupação naquele momento era os meus filhos, eles eram pequenos e precisavam muito, mas muito mesmo da mãe ao lado deles.

Instituto Oncoguia - Em que momento do tratamento você se encontra agora? Quais tratamentos você já realizou?

Maria Yvone - No momento só faço controle porque já se passaram 15 anos. Realizei somente quimioterapia.

Instituto Oncoguia - Em sua opinião, qual foi o tratamento mais difícil? Por quê?

Maria Yvone - Todo o tratamento é difícil e tem os seus efeitos colaterais, como só fiz quimioterapia, não tenho como opinar sobre os outros.

Instituto Oncoguia - Você teve efeitos colaterais?

Maria Yvone - Tive sim. Passava mal em todas as sessões, principalmente nos primeiros dias os efeitos colaterais eram bem acentuados, mas depois eles iam melhorando. Tinha enjôos, cansaço, falta de apetite, sentia calor e frio ao mesmo tempo e vômitos.

Instituto Oncoguia - Como é a sua relação com o seu médico?

Maria Yvone - Tive uma excelente relação com a minha médica. Ela foi o meu ponto de equilíbrio e me mostrou que valia a pena lutar pela vida... Sempre que precisei dela em momentos difíceis, lá estava ela pronta a me ajudar.

Instituto Oncoguia - Você fez acompanhamento com equipe multiprofissional?

Maria Yvone - Não tive nenhum acompanhamento... Por minha conta, fiz uma dieta balanceada e saudável com muito cereais, verduras, legumes, frutas, sucos, etc... A minha Psicóloga foi a família, principalmente meu marido e meus filhos

Instituto Oncoguia - Na sua opinião, o que é mais difícil de enfrentar durante o tratamento e por quê?

Maria Yvone - Várias coisas: os efeitos colaterais da quimioterapia, dificuldade de pegar a veia, já que eu só podia fazer quimio em um só braço, queda dos cabelos, imunidade baixa e preconceito.

Instituto Oncoguia - O que foi fundamental e lhe ajudou a enfrentar o câncer?

Maria Yvone - A família, principalmente os meus filhos... Eles representaram a estrutura, o equilíbrio e acima de tudo o amor que eu precisava para vencer a doença.

Instituto Oncoguia - Como está a sua vida hoje? Nos conte sobre seu trabalho e planos para o futuro.

Maria Yvone - Feliz... Feliz por estar aqui contando a minha história (rs) Como mencionei acima, estou aposentada, mas pretendo voltar a trabalhar logo pois o trabalho regenera o nosso cérebro e nos faz sentir útil e feliz... Futuro? Viver intensamente, porque um dia, por pouco, ele não existia.

Instituto Oncoguia - Que orientações você daria para alguém que está recebendo o diagnóstico de câncer hoje?

Maria Yvone - Tenha muita fé e acredite que a cura esta dentro de você... O seu querer é maior do que qualquer doença. Câncer tem cura é só você não se deixar levar pelas influências negativas. Seja positiva!

Instituto Oncoguia - Qual a importância da informação durante o tratamento de um câncer?

Maria Yvone - A informação é muito importante para tranqüilizar o paciente e fazer com que ele tenha um tratamento mais confortável e confiante.

Instituto Oncoguia - Você buscou se informar? De que maneira?

Maria Yvone - Sim. Consultando vários sites, lendo os depoimentos sobre tratamentos e curas.

Instituto Oncoguia - Como você acredita que o trabalho do Oncoguia ajuda os pacientes? Te ajudou/ajuda de alguma forma?

Maria Yvone - Pela conscientização e clareza nas informações – Qualquer dúvida, você encontra no Oncoguia. Com isso, você passa a entender um pouco mais sobre a sua doença e assim você fica mais confiante e o seu tratamento se torna mais eficaz.

Instituto Oncoguia - Mais alguma coisa que você gostaria de nos contar?

Maria Yvone - Com o esvaziamento axilar, estou com o braço esquerdo com um linfedema acentuado e gostaria de uma indicação onde eu possa fazer fisioterapia ou drenagem linfática na minha cidade de São Bernardo do Campo.

Este conteúdo ajudou você?

Avaliação do Portal

1. O conteúdo que acaba de ler esclareceu suas dúvidas?
Péssimo O conteúdo ficou muito abaixo das minhas expectativas. Ruim Ainda fiquei com algumas dúvidas. Neutro Não fiquei satisfeito e nem insatisfeito. Bom O conteúdo esclareceu minhas dúvidas. Excelente O conteúdo superou todas as minhas expectativas.
2. De 1 a 5, qual a sua nota para o portal?
Péssimo O conteúdo ficou muito abaixo das minhas expectativas. Ruim Ainda fiquei com algumas dúvidas. Neutro Não fiquei satisfeito e nem insatisfeito. Bom O conteúdo esclareceu minhas dúvidas. Excelente O conteúdo superou todas as minhas expectativas.
3. Com a relação a nossa linguagem:
Péssimo O conteúdo ficou muito abaixo das minhas expectativas. Ruim Ainda fiquei com algumas dúvidas. Neutro Não fiquei satisfeito e nem insatisfeito. Bom O conteúdo esclareceu minhas dúvidas. Excelente O conteúdo superou todas as minhas expectativas.
4. Como você encontrou o nosso portal?
5. Ter o conteúdo da página com áudio ajudou você?
Esse site é protegido pelo reCAPTCHA e a política de privacidade e os termos de serviço do Google podem ser aplicados.
Multimídia

Acesse a galeria do TV Oncoguia e Biblioteca

Folhetos

Diferentes materiais educativos para download

Doações

Faça você também parte desta batalha

Cadastro

Mantenha-se conectado ao nosso trabalho